sábado, 27 de setembro de 2014

“Sandes” de beringela, queijo e salmão fumado


Uma sandes não tem de ser sempre algo "sem graça" e a comidinha boa e decandente de fim de semana também não tem de ser sempre algo imensamente calórico. Com bons ingredientes, e com pouco trabalho, podemos criar um pratinho fantástico, que nos sacia por completo, bem saudável mas que, ao mesmo tempo, nos sabe a algo um tanto ou quanto decandente e delicioso, que nos satisfaz por completo. A sugestão que vos trago hoje é, para mim, o exemplo perfeito de tudo isto! Uma refeição principal para dias em que precisamos de algo mais leve, sem que contudo deixe de ser bem intenso e saboroso...ou uma fantástica entrada para um jantar de amigos ou de família...a escolha é vossa :)  Mas não deixem de experimentar! Eu fiquei rendida ;)  Um ótimo fim de semana!!! :)



Ingredientes para 2 pessoas (como refeição principal):
4 fatias de pão
Azeite q.b.
1 pequena noz de manteiga
1 mão cheia de cogumelos frescos laminados ou cortados em pedaços
2 spring onions cortadas finamente (ou cebolinha)
Sal, pimenta, alho em pó, orégãos secos e folhas de tomilho fresco q.b.
4 rodelas grossas de beringela (com cerca de 2cm cada uma)
Queijo-creme magro
Rúcula
Salmão fumado
1 pedaço de um queijo a vosso gosto (eu usei um Blue Cheese)


- Levar ao lume uma frigideira regada com um pequeno fio de azeite e uma pequena noz de manteiga. Adicionar os cogumelos e as spring onions, temperar com uma pitada de sal, pimenta, alho em pó e algumas folhas de tomilho fresco e saltear durante cerca de 4 minutos. Quando estiverem prontos, desligar e reservar.

- Entretanto, temperar as rodelas de beringela com uma pitada de sal e pincelar cada uma delas com umas gotas de azeite. Levar ao lume um grelhador e, quando estiver bem quente, colocar nele as rodelas de beringela, grelhando-as durante cerca de 2 minutos de cada lado, apenas para que fiquem bem marcadas pela grelha. Tostar também um pouco as fatias de pão no grelhador ou, em alternativa, utilizando a torradeira ou mesmo o forno.

- Para servir, basta colocar uma fatia de pão ligeiramente tostado no prato e barrá-la com um pouco de queijo-creme. Dispor por cima uma rodela de beringela e voltar a barrá-la com mais um pouco deste queijo. Distribuir por cima de tudo isto um pouco do salteado de cogumelos bem como algumas folhas de rúcula. No topo, colocar algumas lascas de salmão fumado. Regar tudo com um pequeno fio de azeite, polvilhar com orégãos secos e esfarelar ainda por cima de tudo isto um pedaço de um bom queijo a vosso gosto.
 



6 comentários:

  1. A-MEI. Yummy yummy in my tummy!
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é bem à nossa medida ;) hehe Tinha a certeza que ias gostar ;) E bemmmm yummy yummy podes crer :D

      Eliminar
  2. Que deliciosas sandes,....
    Beijinhos,
    Bom fds :)
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar