quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Almondegas com cebola e salva em molho rico de tomate, pesto e queijo


A minha inspiração para cozinhar vem um pouco de toda a parte. Vou buscar um bocadinho deste sabor a um cantinho do mundo e um bocadinho daquele aroma a outro. Gosto de experimentar disto e daquilo e de misturar tudo e mais alguma coisa. A minha "especialidade", como costumo dizer, acho que é mesmo fazer com que várias partes do mundo se harmonizem num único prato ;)  Mas, obviamente, acabamos por ser sempre especialmente influenciados por aquilo que diretamente nos rodeia! E esta refeição é mais um exemplo de tudo isto que acabei de dizer: um toque daqui, outro dali e uma inspiração base em algo tipicamente inglês: um onion and sage stuffing, que é como quem diz, o famoso recheio de cebola e salva :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
Cerca de 500 gramas de carne picada
1 pitada de sal, pimenta e alho em pó
2 spring onions (ou uma cebola branca média)
1 pedaço de pimento vermelho + 1 pedaço de pimento amarelo
2 cenouras médias
2 dentes de alho
1 mão de uma mistura de ervas frescas a gosto (usei cebolinho e manjericão)
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de pasta de tomate (ou polpa)
250 ml de caldo de galinha
¼ copo de vinho branco
Cerca de 4 colheres de chá de pesto (o da vossa preferência, eu usei o meu caseiro de brócolos, cuja receita podem ver aqui)
Queijo ralado a gosto
Fatias de pão para acompanhar (opcional)
Para a mistura de cebola e salva (onion & sage stuffing):
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 cebola branca finamente picada
1 colher de sopa de salva fresca finamente picada
2 mãos cheias de miolo de pão desfeito (se necessário, coloquem-no na picadora)
1 ovo ligeiramente batido
Sal e pimenta q.b.


- Primeiro que tudo, preparar a mistura de cebola e salva. Levar ao lume uma pequena frigideira ou tacho com uma colher de sopa de azeite ou óleo e alourar ligeiramente a cebola, tendo em atenção para que fique apenas translúcida e não comece a ganhar cor. Desligar o lume e adicionar a salva e o pão ralado, temperando com uma pitada de sal e pimenta. Ir juntando, aos poucos e poucos, o ovo ligeiramente batido até que a mistura fique coesa. Reservar.

- Colocar a carne picada numa taça e temperá-la com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó. Adicionar a mistura de cebola e salva à carne e, com as mãos, envolver tudo muito bem, formando depois pequenas almondegas. Dispor as almondegas num tabuleiro e levar ao forno a 190ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, até que estejam cozinhadas e com uma camada exterior douradinha.

- Entretanto, colocar na picadora as spring onions, os pimentos, o alho, as cenouras e as restantes ervas frescas, triturando tudo bem. Deitar esta mistura num tacho regado com um fio de azeite e levar ao lume, alourando ligeiramente. Acrescentar o tomate pelado partido em cubos, a pasta ou polpa de tomate, o caldo de galinha e o vinho branco e deixar cozinhar, em lume médio, até que levante fervura. Nessa altura, baixar um pouco o lume e deixar cozinhar por mais 15 a 20 minutos, para que apure bem. Desligar e deixar o molho repousar durante cerca de 5 a 7 minutos, com o tacho tapado, antes de servir.

- Distribuir as almondegas pelos pratos e “regá-las” com o molho rico de tomate. Colocar em cada um dos pratos um pouco do pesto da vossa preferência, polvilhar tudo com queijo ralado a gosto e servir com umas fatias de pão torrado, apenas barrado com um fio de azeite e salpicado com orégãos e com uma pitada de alho em pó.


4 comentários:

  1. Olá,

    Que ricas almôndegas nos presentei-as hoje. Ficaram com um excelente aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar