terça-feira, 10 de março de 2015

Creme de Chocolate e Avelãs // Chocolate & Hazelnuts Spread


Confesso que não sou a maior fã do mundo quando o assunto é Nutella! (quase consigo ouvir os vossos suspiros de indignação!! :P hehe). Mas é verdade...não sou aquele tipo de pessoa que saliva só de pensar na imagem de um "balde" de Nutella, nem tenho o hábito de fazer dela a minha gulodice de lanche ou pequeno-almoço! Contudo, aqui por casa, raramente falta um boião desse creme de chocolate e avelãs porque, o mais que tudo, é precisamente o meu oposto nesta história :D hehe
Contudo, para além do seu amor por Nutella, outra das razões porque gosto de ter sempre um frasquinho dela aqui por casa é porque gosto imenso de a utilizar em doces, bolos e sobremesas! Para dar um sabor mais intenso, ou uma textura um pouco crocante graças às avelãs, ou simplesmente para "desenrascar" uma qualquer sobremesa bem rápida :)  Por isso, quando vi a receita de Nutella caseira que o Daniel do blog De aprendiz a Chef publicou há uns dias, resolvi que tinha de experimentar fazer também o meu próprio creme de chocolate e avelãs...claro que já a magicar qual seria a sua finalidade! E que destino maravilhoso que teve, garanto-vos!! Mas isso deixo para próximos capítulos ;) hehe
Por hoje, ficam com a minha adaptação caseira deste creme...e, muito, muito em breve, prometo que vos mostro o que decidi fazer com ele :)


*For English version, please use the Translate button on the right side*


Ingredientes (para 1 frasco): 
150 gramas de avelãs inteiras e com casca
100 gramas de chocolate preto derretido
1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó
1 colher de sobremesa de manteiga amolecida
Umas gotas de extrato de baunilha
1 colher de sopa bem cheia de mel
½ chávena de leite



- Dispor as avelãs num tabuleiro e levá-las ao forno para que tostem ligeiramente. Em alternativa, colocá-las num prato e levá-las a torrar ao micro-ondas. As avelãs estão prontas quando, esfregando-as entre os dedos, a casca sair facilmente. Nessa altura, com as mãos ou com a ajuda de um pano áspero, retirar a casca das avelãs.


- Colocar cerca de ¾ destas avelãs numa picadora e desfazê-las até que formem um pó. Verter estas avelãs trituradas numa taça e juntar-lhes o cacau, a manteiga, o mel e a baunilha. Envolver bem. Adicionar depois o chocolate derretido, misturando tudo muito bem. 



- Ferver um pouco o leite e, quando estiver bem quente, ir adicionando, aos poucos e poucos, ao preparado anterior, batendo sempre bem com a ajuda da batedeira elétrica, até que forme uma mistura bem leve, cremosa e uniforme (a mistura vai parecer bastante líquida nesta fase, tipo mousse de chocolate, mas depois de ir ao frigorífico irá solidificar, não se preocupem). 


- Por fim, picar grosseiramente as restantes avelãs e envolvê-las no creme, para dar mais textura. Verter este preparado num frasco, deixar arrefecer e levar ao frigorífico durante cerca de 24 horas. Depois disso, está pronto a consumir! Podem simplesmente barrá-lo em fatias de pão ou em tostas ou podem utilizá-lo para recheio e/ou cobertura de bolos, ou mesmo para adicionar um pouco de sabor mais intenso às vossas massas de bolos de chocolate!


18 comentários:

  1. adoroooooooooooo :D sou fã


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D hehehe Então tens de experimentar a versão caseira mesmo :P

      Eliminar
  2. Eu sou fã,...que delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se és fã, tens de te aventurar numa caseira Mary :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Ai que coisa boa!
    NÃO GOSTAS DE NUTELLA? Acabei de descobrir uma coisa em que não somos et's - e ainda bem, eu como muita Nutella, se fossemos duas ía-mos das cabo do stock mundial da dita :D
    O Daniel vai ficar mega feliz quando vir este post (vou já avisá-lo [ele é meu amigo eheh])

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por partes: eu nunca disse que não gostava de Nutella! Eu só não sou uma grandeeee fã, tipo tu stás a ver?! :P (váaa, admitamos eu não gosto assim muito :P hehe) . Mas tens toda a razão: ainda bem que não somos ET's nisso porque, no que toca a assuntos "nutellosos" deves ter metade da população mundial como tua ET e portanto o stock vai acabar por esgotar :P ahahahah
      Já vi que já avisaste o Daniel :P hehehe

      Eliminar
  4. Obrigado Cameira (Ovelha Negra) pelo aviso :P adoreiiiiii a noticia!!! Para uma pessoa tão nova neste mundo de blogs de culinária, é muito bom saber que dou boas ideias a outras pessoas e que as experimentam, aplicam e adaptam! UM GRANDE OBRIGADO ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Daniel! :D
      Tinha aqui umas 3 receitas de versões caseiras de Nutella para experimentar há imenso tempo...mas depois de ver a tua, com aquelas fotos de Nutella que mais parecia uma mousse de chocolate fantástica, decidi que não ia esperar mais...e que uma Babka seria o seu destino perfeito :D
      Por isso obrigado por me teres aguçado o apetite ;)

      Eliminar
  5. Gosto de nutella, mas adoro manteiga de amendoim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho aqui uma pessoa por casa Marisa que acho que te responderia que, melhor ainda, são os dois juntos :P hehehe
      Eu, confesso, tenho sempre um frasquinho de ambos aqui por casa: o mais que tudo come às colheradas, no pão, o que quer que seja :P ... eu gosto de usar para cozinhar ;)

      Eliminar
  6. Gosto mas nunca fiz, essa ficou linda e tem um aspecto super delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! :) Eu gosto de ter por casa mas especialmente para utilizar em bolos ou sobremesas... e se puder ser caseira, bem ao nosso gosto, melhor ainda :P
      Beijos *

      Eliminar
  7. Adoro!!! Seja a nutella de compra seja a caseira, mas tenho particular preferência pela caseira.
    O gosto é mais "verdadeiro" mais intenso.
    Ficou mesmo apetitosa Vânia :)
    Beijinhos
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Ana Filipa, e sempre podemos adaptar mais ao nosso gosto e também de forma a que seja mais saudável :) Obrigada :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. humm gosto...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/17-edicao-da-bundtmania-e-um-bundt-cake.html

    ResponderEliminar
  9. Quase quase fechei o separador na primeira frase... ;)
    Já fiz uma vez e ficou tão bom, mas foi desesperante... O processador estragou-se, as tâmaras tinham caroços no meio, um monte de desastres... Mas compensou :) (ou não.)
    Esta tua receita está deliciosa, como sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã :D
      Quando estava a escrever o post, sabia bem que corria esse risco :P hehe

      Eliminar