sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Arroz de frango no forno



Confesso que adoro viver em Londres mas não há nada como voltar a casa, à terra que nos viu nascer e crescer e que nos acolheu durante tantos anos e, acima de tudo, aos braços da nossa família e amigos!!! :D
Estar em casa, de férias, é também sinónimo de jantares mais demorados, de tempo passado na cozinha entre tachos, panelas e boa conversa, e de cozinhar para muito gente! E, como o tempo tanto pede, de comidinha de conforto acompanhada de uma bela garrafa de vinho! Este arroz delicioso que hoje vos trago dá um bocadinho de trabalho e demora um pouco a sair para o prato, mas compensa imenso! E, se aí por casa o perú for o eleito para a mesa de Natal, esta é também uma ótima sugestão de receita para adaptarem com as sobras dessa carne :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
4 a 5 coxas de frango (podem usar qualquer parte do frango que seja do vosso agrado mas eu recomendo vivamente a que usem as pernas: eu usei as coxas de frango, só mesmo aqueles pedaços da parte superior da perna do frango, porque são uma carne suculenta e que não seca facilmente e são, na minha opinião, as indicadas para este tipo de receita)
Sal q.b.
Grãos de pimenta preta (bastam 5 ou 6)
1 folha de louro
1 dente de alho inteiro e com casca
2 ou 3 raminhos de tomilho fresco
1 pedaço generoso de chouriço a gosto, inteiro + algumas rodelas de chouriço para decorar
Azeite q.b.
1 cebola picada
1 caneca bem cheia de arroz


- Colocar o frango numa panela com uma pitada de sal, o louro, o dente de alho, os grãos de pimenta, os raminhos de tomilho e o pedaço inteiro de chouriço. Juntar água, apenas a quantidade suficiente para que a carne fique coberta, e levar ao lume até que o frango esteja bem cozido. Nessa altura, escorrer o frango e reservar toda a água da sua cozedura, tendo o cuidado de a passar por um coador. Entretanto, desfiar também o frango, quando este já tiver arrefecido um pouco.

- Levar ao lume esta mesma panela onde se cozeu o frango, agora regada com um fio de azeite, e juntar-lhe o dente de alho cozido (retirem da casca a “pasta de alho” que entretanto se formou durante a cozedura) e a cebola, alourando ligeiramente. Juntar o arroz e envolver bem, deixando-o fritar durante um a dois minutos, mexendo constantemente. Adicionar depois uma caneca do caldo de cozedura e uma caneca de água, temperando apenas com uma pequena pitadinha de sal porque o caldo já é um pouco salgado.

- Deixar o arroz cozinhar, em lume médio, e, mais ou menos a meio da sua cozedura, juntar o frango desfiado e o chouriço cozido (que entretanto cortaram em pequenos pedacinhos) à panela, envolvendo bem no arroz (se necessário, adicionar mais um pouco de água, porque o importante é que, nesta fase, não se deixe o arroz secar). Deixar cozinhar mais um pouco, só até o arroz estar praticamente cozido, mas ainda não na totalidade.

- Colocar o arroz num tabuleiro ou travessa, dispor por cima deste as restantes rodelas de chouriço e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, até o arroz ter uma camada bem douradinha e crocante. Retirar e servir de imediato.

8 comentários:

  1. A tua sugestão tem um aspecto caseiro fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto! Volta e meia faço cá por casa pois é mais fácil e barato arranjar frango que pato :)
    Beijinhos e bom fim de semana*
    http://petiscana.blosgpot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Ana Filipa :) E, apesar de diferente, fica delicioso na mesma ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Vânia nossa casa costumo achar que é o melhor lugar do mundo. Nada como nosso lar e a companhia dos amigos e familiares.Seu arroz ficou fantástico, ficou de babar, e com um visual lindo.
    Amiga, quero aproveitar e deixar meus votos de um Feliz Natal e Maravilhoso Ano Novo repleto de paz, saúde e realizações. Até a volta. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade Josy, não há nada melhor do que estar em casa, rodeada daqueles de quem tanto gostamos! :)
      Muito obrigada!!! Um Feliz Natal para ti também e um excelente Ano Novo!! :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Deve ter sabido mesmo bem :D
    Mataste saudades de vinho verde? Sal grosso? Queijo fresco? :P
    (cuidado com os hábitos, por aqui convém não haver grandes "falar mal" nos supermercados :P )
    Já fiz arroz de frango no forno várias vezes, algumas baseadas num livro "culinarium" (a bíblia da vaqueiro!) mas muuuuito adaptadas (tipo- não têm nada a ver). Fica bom :D
    (apesar de não fazer há uns bons meses)
    Esse tem muito bom aspeto! Normalmente uso peito, é mais fácil de desfiar e gosto imenso :)
    Nada como uma volta a portugal para um prato com um bom chouriço :P
    (nem gosto muito, mas é símbolo nacional :P )
    O pano é para quê? É tipo a minha avó, que costuma divertir-se a embrulhar tachos em panos, camisolas e cobertores quando faz a comida um bocado mais cedo, para não ficar frio? Ou é para aconchegar o arroz?
    (ou é para a fotografia? :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para a fotografia :P ahahah E, depois disso, ainda serviu para colocar o ramequim em cima e comer :P
      Matei praticamente todas essas saudades e mais algumas...e ainda trouxe várias coisinhas bem tugas para as continuar a matar durante mais alguns tempos :P

      Eliminar