quinta-feira, 16 de abril de 2015

"Há vida para além da massa de atum #49" - Mac & Cheese (with cauliflower sauce)


Não sou, como já o disse inúmeras vezes e, muito provavelmente, o continuarei a fazer, uma grande fã de massas! Mas a cara-metade é! E, para além disso, devo admitir que, apesar de não morrer de amores por elas, são um ingrediente super versátil e barato e, como tal, proporcionam pratos bem variados e económicos! E há pratos de massa de que realmente gosto! E uma tacinha de um belo Mac & Cheese é um desses :D  
Contudo, e porque hoje é dia de "Há vida para além da massa de atum" e as nossas sugestões nestas quintas-feiras querem-se fáceis e rápidas mas também o mais equilibradas e saudáveis possíveis, resolvi dar um "twist" na versão original e torná-la ligeiramente mais saudável, substituindo uma quantidade generosa de queijo por couve-flor! Acreditem, fica ótimo! O sabor a queijo e aquela textura do queijinho derretido continua a estar lá, e a couve-flor faz com que o molho fique cremoso e com sabor, sem que precisemos de utilizar doses industriais de diferentes variedades de queijo (não me interpretem mal...se há pessoa que gosta de doses industriais de todos os tipos de queijo existentes à face da terra, essa pessoa sou eu...mas se pudermos satisfazer a nossa gula de uma forma mais saudável...melhor ainda certo? :P )
Não se esqueçam de ver o que a Tekas anda a tramar hoje lá pela sua Cozinha da Ovelha Negra :D





Ingredientes para 2 pessoas: 
1 chávena bem cheia de massa a gosto (usei espirais coloridas)
Sal e pimenta q.b.
2 mãos cheias de raminhos de couve-flor
150 ml de leite
Queijo ralado a gosto
100 gramas de queijo-creme light
1 colher de café de alho em pó
1 colher de chá de orégãos
2 fatias de bacon, cortadas em pequenos pedacinhos
1 mão cheia de milho cozido
Pão ralado para polvilhar
Azeite q.b.


- Cozer a massa em água abundante a ferver, temperada com sal, de acordo com as instruções da embalagem. Contudo, retirar a massa cerca de 3 a 4 minutos antes do tempo de cozedura indicado na embalagem, para que não cozinhe por completo. Escorrer a massa, reservando a água da sua cozedura. Passar a massa por água fria e reservar.

- Levar novamente ao lume o tacho com água da cozedura da massa e verter nele a couve-flor, deixando que coza cerca de 10 a 15 minutos, até que este vegetal esteja completamente mole, ao ponto de se desfazer quando ligeiramente pressionado com um garfo. Nessa altura, escorrer toda a água da cozedura e voltar a colocar no tacho apenas os raminhos de couve-flor.

- Adicionar o leite e triturar a couve-flor com a ajuda da varinha mágica até que forme um creme (se necessário, acrescentar mais um pouco de leite). Temperar com uma pequena pitada de sal e pimenta. Levar o tacho ao lume mínimo e, mexendo sempre, adicionar o queijo-creme e uma mão cheia de queijo ralado, até que tudo se incorpore e forme um preparado liso e cremoso. Acrescentar o alho em pó e os orégãos e misturar bem.

- Retirar o tacho do lume e adicionar a massa a este molho, bem como o bacon e o milho, envolvendo bem. Dividir este preparado por ramequins individuais ou verter tudo num tabuleiro de forno. Polvilhar com um pouco de pão ralado e mais uma pitada de queijo ralado e regar com um pequeno fio de azeite. 

- Levar ao forno, previamente aquecido a 190ºC, durante cerca de 20, até que o Mac & Cheese tenha uma camada superficial bem crocante e douradinha. Servir de imediato. 


12 comentários:

  1. Ao contrário de ti eu adoro massa e ainda bem que lá em casa tudo gosta.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.in/2015/04/crepes-gratinados-recheados-com-pasta.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehe Ainda bem Clarinha! Eu também gosto, só não sou daquelas que "morre de amores" :P Mas, uma vez por outra, há pratinhos com massa, como este, que me sabem mesmo bem :)

      Eliminar
  2. Adoro pratinhos de massa,...que delícia :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está algo que ia gostar de certeza

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto bastante de massa ;)
    E adoro esse pratinho. ficou com um aspecto maravilhoso.
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana :)
      Eu não gosto bastante de massa, mas às vezes sabe mesmo bem...esta foi uma dessas ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Por acaso não faço a minha massa com molho de couve-flor há muito tempo! Eu costumo deitar mais couve-flor, mas assim com um queijinho misturado deve ficar uma delícia :) Muito bom aspeto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que isto de tentar "transformar" pratos destes em algo um pouco mais saudável tem de ir por etapas :P hehe Se fosse só para mim, provavelmente tinha posto mais couve-flor também...mas tem sempre de ir um queijinho para disfarçar e agradar :P hehe

      Eliminar