terça-feira, 15 de março de 2016

"Na Minha Cozinha Nunca Falta...#13" - Chocolate & uma receita de Bolo Fondue de Chocolate e Caramelo


Hoje tenho a certezinha absoluta que o "must-have" que escolhemos para a edição deste mês vos vai agradar a todos, sem exceção...e espero que vos deixe a babar também ! :D hehe
Isto porque, este mês, para mais uma edição do "Na Minha Cozinha Nunca Falta", eu e Ana escolhemos, nada mais nada menos, do que...CHOCOLATE! :)
Verdade, verdadinha! :)



E, como no mês passado, celebrámos um aninho deste nosso projeto, este mês decidimos que seria justo meter-me as duas as mãos na massa e fazermos ambas um doce. Até porque, quando o assunto é chocolate, era extremamente injusto ser de qualquer outra forma! :) E porque, celebração que é celebração, tem sempre de ter um docinho certo? ;)
Não se esqueçam de reservar um bocadinho de estômago e passar lá pelo Recanto com Tempero da Ana para se deliciarem com a maravilha de chocolate que ela nos traz hoje também! :D


Ingredientes (para 2 pessoas):
75 gramas de chocolate preto
2 colheres de chá de açúcar
75 gramas de manteiga sem sal + um pouco extra para barrar as formas
2 ovos + 1 gema
40 gramas de açúcar em pó
2 cubos de chocolate de caramelo (usei chocolate Cadbury recheado com caramelo)
Gelado de baunilha
Morangos
Caramelo (usei molho de caramelo salgado)



- Barrar dois ramequins com um pouco de manteiga e salpicá-los generosamente com açúcar, agitando bem para que este forme uma camada uniforme por todo o ramequim. Reservar.

- Colocar o chocolate preto numa taça, partido em pedaços, juntamente com a manteiga, e levar a derreter no micro-ondas ou em banho-maria. Retirar e reservar, deixando arrefecer um pouco.



- Entretanto, numa outra taça, bater bem os dois ovos e a gema até formar uma mistura leve, cremosa e esbranquiçada. Nessa altura, peneirar o açúcar em pó e envolver bem nos ovos. Por fim, adicionar também o chocolate derretido a esta taça, envolvendo bem e delicadamente.

- Dividir esta mistura pelos dois ramequins, colocar no centro de cada um deles um quadrado de chocolate de caramelo e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 12 minutos, até que os bolinhos estejam firmes no topo mas ainda líquidos no centro. Retirar e deixar arrefecer um pouco. (a mistura para os bolinhos podem ser preparada com antecedência, distribuída pelos ramequins e conservada no frigorífico até à altura que os quiserem colocar no forno e servir. Se prepararem a mistura com antecedência, tenham o cuidado de envolver os ramequins em película aderente e conservá-los no frigorífico mesmo até à altura de os colocarem no forno. Desta forma, os bolos vão precisar de 2 a 3 minutos extra no tempo de cozedura).



- Servir os ramequins mornos, acompanhados de morangos frescos cortados em pedaços e uma bola de gelado de baunilha, tudo regado com um fio generoso de molho de caramelo salgado.



14 comentários:

  1. Uauuuuu!
    Estou com vontade de lamber o ecrã :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Maravilha!!! Levo um para a minha sobremesa ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A juntar à tua maravilha, isso é que vai ser uma bela sobremesa ;) hehe
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que maravilha. Vim logo a correr para aqui a pensar que o prato ia ser algo salgado com chocolate e enganei me :). Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Telma! Desta vez decidimos trocar-vos as voltas e aproveitar o ambiente de ainda celebração para fazermos ambas um doce! Porque afinal, quando o assunto é chocolate, todos temos direito certo? :D hehe
      Espero que, contudo, não tenhas ficado desiludida ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Eu que adoro chocolate fiquei com água na boca.
    Que delicia...já se comia
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou uma chocolate lover mas admito que algumas receitas dão-me vontade de comer e esta parece que é uma delas :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Eu também devo confessar que não sou daqueles que baba só de ouvir falar de chocolate e também confesso que até prefiro um belo salgado ;) Mas há receitas que me conquistam - um bom bolo de chocolate é sem dúvida uma delas...e esta é outra :)
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  6. Que maravilha,...como te compreendo, na minha cozinha também nunca falta chocolate :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar