quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #25" - Muffins de Banana e Chocolate


Hoje trago-vos uma gulodice para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum"! É verdade (sim Tekas, consigo imaginar-te com um sorriso bem rasgado em frente ao écrã, quase a dar pulos de alegria :P hehehehe). E decidi trazer-vos isto hoje por uma daquelas razões bem simples: é que estes muffins não foram um grande sucesso cá por casa! Estes muffins foram um ENORMEEEEE sucesso cá por casa!!! :D  O J., se pudesse, tinha-os comido todos de uma só enfiada, depois de ter dado a primeira dentada no primeiro ;) hehehe
E achei então que seriam uma mais que ótima sugestão para vos trazer hoje: são super simples de preparar, sujam pouca loiça a fazer e estão no forno em menos de nada. Para além disso, e mais importante que tudo, levam poucos ingredientes, e baratos, muitos deles que vocês de certeza têm sempre aí por casa! E são fantásticos para se aproveitarem aquelas bananas mais maduras que por aí andam na fruteira :)  Já para não falar que são verdadeiramente deliciosos! Se gostam, tal como eu, desta combinação da banana com o chocolate, então tenho a certeza absoluta que vão adorar estes meninos! A cada trinca, soa um alerta aos nossos sentidos: o interior fofo conferido pela textura da banana contrasta, ao mesmo tempo, com alguns pequenos pedacinhos mais duros deste mesmo fruto, que por lá ficaram perdidos, assim mais inteiros, na massa, e que, para além de textura, conferem um excelente e intenso sabor. E depois, claro, há o chocolate: pequenos "rios" de chocolate derretido no interior e uns pedacinhos ainda inteiros e crocantes perdidos aqui e ali entre cada trinca ;)



Ingredientes para 12 muffins:
180 gramas de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
225 gramas de açúcar
375 gramas de farinha
3 bananas grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pequena pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
100 gramas de chocolate preto (ou pepitas)



- Numa taça, bater a manteiga com o açúcar até que a mistura adquira uma cor ligeiramente esbranquiçada e o açúcar esteja completamente dissolvido. Adicionar os ovos e bater tudo muito bem.

- Acrescentar depois a farinha, o fermento e uma pequenina pitada de sal, envolvendo bem todos estes ingredientes secos no preparado, para que fique liso e uniforme, sem grumos. 

- À parte, numa outra tigela, amassar de forma grosseira as bananas com a ajuda de um garfo (não se preocupem em deixá-las completamente “em papa”, podem e devem deixar alguns bocados assim um pouco mais inteiros, que conferem uma textura deliciosa aos muffins). Adicionar estas bananas ao preparado anterior, assim como a baunilha e o chocolate partido em pequenos pedacinhos.

- Distribuir a massa por formas de queques e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora, ou até os muffins estarem cozidos (vão fazendo o teste do palito para verificar o interior dos bolinhos). Os muffins estão prontos a serem retirados do forno quando o palito sair limpo, mas ainda o sentirem ligeiramente húmido, e quando virem que os pedacinhos de chocolate estão derretidos, mas não totalmente.




Não se esqueçam de passar pela cozinha da minha querida Ovelha Negra para se deliciarem com a sugestão que ela nos traz hoje, não se vão arrepender! ;)
E não se esqueçam também que temos novo DESAFIO a decorrer!!! O tema são Petiscos!!! Quem é que não gosta de uma bela petiscada?! Nós adoramos e, por isso mesmo, estamos desejosas de saber que sugestões deliciosas vocês têm para partilhar connosco, bem simples, práticas e económicas. Saibam tudo sobre o desafio deste mês aqui.

17 comentários:

  1. Têm um óptimo aspecto dá mesmo vontade de comer!!:))
    Beijinhos
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  2. Que apetitosos estão esses queques!
    Banana e Chocolate é uma mistura de sucesso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso o mesmo Luísa. Banana e chocolate é uma combinação divinal...e estes queques só vieram confirmar ainda mais isso ;)

      Eliminar
  3. Adoro que me associes a sobremesas - é uma coisa positiva :D E fico muito contente que te tenhas rendido ao lado mais doce da vida. Gosto muito de ti, e de chocolate e que faças sobremesas - só que detesto banana! Trata lá é de fazer umas cenas sem banana aqui para a Tekas não falecer :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah poisss éeeee :P Passou-me completamente isso, admito ;) hehe Mas aposto que, com estes muffins, até te rendias às bananas :P hehehehe
      Mas prometo então que, muito em breve, trago outro docinho maravilhoso para ti...sem banana ;)

      Eliminar
    2. Naaa, ninguém me convence com bananas - sinto-lhes o cheiro e fujo!

      Eliminar
  4. Ai Vânia! Eu acho que também não me iria controlar, e comer uns quantos! Que aspecto tão fofinho...ficaram tão bonitos... o interior delicioso, e o sabor imagino...eh pah...já me puseste a "babar" :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehe Obrigada Marlene :) E não precisas de ficar a babar por muito tempo...já sabes o que fazer com as próximas bananas que tiveres aí por casa ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Hum!!!! estes Mufins devem ser deliciosos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo :) hehe Obrigada :)
      Beijinhos e uma ótima sexta-feira *

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :) Gulosos sentimo-nos nós depois de comermos uns quantos :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Ficaram lindos!
    Eu também gosto muito da combinação da banana com o chocolate!
    E acredito que tenham sido um enorme sucesso, pelas fotos e pela descrição!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana :)
      Ficaram ótimos sim, e foram mesmo um verdadeiro sucesso...já há algum tempo que não fazia uns muffins que "voassem" tão rápido :P
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  8. Que bom aspeto :) Pela descrição devem ser mesmo deliciosos :) Não sou a maior fã de banana quente, acho que fica um bocado estranho, mas a textura que dá é demais :)
    Mas acho que são mais parecidos com cupcakes do que com muffins :P O procedimento é praticamente contrário ao dos muffins ;)
    45 minutos a uma hora é imeeenso :P Nunca fiz nenhuns muffins/cupcakes que demorassem tanto tempo no forno, que engraçado :) Em contrapartida, já fiz um bolo que só ficou pronto depois de umas 2 ou 3 horas no forno, já estava a desesperar! O forno não era meu, e a sua dona não pareceu muito recetiva à ideia de ter o forno estragado (e olha que insisti!), por isso não sei porque é que foi :P Já tinha feito no MEU querido e lindo forno e resultou ;)

    ResponderEliminar
  9. Muffins, cupcakes, o que lhes queiras chamar :P O facto é que, independentemente do nome, são mesmoooo deliciosos acredita :D hehe

    ResponderEliminar