sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Bifinhos de porco com ervas e pimentos assados // Pork Fillet with Roasted Peppers & Herbs


Um prato cheio de cores, sabores e texturas! Vibrante, exatamente como se quer agora nestes dias de verão! Ideal para partilhar e para ir comendo, devagar, degustando e aproveitando, intercalando com uma boa conversa, umas ótimas gargalhadas e uns copos de vinho branco bem fresquinho! :D
Uma sugestão que vos deixo para experimentarem neste fim de semana que está mesmo, mesmo aí à porta...ou noutro qualquer dia! :D



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 lombinho de porco
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de orégãos secos (mais uma pitada para temperar os tomates cereja)
1 ou 2 pimentos assados em conserva
1 colher de sopa de cebolinho fresco picado
1 colher de sopa de salsa fresca picada
Azeite q.b.
Fatias de pão a gosto
1 dente de alho
Vinagre balsâmico q.b.
Sumo de limão q.b.
Pepinos em conserva

Tomates cereja

Rúcula




- Primeiro que tudo, cortar o lombinho de porco em pequenos bifinhos, com cerca de 2 a 3 centímetros cada um. Dispor os bifinhos numa tábua e socar ligeiramente cada um, para que espalmem e cozinhem mais rapidamente. Temperá-los com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, os cominhos e os orégãos. Reservar.


- Entretanto, numa tábua de madeira (ou num prato ou travessa grande), colocar o pimento em conserva cortado grosseiramente, a salsa e o cebolinho e regar tudo com um fio generoso de azeite. Reservar.


- Grelhar os bifinhos de porco apenas alguns minutos de cada lado, até que estejam bem cozinhados mas ainda suculentos, tendo em atenção para não os deixarem secar em demasia. Retirar de imediato do grelhador e dispor os bifinhos por cima da mistura de pimentos e ervas anteriormente preparada. Deixem-nos repousar assim um pouco para que libertem os seus sucos.


- No mesmo grelhador, colocar agora as fatias de pão regadas com um pequeno fio de azeite e deixá-las alourar durante cerca de um minuto de cada lado, apenas para que o pão fique dourado e ligeiramente crocante. Quando estiver pronto, esfregar cada fatia com um dente de alho inteiro e sem casca.


- Envolver bem a carne com a mistura de pimentos, azeite e ervas, de forma a temperar os bifes com todos estes sabores. 


- Servir os bifinhos nesta mesma tábua ou transferi-los para um prato grande ou travessa, à qual se juntam alguns pepinos em conserva cortados, os tomates cereja regados com um fio de azeite e de balsâmico e polvilhados com uma pitada de sal e orégãos e ainda a rúcula regada com um pouco de azeite e sumo de limão. Se gostarem, podem ainda servir tudo isto com um ovo estrelado ou escalfado.

4 comentários:

  1. É daquelas refeições que apetece comer no jardim! Até parece que sabe melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Devem ficar mesmo saborosos! Nunca fiz, tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar