quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Coxinhas de frango panadas no forno // Oven fried Chicken


Aqui por casa não se cozinham fritos! Foi uma "regra" que estabeleci há já vários anos e que tenho mantido! E que, sinceramente, não nos incomoda nada, muito pelo contrário! Sempre odiei o cheio a fritos que parece que se mantém, durante eternidades, por toda a casa, cortinados e roupas. Mas, mais do que isso, adotei esta "medida" para tentar eliminar este tipo de comida da nossa alimentação diária e para que esta fosse mais saudável! Digo-vos que deu imenso resultado! Simplesmente não cozinhamos fritos aqui em casa há já vários anos, não existe fritadeira e não sentimos a mínima falta deste tipo de comida! Se gosto de fritos?! Oh simmm, podem crer :D hehe
Tenho uma especial perdição por panados (não importa se é um panado de peixe suculento ou um delicioso panado de frango), por frango frito e, claro, por batatas fritas, a minha maior e mais aguçada perdição calórica! :P hehe
E sim, é claro que comemos fritos de vez em quando. Mas deixámos isso para quando é possível, uma vez por outra, irmos comer fora! E, nessas vezes, as desforras são permitidas! :)
Mas, não fazer fritos em casa, não significa deixar de comer todas estas coisas que adoramos! Continuo a fazer batatas bem saborosas e crocantes...no forno! Continuo a fazer panados de peixe ou de carne, com uma camada exterior bem douradinha...no forno! E continuamos a comer frango "frito"...no forno, claro está!! :D  Como estas coxinhas panadas que hoje vos trago!
Acreditem em mim! São super simples e práticas de fazer e preparar (ainda mais prático do que colocá-las na fritadeira :P ) e são igualmente deliciosas! Crocantes, suculentas, cheias de sabor...e com, pelo menos, menos de metade da gordura e das calorias! :)


*For English version, please use the Translate button on the right side*


Ingredientes para 2 pessoas: 
4 coxinhas de frango grandes
2 ovos batidos
2 mãos cheias de pão ralado (podem também substituir o pão ralado por corn flakes triturados, fica super saboroso e bem crocante)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de café de colorau
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de chá de salsa seca
1 colher de café de cebolinho seco
1 colher de café de alho em pó



- Retirar a pele às coxinhas de frango e temperá-las com uma pitada de sal e pimenta a gosto.


- Numa taça ou prato fundo, colocar os dois ovos batidos. Numa outra taça ou prato misturar bem o pão ralado com as restantes especiarias e ervas aromáticas.


- Uma a uma, envolver bem cada uma das coxas de frango no ovo batido e passá-las depois pela mistura de pão ralado, de forma a que fiquem todas cobertas uniformemente por este preparado. 


- Dispor a carne num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 50 minutos, ou até que as coxinhas estejam bem cozinhadas no interior e com uma camada exterior bem douradinha e crocante (ter em atenção que é necessário virar a carne algumas vezes ao longo do tempo de assadura, para que cozinhem de forma uniforme). 


- Retirar do forno e deixar repousar cerca de 5 minutos antes de servir, para que fiquem bem estaladiças.

14 comentários:

  1. Também não somos nada de fritos nada mesmo, mas ao sábado o meu irmão mais novo insiste que quer batatas fritas da fritadeira mas é só para ele, eu desde que fiz batata doce no forno que não quero mais nada :)
    Adorei as coxinhas, crocantes e com um aspecto delicioso que maravilha,.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te entendo Sandra, aqui por casa somos fãs de batatas doces no forno, super saborosas e bem mais saudáveis :) Mas devo confessar que entendo ainda melhor o teu irmão :P hehe As batatas fritas (essas, as verdadeiras!!) são a minha maior perdição ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Muito mais saudável, deve ser mesmo uma delicia crocante, bjokitasd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ficam mesmo uma delícia Belinha e são bem mais saudáveis :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. adoro frango, e isso é muito sugestivo estão muito boas, gostei.

    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto!! Dá vontade de "trincar" a foto :P

    http://deaprendizachef.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Também não costumo comer, mas não transformei isso num «nunca»...
    Nunca fui a maior fã, nem de panados gosto muito, acho um bocado sem graça. Peixe frito também não sou fã... Batatas fritas depende, há gente que parece que as coze :P
    Ah, os cheiros, o eterno problema. Quantas vezes não tomo o pequeno-almoço com o cheiro a alheira ou peixe a pairar do dia anterior. E ainda acendo uma velinha, imagina se não acendesse! :P
    Há uns tempos a minha avó fazia assim coxinhas mas eram fritas, e eu achava um bocado estúpido porque ao tirar a pele saía «o frito» e acabava por ficar igual a frango assado ou cozido :P Por isso imagina a minha felicidade a ler o primeiro passo da receita ;)
    As cozinhas estão mesmo adoráveis, que boas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamenteeeeee Avelã!! Por isso mesmo, o primeiro passo da receita é decisivo, uma pequena inovação culinária fantástica :P ahahahahahah

      Eliminar