quinta-feira, 4 de setembro de 2014

"Há vida para além da massa de atum #22" - Hambúrgueres de frango com salsa mexicana em cama de esmagado de batata



E assim se faz, em pouco tempo e sem esvaziar completamente a nossa carteira, uma refeição bem fresca mas ao mesmo tempo reconfortante, equilibrada e muito saudável! :)  E, obviamente, se tem todos estes "ingredientes", então tem de fazer parte de mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum". Aqui por esta cozinha hoje sai esta receita bem colorida e saborosa, mas não se esqueçam de ir espreitar a delícia que a minha querida Ovelha Negra vos traz também, com todo o amor, carinho e dedicação que põe sempre em todos os seus pratinhos :)
E não se esqueçam de que agosto já terminou e, portanto, tal como ficou prometido, os desafios do "Há vida para além da massa de atum" vã regressar duante este mês de setembro! Já faltam poucos dias para anunciarmos o próximo tema, que será lançado dia 15!! Contamos com vocês todos nesta reentrada em grande sim? :D  Fiquem atentos!




Ingredientes para 2 pessoas: 
2 batatas brancas grandes
2 batatas-doces grandes
1 abacate maduro
1 tomate vermelho de tamanho médio
2 spring onions (ou cebola)
1 pedaço de pimento
Sumo de 1 lima
Azeite q.b.
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
Leite
2 hambúrgueres de frango ou peru


- Descascar e cortar as batatas em cubos de idêntico tamanho e levá-las a cozer numa panela com água e sal, até estarem cozinhadas ao ponto de se desfazerem quando pressionadas com um garfo. 

- Entretanto, enquanto as batatas cozinham, preparar a salsa mexicana, bastando para isso cortar o abacate, o tomate, o pimento e as spring onions em pequenos pedaços, juntando tudo numa taça e regando com sumo de lima. Reservar e, mesmo antes de servir, temperar com uma pitada de sal e um fio de azeite. 

- Temperar os hambúrgueres apenas com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó e grelhá-los.

- Quando as batatas estiverem prontas, escorrer bem toda a água e voltar a colocá-las na panela, com o lume no mínimo. Regar as batatas com cerca de 4 colheres de sopa de leite e, com a ajuda de um esmagador, de um garfo ou mesmo de uma colher, esmagar grosseiramente as batatas, envolvendo bem, até que formem uma espécie de puré, mas não totalmente cremoso e uniforme. Se necessário, ir acrescentando, aos poucos e poucos, mais algumas colheres de leite até que o esmagado obtenha a consistência desejada.

- Colocar um pouco deste esmagado de batata no prato, dispor o hambúrguer por cima e regar tudo com a salsa mexicana.
 



8 comentários:

  1. Adoro hamburguer de frango, ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa, por cá também adoramos hamburgueres de frango e refeições destas ;) Beijinho *

      Eliminar
  2. Mmmm gostei muito! Atá da tua faca cor de rosa pindérico :)
    Sim, tudo a ficar atento, até eu que ando com os calendários trocados e não sei a quantas ando - dia 15 tem de haver receita, vou pôr um post it no frogorífico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É favor não insultar a minha faca linda e maravilhosa...táaaaa?! :D
      E não te preocupes que, mesmo que os post-its não resultem, eu nunca te ia deixar trocar o calendário dessa forma ;)

      Eliminar
  3. Humm! Já almocei, mas acho que se esse prato estivesse à minha beira, almoçava de novo! :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaaa :D
      E, para que conste, adorei a parte do "à minha beira" ;) hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Isto é alguma espécie de dica ou assim? Ultimamente os teus posts é só carne a descansar, hambúrgueres deitados na cama... :P É aquela cena do "Paul is Dead" a repetir-se hahaha
    Olha, caso estejas mesmo com a cabeça em água e não tenhas reparado (nem andado a contar as horas que faltavam para o fim-de-semana - mas tenho a certeza de que não fizeste isso... é muito infantil, escrever as horas/dias que faltam em quadrados num papel para poder riscá-los à medida que o tempo passa... não. Ninguém faz isso. Nem eu, claro. Isso seria muito estúpido ;)), já acabou a semana ;) Não precisas de agradecer pela informação.
    Agora ao ver aí a colher de pau com a massa (muito giro, já agora ;)) lembrei-me das minhas colheres de pau mal cheirosas :P A sério, eu estava a fazer caramelo. (Adivinha... envolve pudim!) E lembrei-me de cheirar a colher (SIM, apeteceu-me cheirar a colher, não me perguntes porquê...). Digamos que nunca mais volto a usar colheres de pau. Que horror, aquilo cheirava mal, mas bifes-de-fígado-"batatas"-de-camarão-do-lidl cheirar mal. Já tinha visto várias coisas a dizer que as colheres de pau são muito pouco higiénicas, que fica alguma sujidade mesmo que se lave bem, mas tive a comprovação :) já comprei umas branquinhas!
    Achei muito engraçada a ideia de juntar batata-doce ao puré :) Já vi receitas com maçã e couve-flor, mas o puré que me foi ensinado a fazer é só batata :) (não-doce!). O prato fica tão colorido, é mesmo giro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és um verdadeiro "autocolante" (não, não é um cromo :P) sabias disso, não sabias?! :D ahahahahah E não leves isto como uma ofensa, porque não é, de forma alguma ;) Consegues alegrar os meus dias com estes teus comentários...até mesmo as segundas-feiras!! Sim, isso mesmo, imagina tu, juro por tudo!! :D ahahahahahah

      Eliminar