segunda-feira, 15 de setembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum - Desafio #5" - Petiscos Saudáveis e Amigos da Carteira

E como o prometido é devido, cá estamos nós novamente com mais uma série de Desafios do projeto "Há vida para além da massa de atum"!! Passado o mês das férias, regressamos agora em grande, com mais um verdadeiro desafio para vos levar a todos até às vossas cozinhas e nos trazerem mais uma boa dose de receitas fantásticas, de nos deixarem a todos de água na boca ;)  Não sei se ainda se lembram mas a Ana Filipa, do blog A Petiscana, foi a vencedora do nosso último desafio "Bora lá fazer Gelados: sugestões para dias de calor...e de crise". Como tal, dita a "tradição" que é a Ana Filipa quem escolhe o tema do próximo desafio. E, para este novo mês, ela escolheu um tema que não poderia estar mais ligado a ela e ao seu blog: Petiscos Saudáveis e Amigos da Carteira!!! :)  Digam lá se já não ficaram cheios de entusiasmo e de ideias para pôr em prática?! ;) hehe
Pois é, a partir de hoje e até ao dia 5 de outubro, contamos com as vossas participações: uns belos petiscos, rápidos, práticos, saudáveis e bem económicos, que venham animar esta nossa petiscada virtual :D  
Este mês, o blog da Ovelha Negra é o anfitrião do projeto por isso não se esqueçam que é lá que têm de deixar os links das vossas participações :)  Mais uma vez contamos convosco para que o próximo desfile de receitas não seja somente um sucesso...mas seja também uma verdadeira tentação ;)
A Ovelha Negra já tem a participação fantástica dela a postos no seu blog, por isso não se esqueçam de passar por lá hoje para se deliciarem com o petisquinho que ela preparou para esta nossa bela mesa :)

Eu, obviamente, também já fui para a cozinha para vos deixar a minha sugestão e optei por uns Ramequins no forno com queijo, tomate e ovo! Uma sugestão fácil, fácil, fácil, bem rápida de preparar e super económica! Uma verdadeira maravilha, acreditem! Faz-se num abrir e piscar de olhos e podem comê-la bem quente, morna ou fria, não importa...é deliciosa de qualquer forma! E quando vocês ou os convidados das vossas petiscadas "mergulharem" o pãozinho ou as tostas nestas tacinhas, preparem-se para ouvir comentários do género: "hmmmmm, sabe a pizza!!". É que sabe mesmoooo! E sabe tãooo bem ;) hehe




Ingredientes para 4 ramequins: 
1 pedaço de queijo brie, com cerca de 5 cm, cortado em pequenos pedaços
1 mão de queijo Cheddar
3 colheres de sopa de azeitonas cortadas às rodelas
4 colheres de sopa de polpa de tomate
8 tomates cereja cortados às rodelas ou em quartos
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de orégãos secos
1 colher de chá de cebolinho fresco picado
4 ovos

- Numa taça, juntar todos os ingredientes, exceto os ovos e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, os orégãos, o alho em pó e o cebolinho. Envolver bem e delicadamente e distribuir por 4 ramenquins ou outras tacinhas que possam ir ao forno, tendo o cuidado de não as encher totalmente. Abrir um ovo em cada uma das taças e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cera de 10 a 15 minutos, ou até os ovos estarem cozinhados, mas não em demasia (o importante é que a clara esteja cozida mas a gema ainda esteja líquida).

- Retirar e servir quente, frio ou morno, acompanhado de umas fatias de pão torrado ou tostas. 




E é claro que a nossa querida Ana Filipa também já foi para a cozinha preparar a sugestão para o tema que ela própria escolheu e com o qual tão bem se identifica. De lá saíram estes fantásticos Cogumelos Recheados e tenho a certeza que vocês vão querer a receita por isso passem pelo blog A Petiscana :)




20 comentários:

  1. Quero participações massivas para a nossa rentrée! Adorei os teus ramequins - nunca fiz nada com ovos no forno, não me perguntes porquê. Mas coincidência das coincidências tenho visto imensas receitas com ovos no forno nos últimos dias. E os teus são os que têm o melhor aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua sugestão Vânia, parece ser bem apetitosa ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana :D Como sempre, cá esperamos pelo teu delicioso petisquinho para esta nossa petiscada virtual ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
    2. Olá Vânia!
      Cá está o meu petisco: tomates recheados com bacon e queijo! Simples, económico e muito saboroso :)

      http://recantocomtempero.blogspot.pt/2014/09/tomates-recheados-com-bacon-e-queijo.html

      Beijinho

      Eliminar
    3. Obrigada Ana :D
      Ficaram fantásticos, com aquele queijinho derretido como eu tanto gosto! Espero que tenhas feito muitos porque aposto que toda a gente que se sentar à mesa deste desafio vai querer provar ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Têm mesmo bom aspecto os teus ramequins! Eu já comia um...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :)
      Cá esperamos, como sempre, pelo teu belo petisquinho ;)
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar
  4. Eu que adoooro petiscos e cada vez o conceito low-cost se torma mais e mais essencial, aprecio imenso o tema desta edição.
    Farei os possíveis para participar, Vânia!
    Estes teus ramequins estão deliciosos. O ovo é um ingrediente, muitas vezes sub-valorizado, que fica excelente e altamente saboroso desta forma. Gostei muito :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Susana!! :D Fico mesmo feliz por teres gostado do tema (eu também o adorei confesso, até porque, tal como tu, adorooo petiscos :P ), e fico ansiosa à espera da tua participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Olá Vânia cá estou de volta a ativa depois de umas férias com a filha. Adorei seus ramequins deliciosos, um belo e econômico petisco. Vou ver se esse mês participo; Adorei a receita, bem saborosa e com um linda apresentação. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Josy :) Depois de uma merecidas férias, espero agora pelo teu petisquinho fantástico para este nosso novo desafio ;)
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar
  6. Neste vou tentar participar ;) De qualquer maneira é mais amplo, por isso é mais fácil :)
    Ambas as sugestões me parecem muito boas! Eu acho mesmo giro ver fotos de comida (doces ou salgados) em ramequins... Eu tenho a sua versão foleirinha, mais conhecida por copinhos-que-vêm-dos-gelados-do-restaurante-e-que-a-minha-avô-manda-lavar-para-trazer-para-casa-e-medir-o-arroz :) Ainda servem para bastantes coisas... Os meus armários sofreram uma inovação quando a embalagem mudou, agora já não tenho tantos daqueles foleirinhos todos lascados ;) E já tenho uns 10 dos novos, tenho parentes viciados em taças mozart ;) Ao menos o nome é chique, certo? Portanto, não é nada à javarda ter imensos copinhos de gelado em casa ;)
    E pronto, a acabei por voltar ao mesmo e fazer uma dissertação sobre copinhos de gelados...
    Logo eu, que ando sempre a evitar fazer isso.
    Porcaria, pá :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmooooo à espera da tua participação!! ... quiçá, em copinhos de gelados :P

      Eliminar
  7. Hummm gosto tanto dos ovos no forno e com uma boa salada e sopa dá uma bela refeição. Vou ver se participo na próxima semana. :-)


    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo Clarinha :) Petisco ou refeição principal, não importa...gosto imenso de ovinhos no forno de qualquer forma ;)
      Fico a aguardar ansiosa a tua participação :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. E quem não gosta de uns petiscos destes?
    Estão tão lindos os teus ramequins!
    Adoro, simples e tão bons!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente...não sei quem possa não gostar Joana ;) hehehe
      Muito obrigada querida :)
      Beijinho grande *

      Eliminar
  9. Ola Vânia,

    Acho que já tenho a receita certa perfeita para participar neste vosso desafio.... Uma excelente ideia!

    Beijocas

    Margarida

    http://maguiencozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Margarida, fico super contente :D E claro, fico então a aguardar ansiosa por essa receita perfeita ;)
      Beijinhos *

      Eliminar