segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Christmas Sugar Cookies - "Dia Um...Na Cozinha"



E entramos finalmente em dezembro, um dos meus meses favoritos do ano! E sim, a razão é precisamente porque este é o mês do Natal! E eu a-d-o-r-o o Natal :D hehe  E duas das coisas que mais me fascinam nesta época natalícia estão precisamente relacionadas com cozinha. Uma delas prende-se com a preparação da ementa natalícia lá de casa: várias semanas antes da noite de Natal, começo a folhear os meus caderninhos e livros de receitas, a procurar novas ideias culinárias, a rascunhar sugestões novas...adoro a preparação da ementa de Natal e, para mim, não há nada melhor e mais entusiasmante (e, ao mesmo tempo, mais relaxantemente natalício) do que passar o dia 24 em casa da minha avó, na cozinha quentinha, a preparar várias iguarias doces e salgadas :)
A outra parte do Natal de que gosto imenso são os cabazes natalícios! Adoro oferecer cabazes aos amigos e à família e começo a prepará-los muito antes do Natal, à medida que vão surgindo ingredientes e oportunidades: aqui por casa começam a acumular-se compotas, azeites e sais aromatizados, conservas dos mais variados tipos...e, claro...docinhos :)  E existe docinho mais carinhoso e natalício para ser incluído nos cabazes caseiros de natal do que umas maravilhosas bolachinhas?! :)  





Pois bem...o grupo "Dia Um...Na Cozinha" lançou mais um desafio mensal e, nesta época, como não podia deixar de ser, as mentoras deste projeto incentivaram-nos a produzir e a divulgar as nossas receitas de Bolachas de Natal! E eu, aproveitando este repto que nos foi lançado, pus literalmente as mãos na massa para vos trazer as minhas bolachinhas, aquelas que sempre fazem parte dos meus cabazes! Umas Christmas Sugar Cookies simples e deliciosas que, para mim, são as bolachinhas ideais para integrarem os cabazes de natal: porque, com poucos ingredientes (e pouco trabalho e pouca loiça suja :P ), conseguem fazer imensas! As quantidades que abaixo apresento dão para fazer cerca de 50 bolachas!! :)  Enchem os cabazes de todos os vossos amigos e familiares e, com um pouco de sorte, ainda ficam com algumas para a vossa própria mesa de Natal :)


Ingredientes (1 chávena = 240ml): 
220 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
3 e 1/3 chávenas de farinha
1/2 colher de chá de sal 
Canetas decorativas, chocolate decorativo, decorações em açúcar, etc 


- Bater muito bem a manteiga com o açúcar, com a batedeira em alta velocidade.

- Reduzir entretanto para média velocidade e juntar os ovos, um a um, continuando sempre a bater para que incorporem no preparado anterior. Adicionar a baunilha.

- Por fim, reduzir para baixa velocidade e acrescentar o sal e a farinha, aos poucos e poucos, até que esteja tudo bem incorporado, formando uma massa ligeiramente "pegajosa".

- Dividir esta massa em quatro partes iguais, achatando cada uma delas em formato de disco, e envolvê-las em película aderente. Colocar os discos de massa no frigorífico durante pelo menos duas horas ou, idealmente, durante a noite.

- Depois de a massa refrigerar, e com a ajuda de um rolo da massa, esticar cada um dos discos numa bancada bem enfarinhada ou entre duas folhas de papel vegetal polvilhadas com farinha (esta massa vai parecer-vos húmida e, como tal, vai estar um pouco pegajosa. É importante que, nesta fase, para que a consigam esticar bem com o rolo, a polvilhem muito bem com farinha, amassando-a um pouco com as mãos. A massa está pronta a ser esticada e utilizada quando não se colar às mãos). Esticar a massa até à espessura que desejarem para as vossas bolachas - a massa destas bolachas não cresce nada no forno e, como tal, a espessura com que cortarem as bolachas será precisamente aquela que elas terão quando estiverem cozidas.

- Cortar as bolachas com o formato desejado, transferi-las para tabuleiros de forno forrados com papel vegetal e levá-los ao frigorífico para refrigerar durante mais 10 a 20 minutos.


- Pré-aquecer o forno a 190ºC e colocar nele os tabuleiros, cozendo as bolachinhas durante cerca de 10 minutos, ou até estarem ligeiramente douradas (não se preocupem se as bolachinhas estiverem moles quando sairem do forno, elas vão ficar crocantes em poucos minutos depois de retiradas do calor). Remover os tabuleiros do forno e deixar as bolachas arrefecerem por completo, antes de as decorarem a vosso gosto :)

Mal estejam prontinhas e decoradas, todas bonitinhas, ponham imediatamente umas de parte para vocês se deliciarem ;) hehehehe
Guardem as restantes bolachinhas em caixas herméticas bem fechadas. Na altura de as colocarem nos vossos cabazes de natal para oferecerem àqueles de quem mais gostam, basta colocarem-lhes um lacinho bonito à volta, envolvê-las em papel celofane ou oferecê-las numa caixinha catita ;) hehe







Se quiserem ser ainda mais originais e criar verdadeiros miminhos bem personalizados, quando estiverem a cortar as vossas bolachinhas, cortem também algumas em formato de etiqueta! Depois é só escreverem em cada uma delas o nome da sortuda pessoa que as vai receber e personalizarem com elas os vossos embrulhos :)





28 comentários:

  1. Olá :)....
    Que maravilha de aspecto! Adorei!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Vânia,
    Adorei as tuas bolachinhas! E gostei particularmente da ideia de fazer a etiqueta de bolacha :) nunca me tinha ocorrido tal coisa mas fica mesmo giro.
    Beijinhos,

    http://cookit-simple.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula :)
      Oferecer umas bolachinhas é sempre um miminho ótimo, bem diferente e original...e se as pudermos personalizar um pouco mais, melhor ainda ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Que bolachinhas mais amorosas. E o pormenor da etiqueta, que gira :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que giras que ficaram as bolachinhas. E a caixinha ficou maravilhosa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Vánia!

    Já há muito que não vinha ao teu blogue!! :)

    Adorei as tuas bolachinhas...e a decoração está muito fofa! :D
    É uma excelente ideia para oferecer, mesmo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ola Vânia

    As tuas bolachinhas ficaram tao lindas e com um aspecto mesmo delicioso! É um otimo presente sem duvida nenhuma, também gosto de presentear as minhas amigas com prendinhas assim!!

    Beijocas

    Magy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Magy :) Acho que estas coisinhas assim, bem caseiras, são sempre presentinhos ótimos e originais, também adoro :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Umas bolachinhas lindas e que fazem certamente as delicias de quem as recebe! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) E espero que façam mesmo as delícias de quem as recebe porque, cá por casa, fizeram as nossas ;) hehe
      Beijinho

      Eliminar
  8. Lindas, lindas e tão bem decoradas, eu não tenho muito jeito para isso!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um bocadinho de paciência, todos temos jeito para isto Sandra ;) E, a meu ver, as decorações mais simples são normalmente as melhores :) Obrigada :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Que bolachinhas engraçadas =D
    Beijinhos,
    Marisa

    ResponderEliminar
  10. Olá Vânia!
    Ao contrário de ti eu não gosto muito do Natal, é uma data que me passa um pouco ao lado e não me traz boas recordações. Mas também gosto muito dessa vertente da cozinha e cada vez mais opto por oferecer presentes feitos em casa, ficam mais baratos e podemos personalizar.
    As tuas bolachinhas ficaram bem lindas, perfeitas para colocar num cabaz e oferecer. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio :)
      Lamento que o Natal não te traga boas recordações :( ... e compreendo perfeitamente que nem todas as pessoas o vivam intensamente como eu o vivo, tenho vivido e espero muito sinceramente continuar a viver :) De qualquer forma, sei o quanto adoras cozinha, e o quanto és fantástico no que toca à culinária ;) Portanto, tenho a certeza que nesta época te esmeras ainda mais nesta vertente e que aí por casa saem sugestões fantásticas ;) Os cabazes de Natal são defitivamente uma prenda ótima, bem económica mas, acima de tudo, para mim, bem original, diferente e personalizada que é o que é mais importante :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  11. Mas como é que estas pequenas me passaram? :o Estão maravilhosas! Acho que dia 1 houve uma enchente de bolachas natalícia e eu me perdi um bocado - só eu para contrariar e trazer bolachas natalícias noutro dia :)

    Adoro quando fazes coisas doces ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seres a Ovelha Negra acho que diz tudo :P hehehe
      Vais adorar então ainda mais os próximos tempos porque doces e docinhos não vão faltar por aqui ;)

      Eliminar
  12. Ei, tanto comentário :D
    Também gosto muito do Natal :D Lembro-me tão bem de fazer o jogo de, do carro, contar as iluminações de Natal :)
    Este ano vou fazer imeeensos bolos, é uma oportunidade maravilhosa :D Pão de ló, bolo rainha, muffins, tarte de flan (não é nada natalício, mas andam a insistir comigo :P ), pudim... Vai tudo :)
    Essas bolachinhas sãp muito giras e muito natalícias :)
    Adoro essas bengalinhas-chupa :) Uma vez vi no supermercado umas mini e, como nunca tinha provado, comprei-as... Para grande desilusão minha, sabiam a MENTA! Isto é coisa de april fools, que falta de sensibilidade :P
    Este ano deve ser especialmente bom estar com a tua família, não? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, pelo contrário, faço (e ando a fazer) imensoso bolos e doces durante toda a quadra natalícia e, depois, na noite de natal mesmo, são poucos os doces que vão para a mesa lá de casa...este ano vamos resumir-nos a dois ou três e está bom :P (mas vão ser bons, muitooo bons :P hehe). Nós somos mais de salgadinhos e de coisinhas dessas que passamos o dia todo a petiscar...e depois a verdade é que, depois de um dia todo a comer e de um vasto jantar, acabam sempre por sobrar imensos doces. Por isso, mais vale poucos e bons lá por casa agora :P
      E simmmmm, vai ser por demais especial, mal posso esperar!! :D :D

      Eliminar
  13. Olá
    Que bolachas tão giras, até dá pena come-las de tão giras
    Bjokas

    ResponderEliminar