sábado, 21 de março de 2015

Salada Meia-Estação


E finalmente começou a Primavera!! :D
Esta é, definitivamente, a minha estação favorita do ano! :)  Sim, nasci na Primavera, talvez daí venha a minha afeição por esta época. A Primavera "cheira" a recomeços, a energias renovadas! :) 
Mas não é só isso! Gosto das meias-estações! Gosto do tempo ameno, das roupas que já não são de inverno mas também ainda não são de verão, das árvores e dos jardins a ficarem floridos, dos raios de sol que ainda não queimam mas já aquecem... :) 
Gosto do facto de ainda me saber tão bem um prato de sopa ou daquela comidinha de tacho ou de forno, super reconfortante, mas de, ao mesmo tempo, também já me apetecerem refeições um pouco mais leves, uma bebida fria ou uma sobremesa mais fresca :)
E esta sugestão deliciosa que hoje vos deixo é, para mim, um perfeito exemplo de uma refeição ideal para o arranque desta estação :D 
Aproveitem este primeiro fim de semana de Primavera :)





Ingredientes: 
2 mãos bem cheias de batatinhas pequenas, boas para assar (umas inteiras, outras cortadas ao meio aleatoriamente)
1 cebola roxa grande, cortada finamente às rodelas
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 bife de bovino, bom para grelhar, a vosso gosto
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de mostarda em grão, tipo antiga
Sumo de ½ limão
1 pitada de orégãos secos
8 tomates cereja
2 mãos bem cheias de rúcula


- Lavar bem as batatinhas, secá-las com a ajuda de um pano ou papel absorvente e distribuí-las por um tabuleiro, numa só camada. Salpicá-las apenas com uma pitada de sal e levar ao forno previamente aquecido a 190ºC até que as batatas estejam bem assadas e douradinhas. 

- Entretanto, colocar a cebola num tacho e juntar-lhe o vinagre e o açúcar, misturando bem. Levar ao lume, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique bem caramelizada, o que deve demorar apenas cerca de 8 a 10 minutos, em lume médio. Ao longo deste tempo, vão salpicando o tacho com água, para que a cebola mantenha a sua humidade e não queime.

- Numa tacinha, juntar 3 colheres de sopa de azeite com o vinagre, o mel, a mostarda, o sumo de limão, os orégãos e uma pitada de pimenta. Misturar bem e reservar.

- Quando as batatas estiverem quase prontas, temperar o bife apenas com uma pequena pitada de sal e pimenta. Levar ao lume um grelhador e cozinhar a carne, até que esteja a vosso gosto. Retirar para uma tábua e deixar repousar 1 a 2 minutos, antes de cortar o bife em fatias finas.

- Retirar o tabuleiro das batatas do forno e, com ele ainda quente, juntar-lhe a carne fatiada, os tomates cereja, a cebola caramelizada e as folhas de rúcula. Regar tudo com o molho de azeite previamente preparado, envolvendo bem, e servir de imediato. 


 


6 comentários:

  1. Essa salada ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-pierre-herme-e-um-crepe.html

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto muito de metades, ainda por cima não há grandes meios-termos para algumas coisas. Sai-se de manhã com calças, aquece, e estamos com calças na mesma e morremos de calor. Horrível. É exatamente por isso que a minha mais recente invenção, o casaco de pernas, vai ser um sucesso ;)
    Mas estas saladas bem agradáveis são o meio-termo perfeito :) Que maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhaahahahahahah ameiiiiii o casaco de pernas!! Quero saber todos os pormenores dessa tua mais recente invenção, vai ser genial :P Ahhh, e claro...quero ser convidada para o lançamento :D

      Eliminar
  3. adoro saladas que misturam ingredientes quentes e frios. esta tem muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra :) Ficam mesmo uma maravilha de refeição :)

      Eliminar