sábado, 4 de abril de 2015

Mexican Dip


Imagino que devem andar por aí atarefados, entre reuniões, encontros e convívios com família, amigos, padrinhos e enteados! A minha família nunca teve grande tradição pascal e portanto, confesso, esta época não me diz grande coisa! Sinto falta da família tal e qual como sinto em todos os outros dias e não vou fazer nada de especial para celebrar esta data. Contudo, se estivesse em Portugal, não iria perder a oportunidade para reunir a família e amigos à mesa ;)  
E é neste espírito de convívio que vos deixo a sugestão para este fim de semana de Páscoa: um Dip Mexicano, ideal para qualquer mesa de festa e de puro convívio! E como é super simples e fácil de preparar, é também uma sugestão ótima para uma entradinha daquelas mais de última hora! Aposto que já têm as vossas mesas a abarrotar de fantásticas iguarias...mas, digam lá...para uma tacinha destas há sempre um espacinho não?! :D ;)



Ingredientes: 
1 lata de tomate pelado em pedaços
½ pimento vermelho (eu usei um pedaço generoso de pimento previamente assado mas podem usar pimento fresco)
1 cebola roxa
1 dente de alho pequeno, bem picado
Azeite q.b.
Sal, pimenta e orégãos secos
Vinho branco q.b.
Queijo-creme (tipo philadelphia)
1 abacate maduro e bem fresco
1 colher de sopa de iogurte grego natural
Sumo de lima ou limão q.b.
Queijo ralado a gosto para polvilhar
Coentros frescos ou cebolinho fresco para decorar


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e adicionar-lhe a cebola e o alho, refogando ligeiramente. Acrescentar depois o tomate pelado e o pimento, temperando tudo com uma pitada de sal, pimenta e orégãos e regando com uma ou duas colheres de sopa de vinho branco. Deixar cozinhar, em lume médio, até que todos os legumes tenham amolecido quase completamente e o molho tenha espessado bem. 

- Nessa altura, retirar um pouco o tacho do lume, triturar com a ajuda de uma varinha mágica, e levar novamente ao lume por mais 2 a 3 minutos, mexendo frequentemente. Desligar e reservar, deixando arrefecer totalmente.

- Quando o molho de tomate estiver frio, dividi-lo por copos ou tacinhas. Por cima da camada de molho, dispor, em cada um dos copos, uma camada de queijo-creme. 

- Por fim, colocar a polpa de abacate numa taça e juntar-lhe o iogurte grego, triturando tudo muito bem com um garfo até que forme uma pasta cremosa e homógenea. Regar com um pouco de sumo de lima (ou de limão) e envolver bem. Preencher a última camada dos copos com este creme de abacate. 

- Polvilhar cada um dos copos com um pouco de queijo ralado e decorar cada uma das tacinhas com coentros frescos ou cebolinho picado. Servir de imediato com nachos ou guardar no frigorífico até à altura de servir.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário