sexta-feira, 12 de junho de 2015

Lime & Orange Cake


Porque o fim de semana está (finalmente!!!) mesmo aí à porta, decidi deixar-vos hoje com uma sugestão docinha!! :D
Este bolinho é simplesmente divinal, posso-vos garantir!! Super simples e carregado de sabores cítricos que eu tanto adoro! O aroma que deixa pela cozinha é fantástico, a sua textura super macia e molinha e o sabor...é maravilhoso mesmo!! :D
Para quem gosta de bolinhos assim, simples, cítricos e saborosos, então vão ter mesmo de experimentar este acreditem! A cara-metade, depois de cortar e provar a primeira fatia, diz, do alto da sua "cultura culinária", que este tinha sido um dos melhores bolos que ele já tinha comido e que eu já tinha feito nos últimos tempos!! :)  (não gostei lá muito desta última parte, confesso, porque ando sempre a tentar "magicar" ideias para fazer bolos diferentes, todos giros e super elaborados, e ele vai-me dizer isto de um bolo de laranja e lima :P ahahah). Mas, convenhamos, neste caso, como em tantos outros, a simplicidade sai mesmo vencedora! ;)




Ingredientes: 
125 gramas de manteiga à temperatura ambiente
Raspa de 2 limas
220 gramas de açúcar
3 ovos
200 gramas de farinha com fermento
125 gramas de iogurte natural
Para a calda: 
Sumo de 1 laranja média
Sumo de 1 lima
3 colheres de sopa de açúcar


- Numa taça grande, bater a manteiga com a raspa de lima durante alguns segundos. Aos poucos e poucos, e sem nunca parar de bater, ir adicionando o açúcar, até que este esteja bem incorporado na manteiga.

- Juntar os ovos à mistura, um a um, batendo bem entre cada adição.

- Com a ajuda de uma colher metálica, ir depois adicionando a farinha, alternando com o iogurte, envolvendo muito bem, até que forme um preparado bem liso e cremoso.

- Verter esta mistura numa forma untada e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 a 35 minutos, ou até que o bolo esteja cozido.


- Quando o bolo estiver quase pronto, juntar todos os ingredientes da calda num pequeno tacho e levar ao lume, mexendo constantemente até que o açúcar dissolva. Deixar que o líquido levante fervura e ferva durante cerca de 3 minutos, até que espesse ligeiramente e forme uma calda. Desligar.

- Retirar o bolo do forno e, com ele ainda quente, fazer vários furos na superfície do bolo com a ajuda de um palito ou de um garfo, e verter sobre ele a calda ainda quente. Deixar que o bolo repouse e arrefeça um pouco na forma, apenas o tempo necessário para que seja possível desenformá-lo. Deixar arrefecer completamente antes de servir. 


9 comentários:

  1. Adoro bolos com calda!
    Este é sem dúvida perfeito para celebrar o fim-de-semana (que por estas bandas se adivinha chuvoso...:S)
    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão!

    Adoro bolos húmidos, que levam aquelas caldas deliciosas! Tenho de o experimentar :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo Daniel! Porque este é tão simples e tão delicioso, que vale mesmo, mesmo a pena!! :)

      Eliminar
  3. Ficou com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/crepes-gratinados-com-molho-de-pizza.html?m=0

    ResponderEliminar
  4. Que bolo famoso que esse é então! Deve ser uma delícia :)
    Quanto à simplicidade, também ouço sempre isso :P Uma pessoa faz cupcakes adoráveis e ninguém liga, mas chega depois com um bolo de laranja do mais básico que há e babam-se todos :P

    ResponderEliminar