sábado, 15 de agosto de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta #6..." - Massa Folhada e uma Receita de Rolinhos de Chocolate


Seis meses!! Meio Ano de "Na Minha Cozinha Nunca Falta"!! Parece que foi ontem que iniciei este projeto mensal em parceria com a minha querida Ana do blog Recanto com Tempero...mas a verdade é que já se passaram seis longos, intensos e deliciosos meses! E muitos mais estão para vir, preparem-se!! :D hehe
Para esta sexta edição do nosso projeto, eu e a Ana decidimos trazer-vos mais um ingrediente que raramente falta pelas nossas cozinhas...a Massa Folhada!!

Acredito que alguns de vocês já tenham experimentado fazê-la em casa...mas acredito que, a maioria de vocês, tal e qual como eu, considera que fazer massa folhada caseira é uma completa perda de tempo! :P hehe  Eu confesso: não digo isto de muita coisa - prefiro quase sempre as coisas bem caseirinhas, mas a massa folhada não está definitivamente na minha lista de "things to do"! O tempo, o trabalho e o dinheiro não compensam, a meu ver! A massa folhada de compra é prática, barata e, melhor que tudo, é saborosa! Por isso, tenho-a muitas vezes pelo meu frigorífico ou congelador! Contudo, confesso, raramente a utilizo para elaborar receitas doces porque onde eu gosto mesmo da massa folhada é em pratos salgados!
Mas, este mês, calhou-me a mim essa tarefa de produzir uma qualquer gulodice para este projeto e, por isso, lá saiu um doce ao invés de uma tarte salgada, que é o que sempre costuma acontecer ;)


Admito... estive para fazer uma sobremesa toda requintada e visualmente maravilhosa para esta edição. Mas decidi-me por esta que, convenhamos, é das coisas mais simples que podem existir à face da Terra. Mas tudo tem uma explicação: não tenho crianças em casa mas vivo rodeada de pessoas que as têm. E, nos últimos tempos, o que mais tenho ouvido são conversas de "como entreter os filhos durante as férias" :D hehe
Como tal, e como este projeto serve também para partilharmos ideias e sugestões tão simples como esta, fiquem então com esta ideia para porem em prática nestes dias de verão com a pequenada aí de casa! Mais fácil que isto não pode haver e eles vão adorar...não só fazer como também comer!!! :D
Eu usei recheio de chocolate mas deixem a imaginação e criatividade dos mais pequenos ditarem o resultado final! ;)





Ingredientes: 
1 placa de massa folhada regrigerada
Nutella q.b. (ou creme de chocolate) - se quiserem, podem também fazer a vossa própria Nutella caseira super rápida e fácil - receita aqui
Leite q.b. (ou ovo batido)


- Estender a placa de massa folhada na bancada de cozinha, por cima de papel vegetal, e cortá-la em quadrados de idêntico tamanho. 

- No centro de cada um dos quadrados colocar uma colher generosa de Nutella e espalhar ligeiramente. Enrolar os quadrados de massa para que formem rolinhos e pincelá-los com um pouco de leite (ou ovo batido).


- Dispor os rolos num tabuleiro, deixando um espaço entre eles para que a massa folhada cresça, e levar ao forno previamente aquecido a 180ªC durante cerca de 20 minutos, ou até a massa folhada estar bem douradinha e crocante e o chocolate bem derretido no seu interior.


14 comentários:

  1. Olá Vânia :)
    Que deliciosos rolinhos folhados de chocolate!!! ADORO :P
    Ninguém resiste ;)
    Pois é, já lá vão 6 meses (meio ano, dito assim até tem mais peso!!!)... e parece que foi ontem que iniciamos este projecto... não tarda fazemos o 1º ano!!!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Ana!! :D
      Sim é bem verdade...meio ano parece que tem imenso peso :P hehe E daqui a nada estamos mesmo a comemorar um aninho de vida deste projeto!! :D Bom motivo para festejar...adoro bons motivos para festejar! ;) hehe
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  2. Fazem lembrar os folhados que comia nos temoos de escola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Aceito isso como um elogio hehe! Fazem mesmo! E como é que algo tão simples e fácil pode ser tão bom não é?! :)

      Eliminar
  3. Por acaso massa folhada é uma coisa que uso pouco. Mas é muito útil para algumas receitas e funciona muito bem :) Esses rolinhos parecem uma delícia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não posso dizer que use muitas vezes é verdade, mas é daquelas coisas que gosto de ter sempre aqui à mão por casa! Normalmente compro aqueles blocos de massa folhada para congelar e tenho por aqui, sempre útil para "emergências" culinárias :P

      Eliminar
  4. Olá Vânia: que maravilha de folhados, com este belo recheio de chocolate. Que grande tentação! Adorei ( e já comia um)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Na minha cozinha também não pode faltar massa folhada e massa quebrada.
    É um óptimo ingredientes e tem aplicações bem versáteis: doces e salgados.
    Adorei os teus rolinhos de chocolate, ficaram bem gulosos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/batata-recheada.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem verdade Clarinha!! Costumo comprar blocos de massa para congelar e assim tenho sempre à mão uma qualquer solução bem prática para quando necessário, tanto doce como salgada :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Hmmm...tentação pura!!!!
    Um desses (talvez dois ou três! rs) + uma xícara de café e não preciso de mais nada pra ser feliz! =)
    Beijos e ótima semana pra ti!
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem simples assim a felicidade não é Andrea?! Concordo :) hehe
      Muito obrigada!! :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Bela sugestão! Também adoro massa folhada e tenho quase sempre no frigorífico, de facto é algo muito prático, seja para receitas salgadas ou doces.
    Beijinho! Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Susana! :) É daqueles "must-have" para emergências culinárias :P hehe
      Beijinhos *

      Eliminar