quinta-feira, 4 de junho de 2015

"Há vida para além da massa de atum #55" - Swedish Meatballs


Quem adora as famosas almôndegas do IKEA meta a mão no ar!!!!!!!! :D :D
Sim, aposto que quase todos adoram comer um pratinho bem cheio destas almôndegas quando vão ao IKEA (eu agora vivo mesmo ao lado de um...acho que, em vez de aproveitar quando lá vou às compras para comer um pratinho destes, acho que vou começar a ir lá de propósito para o fazer...e, já agora, talvez compre qualquer coisita :P hehe)... A verdade é que não podemos estar sempre a ir comer fora, muito menos ao IKEA! Aliás, quem não vive nas principais cidades, nem sequer tem hipótese de o fazer mesmo que queira (ir comer um prato de almôndegas tornar-se-ia extremamente caro :P )... Pois bem, é para isso também que servem estas maravilhosas quintas-feiras do "Há vida para além da massa de atum" que esta minha cozinha partilha com a da minha querida Ovelha Negra!! :)  (e que agora são quinzenais, não se esqueçam!).
Hoje trago-vos então uma receita que vos vai permitir deliciarem-se, na vossa própria casa, com as almôndegas do IKEA. Não, não são exatamente a mesma coisa mas a receita é inspirada em várias receitas diferentes de "swedish meatballs" e digo-vos...não ficam muito atrás :)  Vale mesmooo a pena experimentarem!! :D




Ingredientes: 
30 gramas de porridge oats
150 ml de caldo de galinha
350 gramas de carne de porco picada + 300 gramas de carne de bovino picada
1 ovo
1 cebola ralada
1 colher de chá de mistura de especiarias “all spice”
Sal e pimenta preta q.b.        
1 pitada de pimenta branca moída (cerca de ½ colher de chá)
2 colheres e ½ de sopa de farinha
1 colher de sopa de manteiga
1 a 2 colheres de sopa de natas
Umas gotas de molho inglês


- Verter o caldo de galinha quente numa taça e juntar-lhe as oats, deixando repousar durante alguns minutos, até que as oats absorvam o caldo.

- À parte, misturar as carnes picadas e temperar com uma pitada de sal e de pimenta preta.

- Juntar depois à taça das oats o ovo, a cebola ralada, as restantes especiarias e 1 colher e ½ de sopa de farinha, envolvendo bem. Adicionar este preparado à carne e misturar. Levar ao frigorífico durante pelo menos 20 minutos.

- Depois desse tempo, formar pequenas almôndegas com este preparado (eu gosto de as levar novamente ao frigorífico durante mais algum tempo, cerca de 20 a 30 minutos pelo menos, mas não precisam obrigatoriamente de o fazer).


- Num tacho bem amplo ou frigideira ampla e antiaderente, colocar um fio de azeite e a manteiga. Quando estiver quente, ir juntando as almôndegas ao tacho, aos poucos e poucos, para que fritem e cozinhem de forma uniforme. À medida que forem ficando prontas, retirar para um tabuleiro e colocá-las no forno previamente aquecido a 140ºC apenas para que se mantenham quentes.

- No mesmo tacho, e sem retirar os sucos que se formaram durante e cozedura das almôndegas, adicionar agora a restante colher de sopa de farinha e envolver bem na gordura da carne (se necessário, acrescentar mais uma pequena noz de manteiga). Salpicar com um pouco de água e mexer novamente, ao mesmo tempo que se deixa levantar fervura.
- Ir juntando sempre, aos poucos e poucos, mais algumas colheres de água, até que se obtenha um molho espesso e cremoso. Nessa altura, adicionar as natas e salpicar com algumas gotas de molho inglês, mexendo bem. Envolver de imediato as almôndegas neste molho e servir, acompanhadas de puré ou de batatas fritas. 


8 comentários:

  1. Segunda-feira tambem fiz umas almondegas suecas e gostei muito! Essas ficaram com muito bom aspeto e adorei que tivesses acompanhado com pure!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! :) Sempre que faço por casa, o puré é o eleito...as batatas fritas são a minha maior perdição deste mundo e por isso guarda-as para quando comemos por fora ;) hehe

      Eliminar
  2. Apesar de já não as comer há imenso tempo, almôndegas do IKEA são provavelmente a melhor coisa que se compra por lá (ahahaha)
    Que óptima sugestão para uma Quinta das nossas :)
    Beijos!
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Adoro almôndegas mas nunca fiz na versão sueca.
    O que é "porridge oatmeal" (oatmeal é aveia, certo?)

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/10-anos-de-casada-e-um-jantar-especial.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha :)
      São os flocos de aveia, usados para fazer as "famosas" oats... podes usar quaisquer flocos de aveia da tua preferência e, a meu ver, são um ingrediente essencial nestas almondegas suecas :)

      Eliminar
  4. Sou a única pessoa que nunca provou as famosas almôndegas? Eu até tenho ideia de comer lá alguma coisa, mas já não sei se foram almônegas... De qualquer maneira, para tanta fama devem ser mesmo boas!
    Essas também devem ficar uma delícia, ainda por cima caseiras :)

    ResponderEliminar