quarta-feira, 15 de abril de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta #2"...Limão e uma receita de Lemon & Almond Cake with Mascarpone and Lemon Curd filling


E cá estamos nós em mais um dia 15 que, a partir do mês passado, começou a ter um significado especial aqui pelo blog! Tudo porque eu e a Ana do blog Recanto com Tempero decidimos arrancar com este projeto comum a que demos o nome de "Na Minha Cozinha Nunca Falta". Para quem perdeu o arranque deste projeto, pode sempre aceder à minha sugestão aqui e à da Ana aqui...vale a pena :D hehe
Este projeto arrancou com o objetivo de, todos os meses, eu e a Ana vos darmos a conhecer algo que nunca falta pelas nossas cozinhas: um "must-have", como gostamos de lhe chamar! :)  E claro, a ele, associar sempre uma deliciosa receita para vos dar inspiração para experimentarem alguns destes produtos e/ou utensílios que vamos abordando e nunca vos faltarem ideias para os utilizarem de forma diferente!



Na primeira edição, eu fiquei responsável por preparar um prato principal e a Ana uma sobremesa! Eu escolhi Peixe e Marisco congelados como o meu "must-have" e a Ana escolheu uns maravilhosos e super práticos Frasquinhos de Vidro. Mas, tal como vos dissemos, queríamos (e continuamos sempre a querer!!) ouvir todas as vossas ideias e sugestões e todo o vosso feedback! E foi precisamente nesse espírito que decidimos aceitar o "desafio" que nos foi lançado por uma seguidora: o de utilizarmos ambas o mesmo "must-have", mas cada uma à sua maneira. No caso deste mês, eu utilizo este ingrediente para uma sobremesa e a Ana para um prato principal. 
Pois bem, como adoramos as vossas sugestões e, acima de tudo, adoramos desafios, cá estamos nós para fazer isso de hoje em diante :)
Como tal, o "must-have" deste mês é...o LIMÃO! :D  Na minha cozinha e da Ana nunca faltam limões...e na vossa?! :)



Eu trago uma sobremesa cheia deste sabor cítrico e a Ana traz um magnífico prato principal, por isso não se esqueçam de passar lá pelo seu Recanto com Tempero :)



Ingredientes para o bolo: 
225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
225 gramas de açúcar
4 ovos batidos
½ colher de chá de extrato de amêndoa
Raspa de 1 limão e ½
75 gramas de farinha
150 gramas de amêndoas picadas
1 colher e ½ de chá de fermento em pó 
Ingredientes para o recheio, cobertura e decoração: 
200 gramas de Mascarpone light
100 ml de natas para bater
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar em pó
Lemon curd q.b. 
Amêndoas para decorar (cerca de uma mão cheia)  
1 colher de sopa de mel

 
- Numa taça, bater bem a manteiga com o açúcar até que esteja último esteja muito bem incorporado. Adicionar gradualmente os ovos batidos, nunca parando de bater. Se, por acaso, a mistura começar a quebrar um pouco, basta que lhe juntem cerca de uma colher de chá de farinha.

- Envolver nesta mistura o extrato de amêndoa e a raspa de limão.

- À parte, misturar e peneirar os ingredientes secos e juntá-los depois ao preparado anterior, utilizando uma colher metálica para envolver tudo, formando um preparado sem grumos, bem liso e uniforme.

- Verter esta mistura em duas formas redondas de idêntico tamanho, untadas, e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 35 a 45 minutos, ou até os bolos estarem bem cozinhados (o palito, quando inserido no centro do bolo, deve sair limpo mas não deixem que coza em demasia para que o bolo fique fofinho e ainda com uma certa humidade no interior).

- Retirar os bolos do forno (mas não o desligar!!), deixar arrefecer um pouco, desenformar e deixar depois arrefecer totalmente.


- Entretanto dispor as restantes amêndoas (para decorar) num tabuleiro forrado com papel vegetal e levá-las ao forno durante cerca de 8 minutos, até que comecem a tostar ligeiramente. Ao final desse tempo, regá-las generosamente com a colher de sopa de mel e voltar a colocá-las no forno por mais 5 a 10 minutos, até que estejam ligeiramente caramelizadas. Retirar, deixar arrefecer e picá-las grosseiramente.

- Para o recheio e cobertura, basta juntar numa taça o mascarpone com as natas e o açúcar em pó e bater bem. Levar ao frigorífico durante pelo menos 20 minutos antes de decorar o bolo ou reservar no frigorífico até à altura de o fazer.
 

- Colocar o primeiro bolo numa base ou prato e barrá-lo generosamente com o lemon curd da vossa preferência. Cobrir com metade do creme de mascarpone e dispor por cima o segundo bolo. Barrar o topo com o restante mascarpone.

- Numa tacinha, misturar mais um pouco de lemon curd com algumas gotas de água bem quente, até que este adquira uma consistência mais líquida. Com a ajuda de uma colher, salpicar todo o bolo com este lemon curd. Terminar decorando com as amêndoas caramelizadas.


11 comentários:

  1. tambem é uma coisa que tenho sempre e claro que adoro o limão, esse bolinho está magnifico mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Vânia, que bolo magnífico, cheio de sabor, quase que consigo saborear :D Adorei!
    E claro, na minha cozinha também nunca faltam (muitos) limões ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana! :)
      Depois do teu magnífico risotto de limão, este bolinho "cai" na perfeição parece-me ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Esse bolo ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crepes-gratinados-recheados-com-pasta.html

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de sabor a limão e este bolo deixou-me com água na boca...adorei
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! :) Este bolinho é mesmo uma explosão de limão :P hehe Ideal para os verdadeiros amantes de sabores bem cítricos!
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Limão é essencial numa cozinha, para salgados, doces, bebidas e até para as limpezas. O bolo tem bom aspeto, como sempre. Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo para tudo Susana, concordo plenamente! Aqui pela minha cozinha nunca podem mesmo faltar :)
      Obrigada :D

      Eliminar
  6. Como já comentei no outro blog tenho sempre limão... nunca se sabe quando há de ser preciso, mas é-o com grande frequência :)
    É uma ideia gira, pôr a ideia de cada uma. Especialmente sendo as ideias tão bem-parecidas ;) Esse bolo está maravilhoso, já comia uma fatia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Avelã :)
      Nós também gostámos da ideia, ficamos felizes que vocês desse lado também gostem ;)
      E podes servir-te à vontade, não te faças de rogada :D hehe

      Eliminar