domingo, 28 de dezembro de 2014

Cheesecake de lima e chocolate branco com framboesas



Com a passagem de ano e o dia de Ano Novo mesmo aí à porta, aposto que, aí por casa, já se folheiam caderninhos de receitas e revistas culinárias e se levam a cabo pesquisas intensivas pela internet para decidirem que menu fantástico irão apresentar nestes dias ;)  
O ano passado, fiquei responsável por organizar (planear, comprar e cozinhar) um jantar de passagem de ano para cerca de 20 amigos. Nos dois/três dias antes da noite de 31 de dezembro, a minha casa (leia-se a minha cozinha!!!) parecia um verdadeiro serviço de catering :P hehehehe  Foi cansativo mas fantástico e adorei a experiência de poder cozinhar para todos os nossos amigos com que nos juntámos nessa noite...e, o mais importante, foi que toda a gente adorou!! :D  E ainda sobrou tanta comida que cada um levou tupperwares para casa :D ahahah
Este ano, infelizmente, não estamos em Portugal para comemorar a entrada do novo ano junto de todos esses nossos amigos mas de certeza que, aqui por Londres, também sairão para a mesa, nessa noite, coisinhas muito especiais ;)  Especiais como esta que hoje vos trago! É o verdadeiro termo que melhor define, para mim, este fantástico cheesecake: especial...ahhh, e claro...delicioso!!! :)  É super simples, fácil e rápido de fazer e digam lá se não fica lindoooooo em qualquer mesa?! :D  
Podem optar por fazer vários cheesecakes pequenos como este, e servi-los de forma individual, ou se preferirem, tripliquem ou quadripliquem as dosagens desta receita e façam um tradicional, daqueles bem grandes...e partilhem-no depois com todos aqueles de que gostam :)





Ingredientes para um cheesecake pequeno (usei uma forma com cerca de 12 cm de diâmetro):
4 ou 5 bolachas digestivas (podem substituir por bolachas Maria, por exemplo)
1 colher de sopa de manteiga à temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida
100 gramas de queijo-creme
50 ml de natas
40 gramas de açúcar em pó
1 lima
Para a cobertura: 
50 gramas de chocolate branco, partido em pedaços
4 colheres de sopa de natas
Framboesas frescas


- Colocar as bolachas numa picadora e triturá-las bem. Em alternativa, colocá-las num saco hermético e desfazê-las com a ajuda de um rolo da massa. Verter as bolachas desfeitas numa taça e adicionar-lhes a manteiga, amassando e misturando tudo muito bem com as mãos, até que este preparado fique com a consistência de areia molhada. 

- Untar uma forma de fundo amovível com manteiga e forrar o seu fundo com a bolacha, pressionando bem para que fique uma camada bem uniforme e compacta. Reservar no frigorífico enquanto se prepara o recheio.

- Numa outra taça, bater bem o queijo com as natas e o açúcar, até obter uma consistência lisa e homogénea. Adicionar a raspa de uma lima e o sumo de meia e envolver bem. 


- Verter este preparado na forma, por cima da base de bolacha, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer totalmente.

- Para a cobertura de chocolate branco, basta deitar as natas num pequeno tachinho e levá-las ao lume mínimo. Deixar que aqueçam lentamente e, quando começarem a ferver, desligar de imediato o lume e acrescentar às natas o chocolate branco partido em pedaços, deixando repousar assim, sem mexer, durante 5 minutos. Ao final desse tempo, mexer este preparado, para que o chocolate se derreta por completo e forme um ganache bem liso e cremoso. 

- Quando o cheesecake estiver totalmente frio, assim como o ganache de chocolate branco, verter este último por cima do bolo. Decorar com framboesas e salpicar tudo com mais umas pequenas gotas de sumo e raspa de lima. Levar ao frigorífico durante algumas horas antes de servir.


11 comentários:

  1. Que aspecto delicioso Vânia! :)
    Fiquei com água na boca!
    Beijinhos e bom ano novo!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. OH-MEU-DEUS! Vânia estása ficar pró nas sobremesas!! :D Tekas likes!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspeto! Espero que a passagem de ano seja em grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :) A passagem de ano foi ótima, espero que a tua também tenha sido e que tenhas entrado da melhor forma neste novo ano :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que. Estranho. :O
    Isso é cheesecake? Para mim cheesecake é tipo: camada de bolacha e manteiga, camada de queijo creme/ovos/natas, camada de fruta! É mesmo estranho, tenho um cheesecake no frigorífico e não se parece nada com esse :P
    Pôr na base bolacha com queijo creme! Estraanho :O Tu andas a querer ver se eu tenho um ataque antes de chegar a 2015?!
    Devias chamar-lhe antes "bolacha gigante", até porque se pensares nele como uma bolacha gigante é adorável! :D Parece mesmo :)
    Deve ser muito bom, e tem um aspeto muito sofisticado! Além disso, alteraste completamente a minha ideia de um cheesecake hahaha :)
    Só uma coisa: Podes dar-me o link de onde adaptaste a receita (se tiveres adaptado de algum lado)? É que eu gostava de ver e, já agora, ver também mais receitas do género, que fiquei curiosa! :)
    Por acaso já fiz 5 sobremesas para festejar o ano novo :D Mas não fiquei encarregada de "comida mesmo" (ainda bem!) :)
    nota: comentário escrito no dia 31 :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã.................................
      Devias ler as receitas com mais atenção antes de comentar porque, por momentos, deixaste-me baralhada e tive de ir ler o meu post duas vezes para ver se não tinha escrito tudo mal :P ahahahahahah
      Sim, isto é um cheesecake :P Camada de bolacha com manteiga - check! Camada de queijo-creme com natas - check...Só a camada de fruta é que não calhou ser neste e foi uma de chocolate branco (porque podes fazer cheesecake sem fruta, é permitido, e chama-se na mesma cheesecake :P hehe)
      E infelizmente não te posso dar o link desta receita porque tinha de te dar o link da minha cabeça e ainda eu própria o estou para descodificar :D ahahahahah Mas posso sempre dar-te mais receitas do género :P

      Eliminar
    2. Aaaah isso esclarece bastantes coisas :P Como vi os ingredientes juntos pensei que pertencesse tudo à mesma camada, e depois a camada de queijo creme está tão fininha que pensei que fosse a cobertura! Continuo a achar melhor chamar-lhe bolacha gigante, bolachas gigantes são bem melhores do que cheesecakes... ;D

      Eliminar