sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bolo de pêra


Na passada sexta-feira, trouxe-vos uns muffins de chocolate para alegrar ainda mais o vosso final de semana e para entrarmos (ainda mais!!) em grande num novo fim de semana! Hoje trago-vos também um docinho, desta vez com fruta: um bolo simples, simples mas mesmo simples de pêra, super fácil e rápido de preparar, suculento, sem ser doce em excesso... um verdadeiro miminho para termos por casa para estarmos constantemente a trincar ou para oferecer a alguns convidados surpresa que possamos ter à hora do lanche ;)  Uma excelente sexta-feira a todos e um ótimo fim de semana! :)



Ingredientes: 
1 iogurte natural magro
½ medida do iogurte de açúcar + 1 pitada de açúcar para polvilhar
3 medidas do iogurte de farinha com fermento
2 ovos
1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio
2 peras sem casca nem caroço, cortadas em fatias finas ou em pequenos pedaços
Umas gotas de extrato de baunilha
1 pequena noz de manteiga magra
1 pitada de gengibre em pó


- Forrar uma forma com papel vegetal. No fundo da forma, formar uma camada com alguns dos pedacinhos de pera. Polvilhar com uma pequena pitada de açúcar e de gengibre, regar com um fio de baunilha e distribuir a noz de manteiga por cima da pera também. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante alguns minutos, apenas para que a pêra comece a cozinhar e ligeiramente a caramelizar. Nessa altura, retirar o bolo do forno (sem o desligar) e reservar.

- Bater as claras em castelo. Numa outra taça, juntar o iogurte, o restante açúcar, a farinha, as gemas dos ovos e o bicarbonato. Mexer tudo muito bem e adicionar delicadamente as claras a este preparado, bem como a restante pera cortada em pedacinhos. Verter esta mistura na forma e levar novamente ao forno durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozido.

6 comentários:

  1. Gosto muito de bolo com frutas frescas. De pera fica muito levinho e saboroso. Gostei da sua receita, em especial por que leva iogurte. Adoro. Ficou lindo. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Josy :)
      Eu também sou fã de bolos com iogurte e por isso estou constantemente a fazê-los ;) hehe
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  2. Só pode ser delicioso!!! Que aspecto bom :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :) E acredita que é mesmo daqueles bolinhos simples e deliciosos ;)
      Beijinhos e bom fim de semana *

      Eliminar
  3. Agora assustei-me com esse bolo, parece malévolo, olha só esse fundo assustador :P É o seu covil :P Come-o rápido, já não vou dormir esta noite!
    Bom uso para pêras moles e nojentas (não gosto de pêras moles, não sei se dá para perceber...).
    Suculento é um estranho adjetivo para um bolo... Para mim é restrito a hambúrgueres (remota ligação a um infância partilhada com o Mr. Krabs, talvez...) e atribuido a uma sobremesa faz um quadro estranho :P
    O que me leva novamente ao facto de alterares impiedosamente a posição natural da sobremesa... A sério, é mesmo estranho. Às vezes como sopa depois ao fim da comida, por isso não me posso queixar muito.
    Assim só de relance, o bolo é malévolo, partilha adjetivos com um hambúrguer e ainda é uma entrada.
    Estranhamente aliciante... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ver que, depois disso tudo, não o achavas aliciante ;) hehehehe Adorei a forma como o classificaste e adjetivaste...agora ainda me parece melhor do que realmente é :D

      Eliminar