quinta-feira, 17 de julho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #15" - Bolonhesa de peixe com topping crocante


Se a vossa casa for como a minha, volta e meia lá sai uma Bolonhesa para a mesa! E porquê?! Bem, é fácil de perceber. É um prato simples, rápido e prático de preparar, que agrada à maior parte das bocas e que se torna bem económico porque, com uma pequena porção de carne picada e um bom molho de tomate, alimentam-se facilmente várias pessoas! E ora aqui está: acabei de enumerar os pressuspostos básicos do projeto "Há vida para além da massa de atum" e, como tal, é isso mesmo que vos trago hoje, em mais uma quinta-feira desta aventura. Uma bolonhesa, não de carne, mas sim de peixe! Uma variante super saborosa na mesma, aromatizada com um toque de açafrão. E não se enganem a pensar que é muito mais cara, porque não é verdade! Usem filetes de peixe congelados, que têm um preço bastante acessível, especialmente quando se aproveitam aquelas boas e constantes promoções pelos supermercados e juntem-lhe ainda um toque diferente e crocante, aproveitando restos de pão duro que tenham aí por casa :)
E não é que existe mesmo vida para além da massa de atum?! :D hehe  E a Ovelha Negra que o diga também! Por isso não se esqueçam de passar lá pelo blog dela para conhecerem a sugestão que ela vos deixa hoje :)





Ingredientes para 4 pessoas: 
4 filetes de peixe branco congelado, de tamanho médio (sem pele nem espinhas)
10 delícias do mar
Sal e pimenta q.b.
2 filetes de anchovas conservadas em óleo ou azeite
1 colher de sopa rasa de açafrão das índias
1 pitada de chilli flakes a gosto
1 dente de alho bem picado
500 ml de polpa de tomate
Sumo de ½ limão
1 pedaço de pão (o ideal é utilizar sobras de pão ou algum pedaço de pão duro)
1 mão cheia de ervas aromáticas a gosto, de preferência frescas
Azeite q.b.
Esparguete 
 
- Cortar o peixe e as delícias aos cubos, colocar numa taça e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta. Reservar.

- Levar ao lume uma panela e regá-la com cerca de uma colher de sopa do óleo da lata das anchovas. Adicionar 2 filetes de anchovas e o alho picado e saltear tudo durante um minuto, mexendo frequentemente para que não queime.

- Acrescentar o açafrão e os chilli flakes, envolver bem e juntar então a polpa de tomate, deixando cozinhar, em lume médio, até levantar fervura. Nessa altura, baixar um pouco o lume, tapar a panela e cozinhar por mais 10 a 15 minutos. 

- Adicionar o peixe e as delícias ao tacho, regar com o sumo de limão, envolver bem e delicadamente e deixar cozinhar por mais 7 a 8 minutos. Desligar e, se possível, deixar repousar cerca de 10 a 15 minutos, com a panela tapada, antes de servir.

- Entretanto, colocar o pão e as ervas aromáticas na picadora, regados com um fio de azeite e triturar bem até que tenham a consistência de pão ralado. Levar ao lume uma frigideira antiaderente, distribuir nela o pão ralado de forma a que esteja disposto numa só camada e deixar alourar durante alguns minutos, até que fique bem dourado e crocante. Cozer também o esparguete em água abundante temperada com sal e, quando estiver al dente, escorrer e reservar.

- Servir o esparguete “regado” com a bolonhesa de peixe e com mais umas gotas de sumo de limão a gosto. Polvilhar tudo com o crocante de pão ralado e ervas e acompanhar com uma salada bem fresca e crocante (eu acompanhei com uma simples salada de funcho, cortado finamente, apenas temperado com sal, azeite e sumo de limão).


E por favor não se esqueçam que já temos a decorrer o 4º DESAFIO deste projeto!! Bem sei que muitos de vocês estão de férias ou irão muito provavelmente estar e querem é descanso, praia, sol, calor e coisinhas dessas afins e bem boas! Mas o tema deste mês são GELADOS, por isso não há mesmo desculpa para, mesmo de férias, não arranjarem um tempinho para preparem uma delícia destas bem caseira e económica e participarem neste nosso desafio mensal! Como sempre contamos com as vossas deliciosas sugestões e podem conhecer ao pormenor tudo sobre o tema deste mês aqui

7 comentários:

  1. Mas que bom que deve ser, adorei, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com esta bolonhesa! Confesso que se há coisa que não misturo é peixe e massa - não me perguntes porquê, apenas sei que nunca o faço (e sim, existe o atum, mas eu como massa de atum 1x ao ano, se tanto). Mas acho que me rendia a este preparado com o meu esparguete de courgette :p e muitos outros vegetais para se juntarem à festa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo bem aquilo que dizes Tekas! Eu também não sou fã dessa mistura - gosto de uma boa massada de peixe e pouco mais...e, mesmo assim, prefiro um delicioso arroz de peixe ou uma caldeirada :P Mas pronto, às vezes lá saem coisas destas, menos usuais por aqui, e olha, confesso que gostei bastante! mas o melhor de tudo foi que o homem da casa (que, por natureza, já torce o nariz à maior parte das refeições com peixe e, mais ainda, se as combinações forem pouco usuais) disse que tinha adorado, especialmente a combinação da massa com o peixe e o molho :P hehehe

      Eliminar
  3. Que bom aspecto, realmente é uma sugestão bem fácil e rápida de fazer e esta está diferente mas deliciosa e eu adoro peixe:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E duas então a adorarem peixe Sandra ;)
      E se gostas, então um dia tens de experimentar esta receitinha, para variar um pouco da tradicional bolonhesa ;)
      Beijinhos *

      Eliminar