sábado, 28 de março de 2015

Bolo de Laranja


Gosto sempre de passar mais algum tempo na cozinha ao fim de semana, especialmente para preparar algo bem docinho! Mas, mesmo sendo fim de semana, às vezes não há muito tempo...ou muita paciência...ou pior que tudo, ambos! ;)
Mas não pode deixar de existir um bolinho saído do forno aqui por casa ao fim de semana! Por isso, nesses dias, saem docinhos como este! Simples mas super saborosos, fofinhos e que deixam um cheirinho maravilhoso por toda a casa! 
Um ótimo fim de semana a todos!! :D



Ingredientes para o bolo: 
4 ovos
1 iogurte grego ou natural magro
3 medidas do iogurte de farinha com fermento
1 medida do iogurte de açúcar (provem as laranjas antes de as utilizarem. Se forem muito ácidas, podem acrescentar mais um pouco de açúcar ou, se forem muito doces, podem não colocar tanto)
Raspa de 1 laranja
Sumo de 2 laranjas
1 fio de extrato de baunilha
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Para a calda: 
Sumo de 1 laranja
1 colher de chá de açúcar amarelo


- Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo.

- À parte, juntar numa outra taça o iogurte, as gemas, a farinha, o açúcar, a raspa e o sumo de laranja, a baunilha e o bicarbonato. Bater bem até que forme um preparado liso e homogéneo.

- Acrescentar depois as claras em castelo a esta mistura, envolvendo-as delicadamente no preparado.

- Verter numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até o bolo estar cozinhado. 

- Cerca de 5 minutos antes de retirar o bolo do forno, levar ao lume um tachinho com o sumo de laranja e o açúcar amarelo, deixando que levante fervura e espesse ligeiramente, até formar uma espécie de calda. Retirar o bolo do forno e, com aquele ainda quente, esburacar a sua superfície várias vezes com um palito. Verter a calda de laranja por cima de todo o bolo e deixar repousar e arrefecer antes de desenformar.


4 comentários:

  1. Agora não tenho feito bolos, mas faço sempre mais alguma coisa... Morangos com creme de coco, chips de batata doce... :)
    Na última foto o bolo parece um livro! Que forma é essa? É gira :)
    O bolo tem muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma quadrada Avelã :P Mas o que importa mesmo é que é mesmo bom :P hehe

      Eliminar
  2. Que bolo bonito! Excelente para o fim de semana.

    ResponderEliminar