quinta-feira, 9 de abril de 2015

"Há vida para além da massa de atum #48" - Assado de feijões e ovos // Baked beans and eggs


Aqui está uma refeição super simples, fácil, prática e rápida! E melhor que tudo, super saborosa!! E imaginem só!! ... sem carne nem peixe :P  (váaa, eu pus duas fatiazinhas de bacon para dar um sabor mais intenso, mas é completamente opcional :P ) 
Portanto, nada melhor para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum"! Comida saudável que conforta o estômago e a alma, sem dúvida alguma, e que vos vai deixar totalmente satisfeitos, confiem em mim :)
Não se esqueçam que as quintas-feiras aqui pelo blog não teriam o mesmo encanto se não fossem partilhadas com a minha querida Tekas...por isso não se esqueçam de passar lá pela Cozinha da Ovelha Negra, que ela deixa-nos sempre de água na boca :)





Ingredientes para 4 pessoas: 
2 canecas de uma mistura de feijões a gosto, cozidos
150 ml de polpa de tomate
1 pimento picado finamente
1 cebola roxa picada
1 dente de alho muito bem picado
2 fatias de bacon, cortadas em pequenos pedaços (opcional)
2 cenouras médias, cortadas em pequenos cubinhos
1 pedaço generoso de queijo azul, grosseiramente desfeito
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá rasa de cominhos moídos
1 pitada de piri-piri ou chilli flakes a gosto
1 colher de sopa de paprika
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de sopa de cebolinho picado
4 ovos
Queijo grego ou feta para polvilhar


- Colocar a mistura de feijões numa taça grande. Adicionar a polpa de tomate, o pimento, a cebola, o alho, o bacon, as cenouras e o queijo azul. Temperar com uma pitada de sal e pimenta, o colorau, o piri-piri, os cominhos, os orégãos e o cebolinho, envolvendo tudo bem.

- Distribuir este preparado por ramequins individuais ou vertê-lo num tabuleiro grande. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Ao final desse tempo, retirar do forno e abrir um ovo em cada um os ramequins ou os quatro ovos no tabuleiro, espaçadamente.

- Voltar a levar ao forno por mais 4 minutos até que os ovos estejam cozinhados. Retirar e servir de imediato, polvilhando com o queijo grego grosseiramente esfarelado. Servir com umas fatias de pão ligeiramente tostado.


10 comentários:

  1. Uma refeição simples e cheia de sabor, gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto, gosto, gosto e simplesmente com um pão estaladiço deve ficar demais.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fica com muito bom aspeto! É uma daquelas comidas mesmo práticas :) Eu acho que os ovos que vão ao forno ficam mesmo engraçados... hahaha :)

    ResponderEliminar