terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Entrecosto pegajoso com mel e balsâmico - Sticky pork ribs


O blog Ponto de Rebuçado Receitas está a comemorar os seus dois aninhos de existência e a sua querida autora convidou-nos a todos para nos juntarmos à festa virtual! Ora, virtual ou não...festa é festa! :D  E, especialmente a esta, eu não poderia faltar :D  O blog da minha querida Maria João é uma verdadeira inspiração! Lembro-me de o seguir bem antes de pensar em criar o meu próprio cantinho nesta blogosfera e lembro-me bem de, sem a conhecer, ter trocado mensagens com a Maria João quando o meu blog ainda era apenas um "embrião". E ela, com toda a sua simpatia e carinho, foi das primeiras pessoas a apoiar-me e uma das primeiras (senão mesmo a primeira) seguidora deste meu blog! Não conheço a Maria João pessoalmente (infelizmente), mas nutro por ela uma imensa estima! E adoro o seu blog!!! :)  É daqueles que, quando o visito, sei que de certeza absoluta vou encontrar algo de que goste! E o que mais gosto, e sempre gostei, no Ponto de Rebuçado é o facto de a Maria João nos mostrar, realmente, os seus cozinhados do dia-a-dia! Pratos simples, com ingredientes ainda mais simples, mas sempre com alguma pitada de diferança ou um toque de inovação! Receitas que nos deixam sempre com vontade de as provar, não importa a hora do dia em que olhamos para elas! Mas, acima de tudo, receitas que temos a certeza de que somos capazes de reproduzir :)  
Isto tudo para dizer que a Maria João quer que todos nós comemoremos o 2º aniversário do Ponto de Rebuçado com ela! Por isso toca lá a ir para a cozinha fazer uma qualquer iguaria para esta nossa festa virtual :D 

Gosto daquele tipo de festa em que nos sentamos todos à volta de uma mesa, a comer "de faca e garfo" aqueles pratos lindos e saborosos! Mas sinceramente, para mim, uma verdadeira festa à volta da mesa é aquela que demora horas, entre garfadas disto e daquilo...uma boa petiscada, com boa conversa e muitas gargalhadas! Uma verdadeira festa à volta da mesa é aquela em que comemos e lambemos os dedos de satisfação!! :D
Por isso Maria João, como o entrecosto é uma das minhas perdições e, para mim, uma "iguaria" sempre digna de uma festa de lamber os dedos e de comer e chorar por mais, deixo-te com um dos meus petiscos favoritos! Acreditem em mim quando digo que é quase impossível parar de comer este entrecosto bem pegajoso e suculento :D hehe



Ingredientes: 
Cerca de 1.5 kg de entrecosto, cortado em pedaços (peçam no talho ou façam vocês mesmos em casa. Em vez de cozinharem a peça de carne inteira, basta cortarem individualmente cada ossinho do entrecosto)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de colorau ou paprika
1 colher de café de gengibre em pó
Azeite q.b.
6 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego ou iogurte natural
1 colher de sopa de pasta de korma
Umas gotas de sumo de lima
1 cebola grande cortada em pedaços grosseiros
3 pimentos em conserva cortados grosseiramente em pedaços
4 spring onions cortadas finamente
1 colher de sopa de gengibre em pickle (é aquele pickle tradicionalmente usado na comida asiática, especialmente no sushi sabem? Se não tiverem em casa ou não encontrarem no supermercado, cortem, muito finamente, pequenos pedacinhos de gengibre fresco e coloquem-nos numa taça com uma pitada de sal e açúcar e regados com vinagre de vinho branco ou de arroz. Deixem-nos repousar durante umas horas, ou de preferência de um dia para o outro, e estão prontos a utilizar)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 pappadums


- Temperar o entrecosto com uma pitada de sal e pimenta, o molho inglês, os cominhos, o alho em pó, o colorau e o gengibre em pó. Regar com um pequeno fio de azeite e envolver tudo muito bem, para que o tempero adira bem a todos os pedaços de carne (se possível, deixar o entrecosto a marinar durante algumas horas ou mesmo de um dia para o outro, mas senão for possível também não há problema, fica delicioso na mesma). Dispor o entrecosto num tabuleiro, "arrumadinho" numa só camada, e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de uma hora, até a carne estar bem tenra e cozinhada (tenham atenção porque é necessário virar o entrecosto pelo menos uma vez ao longo do seu tempo de assadura).

- Entretanto, enquanto o entrecosto cozinha, juntar numa tacinha o iogurte com a pasta de korma, salpicando com um pouco de sumo de lima a gosto e envolvendo bem. Reservar no frigorífico até à hora de servir. 

- Quando a carne estiver pronta, levar ao lume uma frigideira grande ou uma wok regada com um pequeno fio de azeite e adicionar-lhe a cebola, as spring onions, os pimentos em conserva e o pickle de gengibre. Saltear durante 2 a 3 minutos em lume médio. Juntar depois à frigideira os pedaços de entrecosto, bem como todo o líquido que se formou no tabuleiro onde se cozinhou a carne. Envolver tudo bem, agitando constantemente a frigideira durante alguns segundos. 

- Por fim, regar com o mel e o balsâmico, mexendo a frigideira mais uns segundos. Desligar e servir o entrecosto de imediato. 

- Colocar na mesa o molho de iogurte e korma para servir como “dip” para os pedaços de carne, bem como os pappadums crocantes (basta colocarem-nos no micro-ondas durante um minuto para que fiquem bem crocantes, retirar e desfazê-los completamente com as mãos).




8 comentários:

  1. Esse entrecosto esta divino, vou ter que fazer, adorei
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São :D
      Experimenta que não te vais arrepender...e depois conta-me tudo :)
      Beijos *

      Eliminar
  2. Ficou mesmo com aquele aspecto de lamber os dedos

    ResponderEliminar
  3. Oh Vânia, agora deixaste-me mesmo emocionada! Obrigada pelas tuas palavras, querida!
    Quanto ao teu entrecosto, já guardei a receita para experimentar, que tem um aspeto DE-LI-CI-O-SO!!!!
    :P
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh querida, não tens nada de agradecer...é tudo verdade :D
      E fico muito contente que tenhas gostado desta receitinha!! Tens mesmo de experimentar, porque é uma verdadeira gulodice ;) Depois tens é de me contar tudinho :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar