quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pork & Chorizo Skewers // Espetadas de Porco e Chouriço


Cá por casa adoramos espetadas! E o bom destas maravilhas é que não dão trabalho nenhum...e o resultado, a meu ver, é sempre saboroso! É só cortar todos os ingredientes que queremos utilizar, juntar tudo numa taça bem grande, temperar e deixar marinar um pouco, distribuir por espetos e grelhar. Já está, tão simples assim! :)  Desta vez, decidi juntar mesmo tudo nestas espetadas, incluindo aquilo que normalmente costuma ser acompanhamento e cozinhado à parte...neste caso umas batatinhas ;) Ficaram uma verdadeira delícia, espero que gostem também tanto como nós! :D

Ingredientes para cerca de 10 espetadas: 
1 curgete, com casca e bem lavada, cortada em 10 pedaços
20 batatinhas pequenas com casca
3 costeletas de porco (ou lombinho de porco por exemplo), cortadas em pedaços
1 cebola grande cortada em pedaços grosseiros
1 chouriço corrente cortado em rodelas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá rasa de alho em pó
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá rasa de grãos de mostarda (podem substituir por mostarda dijon ou mostarda em grão tipo antiga)
Sumo de limão
Espetos de madeira ou de metal 



- Colocar os todos os elementos das espetadas numa taça grande - exceto as batatas - e temperar tudo com as especiarias e ervas aromáticas, uma pitada generosa de sal e pimenta, sumo de limão a gosto e um fio generoso de azeite. Envolver bem e deixar marinar durante pelo menos 20 a 30 minutos.

- Entretanto, lavar muito bem as batatinhas, colocá-las num tacho, cobri-las com água temperada com sal e levar ao lume até que estejam cozinhadas mas tendo atenção para que não cozinhem em demasia ao ponto de se começarem a desfazer. Escorrer bem e deixar que arrefeçam um pouco e percam a humidade.

- Montar as espetadas, distribuindo pelos espetos todos os ingredientes de forma uniforme. Levar ao lume um grelhador e grelhar as espetadas até que a carne esteja bem cozinhada e as espetadas bem douradinhas e marcadas pelas grelha. Regá-las generosamente com mais sumo de limão mesmo antes de servir, acompanhadas, se gostarem e quiserem, com uma couve branca cortada em juliana e salteada em azeite e alho. 



3 comentários:

  1. Que aspeto delicioso têm as tuas espetadas. Gosto imenso e nunca tinha feito com curgete. Adorei!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Márcia! :) Gosto imenso de juntar todos os tipos de legumes/vegetais nas espetadas e curgete fica sempre bem a meu ver ;)
      Beijinhos *

      Eliminar