terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Salada quente de lulas


Não é muito fácil encontrar lulas por aqui, infelizmente! Uma tristeza, logo para mim, que tanto adoro lulas e polvo! Mas quando as encontro a bom preço, frescas ou congeladas, não resisto a trazer umas quantas para casa para matar as saudades! E hoje deixou-vos aqui uma refeiçãozinha pronta em 15 minutos e que, sem elas, nunca seria a mesma coisa. Desta vez, o seu destino foi uma frigideira, carregada de cor e sabor mas, ao mesmo tempo, cheia de simplicidade! :)  Uma salada quente que me aqueceu completamente a alma :)




Ingredientes para 2 pessoas: 
8 espargos
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
Azeite q.b.
Sumo de limão
1 pedaço generoso de chouriço corrente, cortado às rodelas
6 lulas cortadas às rodelas
2 mãos bem cheias de espinafres
250 gramas de grão cozido
1 colher de café de cominhos moídos
2 tomates médios cortados em quartos ou pedaços
2 ovos escalfados (opcional)
Vinagre balsâmico (opcional)




- Regar a frigideira com um fio de azeite e deitar nela os espargos, polvilhando-os com uma pequena pitada de sal e regando-os com uma quantidade generosa de sumo de limão. Deixar os espargos cozinharem durante cerca de 3 minutos, agitando frequentemente a frigideira. Retirar os espargos e reservar.


- Levar novamente ao lume a mesma frigideira, regando-a com mais um pouco de azeite. Adicionar as rodelas de chouriço e deixar que comecem a caramelizar e a libertar a sua cor para o azeite. Juntar depois as lulas, previamente temperadas com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó.



- Saltear tudo durante 3 a 4 minutos. Nessa altura, acrescentar os espinafres e o grão, envolvendo tudo muito bem na frigideira, e polvilhando com os cominhos moídos.


- Voltar a colocar os espargos na frigideira, bem como o tomate aos pedaços. Envolver delicadamente, regar tudo com mais um pouco de sumo de limão e, se gostarem, um fio de vinagre balsâmico, e servir de imediato, colocando no topo da salada um ovo escalfado.


6 comentários:

  1. Também gosto muito de lulas e adorei a tua salada.
    Ficou cheia de cor e com tudo para em agradar
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São :)
      Esta é mesmo uma daquelas refeições que me "enche as medidas" :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei bastante desta tua sugestão, bem colorida é tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. :'( espargos :P
    Lá vão mais uns ovinhos :)
    Eu raramente compro/cozinho lulas, mas até gosto, principalmente grelhadas ou assim. Como tu fizeste acho que nunca provei, mas boas parecem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ótimas acredita ;) pelo menos para mim que adoro lulas... espargos...e ovinhos :P hehe

      Eliminar