quinta-feira, 14 de agosto de 2014

"Há vida para além da massa de atum #19" - Salteado de batatas e salmão fumado


Já tenho trazido por aqui, às quintas-feiras, várias receitas e receitinhas que aproveitam várias sobras que todos nós vamos tendo pelas nossas cozinhas. Afinal, é esse mesmo o propósito deste projeto - "Há vida para além da massa de atum" : partilhar ideias simples, práticas e saborosas, que nos ajudem a todos a poupar o nosso precioso tempo e a não arruinar a nossa carteira :)  Mas, por vezes, não se trata somente de saber aproveitar as sobras de comida...trata-se também de as saber "elevar". Criar refeições ótimas e diferentes a partir de "restos" de ingredientes que tenhamos pelas nossas despensas e frigoríficos. Hoje é com uma receita dessas que vos deixo em mais um dia deste projeto que partilho com a minha querida Ovelha Negra (não se esqueçam de passar lá pelo blog para ver o pratinho que ela vos traz hoje!!!). Aproveitando batatas já cozinhadas, juntando-lhes mais um quantos ingredientes bem simples e baratinhos, daqueles que, muitas das vezes, temos sempre por casa, podemos fazer uma refeição super rápida e saborosa. Mas, se lhe juntarmos também um pequeno toque de diferença (chamemos-lhe salmão fumado), elevamos completamente as "sobras" a "refeição principal de qualidade" ;) hehe  E, mesmo sendo verdade que o salmão fumado não é um ingrediente propriamente barato, o resto do prato sai-vos tão em conta que podem perfeitamente cometer uma extravagância dessas ;) 



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 mãos bem cheias de batatas cozinhadas, cortadas aos pedaços (usei restos de batatas assadas com casca, mas podem usar sobras de batatas cozidas)
Azeite q.b.
1 dente de alho inteiro, sem casca, e ligeiramente esmagado
½ alho francês cortado em rodelas
1 pimento assado em conserva cortado grosseiramente (se não tiverem, podem perfeitamente utilizar um pedaço de pimento fresco ou então assá-lo um pouco no bico do fogão para dar um toque e um sabor diferentes)
3 spring onions cortadas finamente
2 colheres de sopa bem cheias de pickles cortados aos pedacinhos
½ curgete cortada em cubinhos
Salmão fumado q.b.
Queijo a gosto


- Levar ao lume uma frigideira grande ou uma wok regada com um fio generoso de azeite e alourar ligeiramente o alho francês e o dente de alho. Adicionar as batatas e salteá-las durante cerca de 3 a 4 minutos, mexendo constantemente a frigideira para que fiquem um pouco crocantes. Adicionar então o pimento assado em conserva, as spring onions, os pickles e a curgete, agitando mais um pouco a frigideira para que tudo se envolva bem mas evitando mexer com uma colher ou algo semelhante, para que as batatas não se comecem a desfazer.

- Retirar para um prato e colocar um pouco de salmão fumado a gosto no topo do salteado, polvilhando tudo com um pouco de queijo esfarelado da vossa preferência.

4 comentários:

  1. Tu aproveitas batatas, eu aproveito claras, e é exactamente por estarmos em sintonia, ainda que no mesmo fuso horário mas a uma distância considerável, que este projecto funciona muito bem. Acho que com este post disseste tudo - não passa apenas por aproveitar os restos que andam a rebolar no frigorífico, mas sim por criar receitas e pratos completamente novos e elevados. Estamos a ir no caminho certo :)

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Ficou com bom aspecto.
    Também aproveito as batatas tanto assadas, como cozidas ou mesmo fritas. Por norma faço algo á Brás ou uma tortilha.

    Beijinhos,
    Clarinha

    Olá,

    Que aspecto tão delicioso que ficou esse prato.
    Eu não tenho a Actifry mas já várias vezes pensei em adquirir...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Que maravilha!

    Tenho andado ausente, mas sempre com saudades! :)

    Bjs

    ResponderEliminar