sábado, 13 de setembro de 2014

Bolo mousse de chocolate


Como já vos disse, os três homens da minha vida chamam-se João! Um deles, a minha criança (entenda-se o meu irmão claro :P ) fez anos no passado dia 31 de agosto. 11 dias depois calhou a vez à minha cara-metade :D  Passei literalmente a tarde na cozinha, de volta de tachos, panelas, formas, forno e outras coisas tais e saíram de lá coisinhas realmente saborosas, posso-vos garantir ;) hehe  E claro, saíram bolos, vários bolos :)  
Ainda não tive tempo para ver com calma todas as receitas que participaram no último desafio do projeto "Dia Um...na Cozinha", mas já estive a dar por lá uma vista de olhos rápida...e os meus olhos até caíram quando viram a participação da Maria João, do blogue Ponto de Rebuçado- Receitas. Eu, que até não sou lá muito gulosa e não costumo ficar a salivar por coisas com imenso chocolate, confesso que fiquei completamente rendida ao seu Bolo Mousse de Chocolate. Mas, ao olhar para ele, só me lembrei o quanto o J. aqui de casa ia simplesmente adorar aquele bolinho! E, a faltarem tão poucos dias para o seu aniversário, haveria melhor desculpa para o fazer?! ;) hehe  Pois claro que não!! :D  Este ficou então o bolinho apenas para nós os dois, para cantarmos os Parabéns aqui por casa no seu dia de anos! :)  Eu quis deixar o bolo completamente decadente, mesmo muito mousse de chocolate, bem líquido e cremoso no interior e, portanto, obviamente que, quando o tentei desenformar (simplesmente porque achei que cantar os parabéns na forma era capaz de não ficar lá  muito bem), ele desmoronou um pouco! Mas sabem que mais?! Não há mesmoooo problema nenhum, não fiquem tristes com isso! Experimentem, experimentem mesmo porque vale bemmmmm a pena! :D  É provavelmente o bolo de chocolate mais feio que já alguma vez fiz, mas também, muito provavelmente, um dos mais decadentes e deliciosamente saborosos e tentadores!! ;)




Ingredientes:
300 gramas de chocolate negro
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
9 ovos
350 gramas de açúcar
2 colheres de sopa cheias de farinha
1 colher de sopa rasa de cacau em pó

- Numa taça, colocar o chocolate partido em pedaços, juntamente com a manteiga, e derrete-lo no micro-ondas ou em banho-maria. Reservar.

- Separar as claras das gemas. À taça das gemas, adicionar o açúcar e bater bem. Juntar depois o chocolate derretido e bater mais um pouco.

- À parte bater também as claras em castelo. Juntar primeiro duas colheres de claras ao preparado anterior e bater energicamente, adicionando depois as restantes e envolvendo delicadamente.


- Retirar para uma taça 1/3 desta mousse e reservar. À restante acrescentar a farinha e o cacau em pó e misturar bem. Verter este preparado numa forma forrada com papel vegetal ou untada com manteiga e polvilhada com farinha (se quiserem que o bolo fique mesmo líquido e bem cremoso no interior, o ideal é fazerem-no numa forma onde depois o possam imediatamente servir ou então numa forma de fundo amovível). 

- Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, até o bolo estar cozido nos lados mas no centro ainda estar bem mole e líquido. Retirar do forno e deixar arrefecer. Quando estiver frio, cobri-lo com a restante mousse anteriormente reservada e levar ao frigorífico durante cerca de 2 horas antes de servir. Para dias mais festivos, tal como foi o meu caso, podem decorá-lo com Maltesers e salpicá-lo com nozes e avelãs picadas.


10 comentários:

  1. Oh Meu Deus! A minha glicémia subiu a níveis nunca antes vistos! Que coisa tão decadente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah :) Então podes imaginar a minha, que efetivamente o comi :P hehe

      Eliminar
  2. Bem posso imaginar o sabor deste bolo mousse de chocolate :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. ...E olá.
    Ao menos não fiquei com a curiosidade do bolo :P Sinto-me como quando vejo um programa gravado (ou seja "Tomem lá, anormais que perdem o tempo dos intervalos a ver TV em direto!"- não aplicável a jogos de futebol, episódios novos de séries muito aguardadas e semelhante por razões relativas a spoilers :P).
    Não gosto muuuito de bolos de chocolate, mas considerando que tem na frase descritiva "decadente", parece-me bastante bom :)
    Às vezes acontecem-me coisas do género, mas como tenho sorte e as minhas cobaias não são outra coisa que não leigas em culinária, não percebem nada ;) Ainda o outro dia fiz uns vol-au-vents assapados para fazer bouchée à la reine e ninguém pensou que estivesse mal feito (mas claro que eu entro no modo culinário-depressivo está-uma-porcaria e digo que não está nada bem hahaha)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu apressei-me de imediato, porque não queria que ficasses a morrer de curiosidade :P hehe
      Eu gosto de bolos de chocolate mas não sou daquelas pessoas que morrem de amores por chocolate e ficam logo a salivar com receitas que levam este ingredientes dos deuses :P Mas confesso que fiquei rendida a este bolo, é mesmo divinal ;) hehe

      Eliminar
  4. É provavelmente o bolo de chocolate mais feio que já alguma vez fiz, mas também, muito provavelmente, um dos mais decadentes e deliciosamente saborosos e tentadores!! :D :D
    O que já me ri com a tua descrição!! Eu tenho andado com tão pouco tempo para visitar os blogs, que ainda não tinha visto! Ainda bem que gostaram! Aqui por casa já o tive de repetir, a pedido dos meus homens que já o elegeram com "O" bolo de chocolate! ;)
    E este teu, descaído e tudo, vai para o meu álbum do Facebook!
    Beijinhos, querida e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não há mesmo melhor descrição Maria João :D hehehe
      E eu vou pelo mesmo caminho que tu, vou ter de o repetir não tarda (uma chatice como deves imaginar :P hehe)...
      Obrigada eu minha querida por esta fantástica inspiração ;)
      Beijinho grande *

      Eliminar
  5. Sem dúvida uma ótima escolha!
    Certamente um delicioso bolinho, que terá feito as maravilhas de quem o provou :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita mesmo que sim Ana Filipa, é uma verdadeira perdição ;)
      Beijinhos *

      Eliminar