sábado, 13 de dezembro de 2014

"Sugestões Natalícias #5" - Lime and Coconut Milk Cake



Quem disse que o Natal tem de ser sempre tradicional?! Em minha casa, no que toca à gastronomia, a mesa é uma verdadeira mistura do moderno com o tradicional! Sou eu que cozinho por isso sou eu que mando :P hehe  E todos nós lá por casa gostamos dos produtos bem tradicionais portugueses desta época com a mesma intensidade com que gostamos de experimentar coisas novas :)  É um pouco como a árvore de Natal: cada um faz a sua própria decoração, à maneira que gosta e que acaba por refletir a forma como vê o Natal. À mesa, a meu ver, passa-me o mesmo. E, portanto, em cada casa, cada um produz aquilo que quer, à maneira que quer, refletindo um pouco a sua visão do Natal! 
Por isso se, tal como eu, gostam de aliar, na mesma mesa, o convencional e o moderno, o tradicional e o inovador, hoje trago-vos um bolo que, para mim, é um verdadeiro hino dos tempos modernos a esta quadra natalícia! As cores são de inverno e de natal e os sabores inspiram-se nas influências que, hoje em dia, nos chegam de todos os cantos do mundo! É diferente, delicioso e, para mim, uma verdadeira homenagem à quadra natalícia!!! :D


Ingredientes (usei uma chávena com capacidade de 240 ml para medição):
3 ovos
½ chávena de leite
200 ml de leite de coco
1 chávena e ½ de açúcar
2 chávenas de farinha
6 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
½ colher de sopa de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó
Para a cobertura Lime Icing: 
125 gramas de manteiga à temperatura ambiente
150 gramas de icing sugar
Raspa de 1 lima (podem usar menos caso queiram um sabor menos intenso a lima)
½ colher de sopa de sumo de lima

- Colocar os ovos numa taça grande e batê-los um pouco com a ajuda da batedeira elétrica. Ir adicionando os restantes ingredientes, exceto o fermento, pela ordem acima descrita, batendo sempre um pouco entre cada adição. Por fim, juntar então o fermento e bater por mais alguns segundos. 

- Dividir este preparado por duas formas idênticas (usei duas formas redondas, com cerca de 20 cm de diâmetro), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até os bolos estarem cozinhados (façam o teste do palito para terem a certeza que estão no ponto). Retirar e reservar.

- Entretanto, numa outra taça, bater bem todos os ingredientes da cobertura e reservá-la no frigorífico até os bolos estarem totalmente arrefecidos.

- Quando os bolos estiverem frios, dispor o primeiro bolo num prato e barrá-lo com metade do Lime Icing. Colocar por cima o outro bolo e cobri-lo com a restante cobertura de lima. Decorar o bolo com morangos frescos e rodelas de lima e salpicá-lo com um pouco de raspa de lima.

 

É também com este bolinho que participo no Passatempo de Natal do blog da Clarinha, cujo regulamento podem conhecer aqui.

10 comentários:

  1. Vânia, que coisa mais bonita! E dizias tu que nem era muito de bolos! Olha-me bem para isto!! <3

    ResponderEliminar
  2. Sabores frescos e apresentação linda :)
    Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Tão. Giro. :D
    Por acaso a mesa de Natal da minha família também é um bocado assim, a misturar tarte de flan com rabanadas, queques de baklava com pão de ló, éclairs com aletria... Não há mal nenhum nisso, certo? :)

    ResponderEliminar