quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Noodles com almôndegas "pegajosas" de perú // Sticky Turkey Meatballs with Noodles


Nada como outra receita que cai sempre "a matar" a meio da semana! :) Façam como eu e aproveitem o fim de semana para prepar as almôndegas com antecedência, reservando-as no frigorífico ou congelando-nas! Depois, a meio da semana, é só "atirá-las" para a frigideira e, em menos de nada, têm na mesma uma refeição que toa a gente vai adorar e que é ótima também para levarem na vossa lancheira para o trabalho no dia seguinte! :)

Ingredientes:
450 gramas de carne de perú picada
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de cominhos moídos
1 colher de café de lemongrass em pó
1 colher de café de mistura chinesa 5 especiarias
1 colher de café de gengibre em pó
Noodles de ovo
1 pedaço generoso de pimento cortado em tiras finas
4 spring onions cortadas finamente
1 cebola média cortada em rodelas finas
1 mão cheia de feijão verde cortado em tiras finas de igual tamanho
2 colheres de sopa bem cheias de ketchup
3 colheres de sopa rasas de molho de soja
Sementes de sésamo para polvilhar



- Colocar a carne picada numa taça e temperar com sal e pimenta. Adicionar todas as restantes especiarias, envolver tudo muito bem e formar almôndegas. Dispô-las num prato ou tabuleiro e, se possível, levar ao frigorífico durante pelo menos meia-hora.

- Levar ao lume uma frigideira anti aderente, regada com algumas gotas de azeite ou óleo de sésamo. Quando estiver bem quente, adicionar as almôndegas e deixar que cozinhem bem e ganhem uma boa caramelização, virando-as frequentemente, durante cerca de 5 minutos. Quando as almôndegas estiver bem douradinhas, reduzir o lume e deixar que acabem de cozinhar no interior, continuando sempre a mexer constantemente a frigideira. Se necessário, vão salpicando a frigideira com vinho branco ou água quente de vez em quando, para que a carne não queime e as almôndegas mantenham a sua suculência no interior.




- Entretanto, colocar o feijão verde numa taça e cobri-lo com um pouco de água a ferver, apenas o suficiente para que as tiras de feijão verde fiquem completamente cobertas. Deixar repousar durante cerca de 2 minutos. Ao final desse tempo, juntar os noodles a essa mesma taça e cobri-los totalmente com água a ferver. Verificar o tempo de cozedura mencionado na embalagem dos noodles e retirá-los cerca de 2 minutos antes do tempo indicado, assim como o feijão verde. Escorrer tudo bem, reservando 1 copo desta água.

- Levar ao lume uma wok ou uma frigideira, regada com um pouco de azeite ou molho de sésamo. Adicionar a cebola e o pimento e saltear durante 2 a 3 minutos. Acrescentar os noodles e o feijão verde, regar generosamente com uma colher de sopa de molho de soja e 2 a 3 colheres de sopa da água onde cozeram os noodles e o feijão verde. Envolver bem. Desligar o lume e distribuir os noodles pelos pratos/taças.



- Para terminar as almôndegas, quando já estiverem bem cozinhadas, basta adicionar o ketchup e o restante molho de soja à frigideira, abanando muito bem para que todas as almôndegas fiquem cobertas. Se necessário, para que este molho não seja tão espesso, juntar um pouco da água de cozedura dos noodles. Desligar o lume, salpicando bem toda a frigideira com sementes de sésamo e abanando bem para que todas as almôndegas fiquem cobertas. Juntá-las aos noodles e servir de imediato.

4 comentários:

  1. São certamente umas almôndegas bem aromáticas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Haha, adorei o 'pegajosas'. Malditos blogs americanos e o vosso uso de 'sticky' para tudo :P Ficaram mesmo com bom aspeto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que é sticky deixa-me logo a salivar só de ouvir o nome :D ha ha
      Beijinhos *

      Eliminar