sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bolo de maçã, iogurte e avelãs


Parece que começa a ser "tradição" por aqui a publicação de um docinho à sexta-feira. Mas olhem...tem calhado assim :)  E, sinceramente, acho que calha muito bem!! Bolinhos para acabar a semana com a boca bem docinha e com a alma reconfortada. Bolinhos para ter em casa ao fim de semana, para comer esticados no sofá ou para receber a família e os amigos! Bolinhos...porque sim :)
Um ótimo fim de semana a todos!!! :D



Ingredientes: 
3 ovos
1 iogurte com pedaços de avelã (se não tiverem ou não encontrarem, podem usar um iogurte com pedaços de outros frutos secos ou então utilizar um iogurte natural e adicionar-lhe avelãs ou outros frutos secos de que gostem, bem picados)
2 chávenas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 colher de sopa de manteiga magra à temperatura ambiente
1 colher de sopa de mel
2 maçãs médias (1 maçã e ½ cortada em pequenos pedaços e a restante ½ maçã cortada em fatias finas)
2 colheres de sopa de iogurte magro natural (usei grego)

 
- Numa taça grande, juntar os ovos, o iogurte de avelã, a farinha, o bicarbonato, a manteiga e o mel, batendo tudo muito bem. 

- Adicionar depois a esta mistura as maçãs cortadas em pequenos pedacinhos (reservar a metade da maçã cortada em fatias) e o açúcar, envolvendo tudo. Por fim, acrescentar o iogurte natural e mexer tudo bem mais uma vez, para que a mistura fique um pouco mais macia e uniforme. 

- Deitar este preparado numa forma (eu usei uma forma de bolo inglês) e dispor a restante maçã anteriormente fatiada por cima desta massa. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos, ou até o bolo estar cozido. 


12 comentários:

  1. E que belo bolinho para alegrar o fim-de-semana Vânia!
    Aproveita bem o teu :)
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :) Aproveita muito bem também :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Hmm já sabes que adoro bolos de maçã, e este parece-me mesmo mesmo bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei pois, somos duas a adorar ;) Este é bem denso e cheio de maçã, diferente dos que costumo fazer normalmente mas uma verdadeira delícia ;)

      Eliminar
  3. Hummmmm que bolinho maravilhoso, eu adoro bolos com frutas frescas mas sem duvida que o de maça é dos meus preferidos.


    http://maguienacozinha.blogspot.com


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida :) Então és tal e qual como eu, porque eu não resisto a um bolinho de maçã ;)
      Beijinhos e bom fim de semana *

      Eliminar
  4. Ai amiga, que bolo delicioso! Podes perfeitamente continuar a partilhar connosco bolinhos,...nós não nos importamos :)
    Beijinhos,
    Fico à tua espera:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Muito obrigada Mary :D E ficam prometidas muitas mais partilhas doces ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. O bolo parece muito bom! Adoro bolos/pão que têm na massa frutos secos :) Não costumo usar maçã em bolos (também não costumo fazer muitos bolos deste género, para desespero da minha família...), acho que só fiz queques de maçã com crumble e bolo de courgette e maçã, de resto nada. Não que não goste, só que há mais fãs de laranja/cenoura/coco :) De qualquer maneira, há lugar para tudo, certo? Só não gostei dessa insinuação de possível substituição de fruto seco... Estás a dizer que as avelãs NÃO são insubstituíveis?! :P
    Tu publicas a receita no dia em que a fazes ou calha ser à sexta? Fiquei curiosa :P
    Eu gosto imenso de ter gente para empanturrar de bolos... A minha família mesmo próxima é super-chata e anda sempre de dieta, e uma pessoa não pode fazer um bolinho de jeito (claro que faço à mesma, mas se houver mais alguém faço antes dois ou três! hahaha :))... "Oh, essas porcarias que tu fazes, se fizesses comida de jeito" (o paleio desaparece quando estão a comer, não te preocupes) "O QUÊ?! Ovo/peito de frango cozido NÃO conta como comida?!" (pronto, não exageremos, também faço chili (em quantidade suficiente para dar para 20 refeições :P), bolonhesa, vitela com pimentos, coisas assim. Se bem que não sei com quais critérios estou a contar, porque aqui no norte (de Portugal! :P) comida = feijoada, sarrabulho, arroz de pato, massa com coibes, caurdo (pronto, esta nem encaixa muito bem, mas há gente que fala tão engraçado :P eu também não digo os ãos abertos, mas não digo caurdo hahaha :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha caixa de email aparece: "novo comentário de Avelã"...e eu imediatamente penso "o que será que aí vem hoje?!" :P hehehehehe
      As avelãs são completamente insubstituíveis...é precisamente por esse facto que só existe uma, uma única, verdadeira e original :D (diz lá se não estive bem à altura com esta resposta hein?! :P hehe)...
      E para que conste, sou do Centro (de Portugal :P ) mas adoro o sotaque do norte por isso li todos esses nomes (por sinal de todas essas refeições maravilhosas!!) com o sotaque mais acentuado possível :P
      E quanto às receitas...raramente as publico no dia em que faço. Faço as receitas, vou guardando tudo no computador e depois vou publicando à medida que me apetece ;)

      Eliminar