quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Salada mediterrânica de couscous e atum


Ontem deixei-vos com uma comidinha de forno, daquelas saborosas e super reconfortantes, que dão muito pouco trabalho....Hoje deixo-vos com uma saladinha ótima para dias de mais sol e calor, mas também super fácil, simples e prática, bem saudável e cheia de sabor. Um pratinho reconfortante, que não é quente nem é totalmente frio (é morno, claro está :D hehe), com imensos sabores leves e frescos e com um ótimo contraste de texturas! :)



Ingredientes para 4 pessoas:
1 caneca de couscous
1 colher de café de açafrão das índias
2 a 3 latas de atum escorrido
4 pepinos em conserva cortados em pedacinhos
2 mãos bem cheias de uma mistura de folhas de salada a gosto
2 tomates vermelhos mas firmes, cortados em cubos
1 pepino médio sem sementes cortado em pequenos pedaços
3 spring onions cortadas finamente (ou uma cebola média)
Cebolinhas em pickles a gosto (utilizei cerca de 8 e cortei-as ao meio)
1 pimento em conserva cortado de forma grosseira
Azeite q.b.
Sumo de limão q.b.


- Preparar os couscous de acordo com as instruções da embalagem (eu utilizo sempre a medida de uma chávena de couscous para duas chávenas de água a ferver), adicionando à água uma pitada de sal e o açafrão.

- Quando estiverem prontos, colocar os couscous numa saladeira. Juntar-lhes o atum, os pepinos em conversa, as folhas de salada, os tomates, o pepino, as spring onions, as cebolas em pickle e o pimento em conserva. Regar tudo com um fio generoso de azeite e o sumo de limão, envolver bem e servir de imediato.

6 comentários:

  1. Sabes, até há bem pouco tempo nem tinha provado couscous, fazia-me confusão... Depois a 1ª experiência foi pavorosa... lol!!! Finalmente provei na casa da minha sogra, gostei tanto que já repeti a experiência algumas vezes :)
    Adorei esta tua saladita, é mesmo a minha cara!!
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Olha Xana, estás basicamente a descrever a minha experiência com este ingrediente também ;) Não foi assim há muito tempo que comprei e confecionei couscous pela primeira vez...e foi pavoroso :D hehe Desisti durante uns tempos e entretanto resolvi voltar a tentar (em mais uma das minhas teimosias culinárias) e agora estou a gostar cada vez mais de experimentar :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Gosto de couscous e o restante dos ingredientes está bem do meu agrado, deixou uma salada bem saborosa e fresquinha. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :) Fica mesmo saborosa e bem fresquinha, ideal para dias mais quentinhos :)
      Beijinhos *

      Eliminar