quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Há vida para além da massa de atum #21" - Rolo de carne e legumes com crosta de balsâmico


Os rolos de carne são mais uma daquelas coisas que já fazem parte do meu "portfolio culinário" ;)  (e já se devem também ter apercebido que, muitas das receitas constantes desse portfolio, são feitas com carne picada :P hehe). São daquelas coisas que não dão trabalho nenhum a fazer, rendem bastante e agradam a pequenos e graúdos, incluindo aos paladares mais exigentes! Na última passagem de ano, reunimos um grande grupo de pessoas em casa de uma amiga e eu fiquei responsável pelo "catering" ;)  E os rolos de carne obviamente que não faltaram à festa ;)  Foram comidos quentes, mornos e frios e posso-vos garantir que foram um verdadeiro sucesso entre todas as bocas presentes! Como, quando penso em receitas deste género, vêm-me de imediato à cabeça palavras e expressões tais como "económico", "fácil e rápido de preparar", "pouco trabalhoso" e outras quantas do género, nada melhor do que trazer-vos esta receita hoje, quinta-feira, para mais um dia do "Há vida para além da massa de atum"! :)  Vocês já sabem...aquele projeto que partilho com a minha querida Teresa que, hoje, lá pelo seu blog, também vos preparou uma pequena maravilha. Por isso não se esqueçam de passar pela Cozinha da Ovelha Negra para saberem tudo ;)




Ingredientes para 4 pessoas: 
Cerca de 500 gramas de carne de porco picada
2 cenouras médias
¼ pimento vermelho
¼ pimento verde
½ curgete
2 spring onions
1 cebola roxa média
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de colorau
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de ketchup


- Colocar todos os legumes numa picadora ou robot de cozinha e triturar até que estejam desfeitos em pequenos pedaços (podem também perfeitamente cortá-los com a ajuda de uma faca, em pedacinhos bem pequenos).

- Colocar a carne picada numa taça, adicionar-lhe os legumes picados e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, o colorau e o molho inglês. Colocar esta mistura numa forma de bolo inglês ou dar-lhe o formato de um rolo e colocá-lo num tabuleiro. 

- À parte, misturar o vinagre balsâmico com o ketchup e pincelar generosamente a parte superior do rolo de carne com este preparado.

- Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de uma hora ou até o rolo de carne estar cozinhado e ter uma camada exterior bem tostadinha (ter em atenção apenas que é necessário virar o rolo de carne algumas vezes ao longo do tempo de cozedura, para que fique tostado uniformemente).



4 comentários:

  1. Ando há que tempos a magicar um rolo de carne, porque nunca fiz nenhum! E este deve ser bem bom. Não queres mandar-me um pelo correio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mando com todo o gosto :D Mas sabes que mais?! Se nunca fizeste rolo de carne, então tens mesmo de experimentar... ainda por cima, agora tens um forno novo e tudo, todo catita... não tens desculpa ;)

      Eliminar
  2. CUIDADO! Isso é muito perigoso... Nunca ponhas em prática uma receita boa demais, eu já cometi esse erro e agora não posso fazer doces que não flan pâtissier... Já estou enjoada da receita (do bolo não, que é delicioso ;)). "Hmm, para sábado estou a pensar fazer x ou y" (x ≠ flan pâtissier ∧ y ≠ flan patissiêr) (eu sei que os símbolos estão meios raquíticos e esquisitos mas estou num tablet e já me custou encontrar estes :P) "nãããão... É muito doce/trabalhoso/elaborado. Faz aquele... como é que se chamava? Era tão bom..." " *suspiro*... flan?..." "Sim, mesmo esse! É delicioso, faz antes esse." "Prooonto, está bem, eu faço flan -.- " -> história da minha vida.
    Não caias no mesmo erro ;)
    - separador de temas -
    Só fiz rolo de carne uma vez, recheado com queijo ou assim. Já foi há uns tempos, mas acho que gostei :) Tenho de experimentar outra vez (o meu foi enrolado à moda antiga, nada de formas inglesas (para seguir o molho inglês - estás a começar a habituar-te à coisa, não estás?) ou semelhante ;)).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahah...opá a sério, só mesmo tu :D
      Não te preocupes que levarei em conta os teus conselhos ;) hehe
      - Separador de temas- (gostei desta por isso copiei :P hehe)
      Tens de fazer então rolo de carne mais vezes proque tenho quase a certeza de que gostaste mesmo dessa única vez que fizeste :P E normalmente também os enrolo "à moda antiga" mas convenhamos que este tipo de formas dá bastante jeito para a coisa ;)

      Eliminar