domingo, 15 de novembro de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta #9..." - Massas & Pastas e uma receita de Tagliatelle com Camarão


O tempo continua sem "jogar" a meu favor mas há "compromissos" que não se podem falhar! E o dia 15 é definitivamente um deles! :)  E, como tal, cá estou para mais uma edição, a nona já!!, do "Na Minha Cozinha Nunca Falta", esse projeto que partilho com a querida Ana do blog Recanto com Tempero! :)



E, para este mês, escolhemos trazer-vos como "must-have" em todas as cozinhas, nada mais nada menos, do que...as famosas Massas & Pastas!! Haverá algo mais prático que elas? Baratas, simples e rápidas de cozinhar, super versáteis e mais que deliciosas! As massas e pastas nunca faltam pelas nossas cozinhas e tenho a certeza absoluta que nunca faltam pelas vossas! :)  Muitos de vocês já me ouviram dizer por aqui, mais o que uma vez, que não sou a maior fã de massas e pastas! E é verdade! A maior parte das vezes, se poder escolher um acompanhamento, as massas vêm quase sempre no final da minha lista confesso - mas isto deve-se essencialmente ao simples facto de que sou uma "batateira" mais que assumida :D hehe


Contudo, adoro um bom prato de pasta, especialmente se for com marisco! Gosto de refeições de massa com sabores simples e frescos, e dispenso os molhos muito intensos! E, para quem não é a maior fã do mundo de massas, ninguém o diria se olhasse para a minha despensa e para a variedade e quantidade de pastas que por aqui existem! :D hehe
E este pratinho que vos deixo hoje, tão simples e rápido, e tão, mas tão saboroso, é o exemplo perfeito das minhas pastas favoritas: cheio de frescura, com poucos mas bons ingredientes, diferentes texturas e um sabor incrível! Uma verdadeira delícia! :)
Não se esqueçam que depois desta refeição principal, só mesmo uma maravilhosa sobremesa bem docinha, com massa, que a Ana tem lá pelo seu cantinho! Passem por lá para se babarem ;)



Ingredientes para 2 pessoas:
4 rolinhos de massa tagliatelle
200 gramas de camarão, descongelado, inteiro e descascado
1 copo de ervilhas congeladas
1 mão bem cheia de folhas de espinafres
2 mãos bem cheias de tomates cereja, cortados às metades
4 spring onions cortadas finamente
1 colher de sopa rasa de cebolinho fresco picado
1 colher de chá rasa de orégãos secos
1 colher de café de colorau
1 dente de alho muito bem picado
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Vinho branco q.b.



- Cozer a massa até estar al dente (ter em atenção para não a deixar cozer em demasia porque ela vai voltar ao lume e depois fica muito mole e perde a sua consistência). Escorrer bem a massa, guardando um copo da água da sua cozedura, passá-la imediatamente por água fria e reservar.  

- Levar ao lume o mesmo tacho onde se cozinhou a massa, regado com um fio generoso de azeite. Juntar 3/4 dos tomates cereja e 3/4 das spring onions, bem como o alho picado. Levar ao lume médio e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até que os tomates estejam moles e praticamente desfeitos. 

- Nessa altura, adicionar um pouco de vinho branco e as ervilhas (duas ou três colheres de sopa de vinho são suficientes) e deixar cozinhar por mais dois minutos.



- Juntar depois os camarões e temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, o colorau, os orégãos e metade do cebolinho fresco. Cozinhar os camarões por apenas alguns minutos, até que ganhem cor. Adicionar os espinafres e delicadamente envolvê-los no tacho - eles vão mirrar e cozinhar em apenas alguns segundos.

- Adicionar agora cerca de meio copo de água em que se cozeu a massa para que se crie molho no tacho. Verter a massa na panela, envolver bem no preparado que se encontra no tacho e deixar ao lume mínimo apenas o tempo suficiente para que a massa aqueça novamente. Se necessário, juntar mais água da cozedura da massa, para que esta fique mais "soltinha".



- Mesmo antes de servir, adicionar os restantes tomates cereja e as spring onions. Envolver e dividir a pasta pelos pratos, polvilhando com o restante cebolinho picado e finalizando, se gostarem, com umas lascas de queijo parmesão ou outro da vossa preferência.
 

9 comentários:

  1. Pois eu tambem tenho sempre um monte de variedade de pasta na despensa! E levo essa receita para fazer nos proximos dias pois fiquei a salivar mal a vi! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Objectivo cumprido então :D hehe
      Se experimentares quero saber tudinho ;) Eu adorei, super simples e saborosa! :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Que apetitosa massa!!! Fiquei a babar, só de olhar :P
    Gosto bastante de tagliatelle.
    Cá em casa nunca faltam massas. Tenho sempre pelo menos 3 variedades diferentes. E quando não sei o que cozinhar, quase sempre sai uma massinha. São tão versáteis ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana!! :)
      Verdade, são mesmo versáteis e práticas! E posso não ser a fã número 1 delas mas a verdade é que aqui por casa nunca faltam...e em todas e mais algumas variedades :P hehe
      Perfeita para a tua maravilhosa aletria diferente e aromática ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Olá Vânia!!
    As fotos ficaram um espetáculo à parte!! Adorei a sugestão!
    Por aqui também não falta uma boa massa!
    Beijos mil e uma semana de paz a todos nós!
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  4. Também tenho sempre massa. Não sou a maior fã, mas gosto! Este prato ficou com bom aspeto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu! :) Mas, como disse, ninguém diria que não sou a maior fã quando visse as quantidades e variedades que tenho por casa quase sempre :) hehe

      Eliminar