sábado, 25 de abril de 2015

Paella de Frango e Marisco // Chicken and Seafood Paella


Lembro-me perfeitamente da primeira vez que comi Paella. Tinha uns 12 anos e estava em Espanha a passar férias em casa do meu tio. Fomos a um restaurante super pitoresco, perdido no meio de um qualquer campo, num dia de calor completamente irrespirável, para nos juntarmos a uns amigos dele num almoço. E, claro, surgiram as típicas e gigantes paellas de tudo e mais alguma coisa. Provei e odiei! Depois disso, estive vários anos sem sequer poder ouvir o nome "paella". Hoje em dia adoro! Mas confesso que, talvez devido a essa experiência, ainda não me aventuro a comer este prato em qualquer lugar. Prefiro fazer a minha própria paella, em casa, à minha maneira, e ter a certeza de que me vou deliciar com ela! :)



Ingredientes para 3-4 pessoas: 
1 chávena e meia de arroz (usei basmati)
3 chávenas (a mesma que usaram para medir o arroz) de caldo de galinha ou de legumes, quente
2 pernas de frango, cortadas ao meio (com a coxa separada da coxinha)
1 pedaço generoso de pimento, cortado em tiras finas
1 dente de alho bem picado
1 pedaço generoso de chouriço corrente, cortado às rodelas
8 espargos, cortados em pedaços
1 chávena de miolo de mexilhão
1 chávena de miolo de camarão (podem substituir por camarões inteiros)
4 lulas, limpas, cortadas às rodelas
½ copo de vinho branco
1 tomate grande, cortado grosseiramente em pedaços
2 colheres de sopa de milho cozido
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de açafrão das índias (indian safron)
1 colher de chá rasa de paprika
1 colher de chá de ground turmeric ou curcuma (opcional – aqui existe mais do que uma variedade da especiaria que normalmente conhecemos como açafrão das índias – nesta receita usei o açafrão das índias tradicional, aquele que é corriqueiramente comercializado em Portugal e que pode ser encontrado em qualquer supermercado, e também uma pitada desta variedade, o ground turmeric, que tem uma cor ligeiramente mais alanrajada e um sabor e aroma mais intenso. Se não encontrarem ou não tiverem duas variedades de açafrão para misturar, façam a receita com o normal açafrão das índias, sem incluir este)
Azeite q.b.


- Temperar o frango com uma pitada de sal e pimenta, a paprika, uma das colheres de sopa de açafrão das índias e, caso tenham, com o ground turmeric. Envolver bem a carne nesta mistura de especiarias.

- Levar ao lume alto uma frigideira bem ampla e alta, regada generosamente com cerca de 3 ou 4 colheres de sopa de azeite. Quando este estiver bem quente, colocar os pedaços de frango na frigideira e deixar que alourem bem, cerca de 4 minutos de cada lado, para que fiquem com uma camada exterior bem douradinha. Nessa altura, regar a carne com o vinho branco, deixando ferver durante dois minutos. Baixar o lume e deixar o frango cozinhar bem e lentamente, tendo o cuidado de o ir virando algumas vezes durante este tempo (se o vinho começar a evaporar demasiado rápido, vão salpicando o frango com um pouco de água quente, para que cozinhe e mantenha a sua suculência). O frango deverá ficar completamente cozinhado em cerca de 20 minutos.

- Quando a carne estiver pronta, retirar para um prato e reservar. Levar novamente a frigideira ao lume, deixando nela todo o líquido que se formou durante a cozedura do frango. Quando estiver novamente quente, adicionar o alho, o pimento e o chouriço, salteando por 3 a 4 minutos. Acrescentar depois os espargos, deixando saltear por outros dois minutos, e temperando todos os vegetais com uma pequena pitada de pimenta. 

- Ao final desse tempo, juntar o arroz e o restante açafrão, envolvendo bem com os restantes ingredientes na frigideira, e fritando-o, mexendo delicada e frequentemente, durante 3 a 4 minutos. Regá-lo depois com o caldo de galinha ou de legumes e deixar cozinhar, em lume médio. (se quiserem podem, nesta altura, temperar tudo com mais uma pitada de sal mas, como o caldo já o tem, eu normalmente não o faço).

- A meio da cozedura do arroz, adicionar os mexilhões e lulas à frigideira, misturando delicadamente. Quando o arroz já estiver praticamente cozido, mas ainda não totalmente, e ainda existir algum líquido do caldo na frigideira, juntar o miolo de camarão, o tomate e o milho, bem como o frango previamente cozinhado. 

- Quando o arroz estiver cozinhado, retirar a frigideira do lume e deixar repousar cerca de 3 a 4 minutos, para que o restante líquido ainda existente seque por completo e o arroz esteja bem leve e soltinho. 

- Servir a paella de imediato, polvilhada com salsa fresca picada.
 



6 comentários:

  1. Este arroz de frango com marisco esta com um belíssimo aspecto, parabéns. Sem querer ser muito malzinho errou no tipo de arroz e no utensilio. Acredito que esteja rico, pelo menos pela aparência das fotos, só que as paellas chamam-se paellas devido de serem feitas num utensilio próprio (paelleiras) que devido ao seu formato favorece o cozimento dos ingredientes, uma frigideira grande e rasa seria mais acertado. Quanto ao arroz a que ter em conta que o basmati e um arroz perfumado e requintado não abesorve sabores e deve ser servido simples para acompanhar, o arroz acertado seria um arroz bomba (redondo) ou calasparra por serem tipos de arrozes que tem um grande poder de absorver os sabores de todos os ingredientes da paella para que se torne rica e saborosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada José! :) E sei bem que errei. Chamei-lhe paella porque me pareceu o mais adequada, tendo em conta as semelhanças de sabor! Mas esta é definitivamente uma paella "com o que se tem à mão" hehe! Escolhi o arroz basmati propositadamente porque queria experimentar algo diferente, mais soltinho...e não usei a paelleira porque não tinha nenhuma. Mas acredite que o resultado final ficou uma delícia na mesma! :)

      Eliminar
  2. Experimentei uma vez e não me lembro bem... Essa parece muito boa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde que comecei a fazer "à minha maneira", passei a adorar paella! :D tens de experimentar Avelã! :)

      Eliminar