quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Meringue-topped White and Dark Chocolate Cake


E chegou finalmente o dia de uma das noites mais aguardadas do ano!! :)  A noite em que juntamos os amigos e a família, à volta de uma mesa com boa comida e bebida, muita conversa, muitos sorrisos e gargalhadas e se brinda aos sonhos e desejos que os novos 365 dias que temos pela frente nos podem reservar :)
E, se ainda têm lugar na vossa mesa de festa para um bolinho (há sempre lugar para mais um docinho certo?! :P hehe) então têm mesmoooo de fazer este!! Acreditem em mim porque esta gulodice vai fazer as delícias de todos os graúdos e miúdos aí de casa ;)  Por aqui, posso-vos garantir, fez um sucesso imenso ;)
 
Normalmente, esta é a época do ano de ponderação: de pensarmos no ano que passou, no que ele nos trouxe e nos levou, em tudo aquilo que ganhámos ou perdemos, em tudo aquilo que fizemos ou que queríamos ter feito...mas, acima de tudo, esta é a altura de termos esperança! Esperança de que um ano totalmente novo nos traga imensas coisas boas e no qual vejamos os nossos sonhos concretizados!! Gosto da sensação de começar um novo ano, de sentir que podemos "recomeçar" algo! Não sou pessoa de fazer planos, nem listas, nem promessas nesta altura...gosto de pensar apenas que tudo de bom pode acontecer e que o novo ano é um livro aberto, totalmente em branco, e que de mim depende completar as suas páginas :)
Espero que o vosso livro aberto seja escrito da melhor forma e que 2015 seja, sempre mas sempre, muito melhor do que todos os anos passados!!! :D
Quanto a mim, cá estarei junto de vocês no novo ano!! Até lá!! E, não se esqueçam...façam o favor de serem felizes :D <3





Ingredientes (para o bolo): 
175 gramas de manteiga à temperatura ambiente
100 gramas de chocolate branco
100 gramas de chocolate preto
3 ovos
100 ml de leite
175 gramas de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
200 gramas de farinha com fermento
2 colheres de chá de café forte
1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o ganache de chocolate preto: 
5 colheres de sopa de natas
50 gramas de chocolate preto
Para o merengue: 
2 claras
100 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de amêndoas picadas

- Primeiro que tudo, preparar os bolos. Colocar o chocolate branco partido em pedaços numa taça e o chocolate preto numa outra. Derreter ambos os chocolates no micro-ondas ou em banho-maria. Reservar.

- Numa outra taça, juntar todos os ingredientes do bolo, exceto o café e a baunilha, e bater bem. Dividir este preparado em duas partes iguais. A uma delas, juntar o café e o chocolate preto e, à outra, adicionar o chocolate branco e baunilha, envolvendo tudo muito bem. 

- Verter cada uma destas misturas em duas formas de idêntico tamanho, untadas ou forradas com papel vegetal. Reservar.

- À parte, preparar o merengue, bastando para isso bater as claras até que estejam firmes e, nessa altura, adicionar o açúcar, batendo mais um pouco, até que este se dissolva bem. Acrescentar a amêndoa picada e envolver delicadamente.


- Colocar colheradas deste merengue no topo de um dos bolos (não importa qual), tendo atenção para deixar uma margem de cerca de 2 a 3 centímetros à volta de todo o bolo. Se quiserem, podem polvilhar mais um pouco o merengue com mais algumas amêndoas picadas. 

- Levar os dois bolos ao forno previamente aquecido a 180ºC. O bolo que não tem merengue deverá estar pronto em cerca de 20 minutos (façam o teste do palito e retirem-no quando estiver cozido) e o merengado deve precisar de mais uns 15 a 20 minutos, até que o merengue esteja bem firme e ligeiramente dourado. Retirar os bolos do forno, deixar arrefecer ligeiramente e desenformar.

- Entretanto, para o ganache, basta levar ao lume um pequeno tacho com as natas e deixar que aqueçam lentamente. Quando começarem a levantar fervura, desligar imediatamente o lume e adicionar às natas o chocolate partido em pequenos pedaços, deixando-o estar assim, sem mexer, durante cerca de 5 minutos. Ao final desse tempo, envolver bem o chocolate nas natas, até que o ganache tenha uma consistência bem lisa, cremosa e brilhante. Reservar, deixando arrefecer.

- Quando os bolos estiverem frios, colocar o primeiro bolo num prato e cobri-lo generosamente com o ganache de chocolate. Por cima, dispor o bolo merengado, salpicando tudo com mais um pouco de ganache e polvilhando com cacau em pó. Se quiserem, podem ainda decorar o bolo com Maltesers. 


2 comentários:

  1. Que aspecto tão guloso. Parece me bem para um encontro de amigos.

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com
    Bom Ano 2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom para qualquer altura Clarinha, mas ainda melhor para ser partilhado ;)
      Beijinhos e um Feliz 2015!!!

      Eliminar