quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #33" - Tomilho seco (Projeto Natal)


Hoje, em mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" não vos trago uma receita. Na sequência do Projeto Natal que, este mês, está a decorrer aqui pelo blog e pela cozinha da minha querida Ovelha Negra, deixo-vos com mais uma sugestão bem simples para "ornamentarem" mais um pouco os vossos cabazes de natal bem caseiros e personalizados, para oferecerem àqueles de quem mais gostam :)  

Até ao dia 20 deste mês, eu e a Tekas esperamos ansiosas pelas vossas sugestões, gastronómicas e não só, para que todos possamos abrilhantar um pouco mais os nossos natais! O álbum com as ideias que já nos começaram a chegar já se encontra nas nossas páginas do Facebook e queremos mais, muitas mais ideias!! Por isso não esperem até ao último dia!! Saibam todo sobre este desafio aqui e enviem-nos já as vossas maravilhosas sugestões natalícias! E não se esqueçam de passar lá pelo cantinho da querida Ovelha que ela deixa-nos hoje, como sempre, mais uma fantástica sugestão :D



Eu, por aqui, trago-vos então esta ideia. É tão simples, mas tão simples que, às vezes, são coisas destas que nem nos passam pela cabeça...o que é uma pena porque, na minha opinião, esta é uma excelente adição a qualquer cabaz natalício ;)  Têm é de pôr mãos à obra Já!!! :D  Isto se a querem ter prontinha a tempo do Natal :)

Há poucas coisas tão simples como esta acreditem!
Comprem uma plantinha de tomilho fresco (encontram, hoje em dia, em qualquer grande superfície comercial) e tragam-na com vocês para casa com muito amor e carinho ;)  Mas, depois, o truque está em deixarem de lhe dar amor e carinho :P hehehe  
Ou seja, tragam a plantinha para casa e deixem-na no seu vasinho com terra. Coloquem-na, de preferência, no parapeito de uma janela aí de casa, do lado de dentro, para que a planta apanhe claridade mas não esteja à mercê da chuva e do vento. E, simplesmente...não a reguem. Ao final de cerca de uma semana (ou menos até, se tiverem sorte e a planta apanhar bastante claridade e até, quem sabe, uns raios de sol) a vossa plantinha de tomilho estará totalmente seca.
Depois disso, basta utilizarem uma tesoura para cortar todos os seus raminhos :)


Coloquem o tomilho seco dentro de frasquinhos com etiquetas personalizadas e adicionem-no aos cabazes que vão oferecer no natal. E podem sempre também desfazer bem algumas folhinhas secas que restarem e aproveitarem-nas para criar um sal aromatizado :)
Ou então, se preferirem, podem também utilizar os raminhos para simplesmente adornar e personalizar esses mesmos cabazes ou outras quaisquer prendas. Estão a imaginar alguém abrir uma prendinha, cujo conteúdo está "repousado" numa caminha de tomilho seco com um cheirinho fantástico?! ;) 

E não se esqueçam de, se oferecerem um frasquinho deste vosso tomilho a alguém, façam-no acompanhar de uma receitinha para uma prenda ainda mais personalizada ;)

8 comentários:

  1. Ahhh eu tenho um tomilho seco, mas não foi por falta de amor e carinho :/ Eu e plantas só atino com cactos e cebolinho (tenho 2 vasos muito vicosos).
    Bem, acho que o belo do tomilho já tem rumo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :P ahahahah... O cebolinho aqui por casa também é sempre a dar-lhe :P hehe
      E agora já sabes...podes continuar a dar muito amor e carinho ao teu tomilho seco ;)

      Eliminar
  2. Tomilho é mesmo maravilhoso, adorei como vc fez, lindas fotos! Bjs!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  3. Óptima ideia :)
    Deitei o meu tomilho fora porque secou, para a próxima já sei :) Excelente ideia :)
    Obrigada!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana :)
      Para a próxima já sabes...mesmo que não sobreviva muito tempo todo vivaço, há sempre um bom destino para esse teu tomilho ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. E eu que pensava que o Natal era todo amor e carinho :P Coitado do tomilho :P
    Até é uma boa desculpa para um descuido... Vou ver se me lembro da próxima vez que deixar secar um vaso (convém é ser comestível ;) )
    Tomilho por acaso não é uma das especiarias que use muito, mas adorei a sugestão :D
    Já tens quase 100 seguidores :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeahhhh :D Notaste isso primeiro do que eu :P hehe
      Podes fazer com outras ervas aromáticas, como é por exemplo o caso dos orégãos, também faço imensas vezes: ficam ótimos e rendem imenso :)

      Eliminar