quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #24" - Frango e vegetais assados com ervas, mostarda e limão


O cheirinho a Outono já começa a fazer-se sentir. Mais uma estação que adoro! E com o outono, os dias mais curtos, o tempo mais fresquinho...começa também a chegar a vontade de, aos pouquinhos, ir ligando o forno para retornar às comidinhas de conforto! Que, para mim, são um verdadeiro "must" :D hehehe  E é uma dessas sugestões que vos deixo nesta quinta-feira de mais um "Há vida para além da massa de atum". Como sempre, fácil, fácil, fácil, bem prática e bem económica, que vai, contudo, fazer as delícias de todos de certeza absoluta ;)  Utilizem os vegetais que mais gostarem, que tiverem aí pelo frigorífico ou quem sabe no vosso quintal, e tudo ficará simplesmente perfeito :)
E não se esqueçam que temos novamente um grande e fantástico DESAFIO a decorrer. Desta vez o tema são Petiscos e tenho a certeza que vocês nos vão trazer sugestões fantásticas!! (podem saber tudo sobre este novo desafio aqui). E já sabem também, é favor passar pela cozinha da Ovelha Negra para se babarem com a maravilha que ela nos traz hoje ;)



Ingredientes:
1 frango inteiro
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco
1 colher de café de alecrim seco
1 colher de sopa rasa de molho inglês
Azeite q.b.
1 colher de café de mostarda em grão, tipo antiga
1 limão
Cenouras (de preferência baby, que são ótimas para assar)
1 molho de espargos
1 espiga de milho


- Colocar o frango num tabuleiro e temperá-lo com uma pitada de sal e pimenta, os cominhos, os orégãos, o tomilho, o alecrim, o molho inglês e a mostarda em grão. Regar com um fio generoso de azeite e, com as mãos, barrar bem todo o frango com estes temperos. Na cavidade do frango, colocar metade de um limão.

- Dispor no tabuleiro, ao redor do frango, as cenouras, a espiga de milho e os espargos, polvilhando os legumes com uma pitada de sal e temperando-os também com um pequeno fio de azeite e o sumo do restante limão. 

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h15, tendo o cuidado de virar o frango pelo menos duas vezes ao longo da cozedura. Ao final deste tempo, aumentar a potência do forno para 210ºC e deixar o frango cozinhar por mais 10 a 15 minutos, até que fique com um exterior bem crocante e douradinho. Retirar e servir.

10 comentários:

  1. Querida Vânia. Adoro comidinhas de forno, principalmente frango.
    Frango é sem dúvida a proteína mais apreciada cá em casa. Ao ver este teu prato dá vontade de ligar o forno e preparar algo assim, simples, fácil e delicioso.

    Beijinhos :)
    Lola
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhamos do mesmo gosto por estas comidinhas de forno então Cláudia ;) Aproveita e vai já ligá-lo, que o outono está aí à porta ;)
      Beijinho grande *

      Eliminar
  2. Adoro pratos de forno durante todo o ano, mas em especial no Outono. Legumes assados são o meu vício maior. Eu hoje trouxe maçãs, no forno - para não variar estamos em sintonia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo...comidinha de forno todo o ano, com sabor eespecial no outono ;)
      E é claro que estamos em sintonia...ainda tinhas dúvidas? :P hehe

      Eliminar
  3. Ola Vânia,

    Ainda bem que esta a chegar essa época do ano em que acender o forno é quase uma obrigação, é sem duvida uma das minhas épocas preferidas do ano... Também gosto porque nesta altura tenho em casa os alimentos provenientes das nossas colheitas anuais.

    O franguinho, acompanhaso com os legumes esta uma verdadeira maravilha, ficou com um aspeto bem tentador!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida :)
      É bem verdade, esta época do ano é uma das minhas favoritas também e é tão bom poder ligar o forno e deliciarmo-nos com estas comidinhas de conforto :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Minha querida,
    agora sabe tão bem uma comida no forno, não é verdade?
    Ficou maravilhoso o teu franguinho acompanhado com vegetais! Adorei!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade querida Joana, eu adoro! :) Muito obrigada :)
      Beijinho grande *

      Eliminar
  5. Assar frangos assim é tão estranho :P Ainda mais com o pormenor sórdido de lhe enfiar limão na "cavidade", é como a maçã na boca do porco... estranho :P
    O que não quer dizer que não seja bom ;) Deve ficar mesmo saboroso!
    As espigas de milho são mesmo giras, quero comer uma como o pateta-máquina-de-escrever! Ontem a correr passei por uma e comecei-me a rir (não te preocupes, não ia ninguém a passar ;))
    Outono = calcar folhas secas :) Quando era pequena ia a um parque e o que gostava mais era de calcar as folhas no outono :P Acho que vou para lá este ano fazer isso (o quê? Ir sozinha calcar folhas à volta de um parque de crianças NÃO é normal? Não pode! :O )
    (boa, agora o fechar parêntesis parece barbela da carinha surpreendida... culpa tua por dizeres que não era normal!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maissss que normal ires para um parque sozinha calcar as folhas secas de outono (por favor tira fotografias para eu ter provas em como (não) és muito normal :D ahahahahah). Quanto ao frango, tu que és do Norte não devias achar estranho, até devias estar bem familiarizada...aliás, a primeira vez que, em miúda, ouvi que este frango assim cozinhado se designava por "frango à paneleiro" foi em casa de uma familinha nortenha :P E simmm, as espigas de milho são mesmo giras (é por isso que as faço, não é por mais nada :P )

      Eliminar