terça-feira, 15 de dezembro de 2015

"Na Minha Cozinha Nunca Falta...#10" - Frutos Secos e uma Receita de Brownie de Chocolate e Frutos Secos


Por muito que a minha cozinha ande um tanto ou quanto caótica, a acompanhar bem a minha rotina, no dia 15 não existem desculpas! E por isso cá estamos como sempre para mais uma edição do "Na Minha Cozinha Nunca Falta..." - a décima, para fecharmos o ano da melhor forma! :D
E, em mês de Natal e de celebrações, eu e a Ana decidimos trazer-vos como must-have algo que, temos a certeza, nunca falta também pelas vossas cozinhas, especialmente nesta altura do ano tão festiva...os Frutos Secos!!!



É verdade que não são as coisas mais baratas do mundo e, convenhamos, os preços tendem quase sempre a aumentar um pouco nesta altura do ano, obviamente... mas, a meu ver, o bom dos frutos secos, para além de todos os seus valores nutricionais e de serem essenciais para qualquer dieta equilibrada, está no facto de que não precisarmos de utilizar grandes quantidades para que eles façam toda a diferença, seja em pratos salgaos ou em doces e sobremesas! E é por isso mesmo que aqui pela minha cozinha eles nunca faltam - amêndoas (as minhas favoritas :) !!!), avelãs, nozes, amendoins...pouco importa! Escolham o vosso favorito e tenham a certeza de que têm sempre um pacotinho aí por casa também ;)



Não se esqueçam que, antes do docinho, vem sempre o prato principal :)  Por isso passem lá pelo Recanto com Tempero e vejam a deliciosa refeição com frutos secos que a Ana nos preparou especialmente para esta edição! :)  
Por aqui, trago-vos um Brownie decadente, que vai fazer as delícias de miúdos e graúdos em qualquer mesa de festa! :D  E, para aqueles que ainda estão a ultimar todos os preparativos, porque não incluir esta gulocide nos vossos cabazes de Natal? ;)



Ingredientes:
150 gramas de chocolate preto partido em pedaços
100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
3 colheres de sobremesa bem cheias de cacau em pó
1 colher de café de extrato de baunilha
3 ovos
125 gramas de açúcar amarelo
125 gramas de farinha
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
1 mão bem cheia de uma mistura de frutos secos a gosto (usei amêndoas, avelãs, amendoins, nozes e passas)
2 colheres de sopa bem cheias de mel
Mini marshmallows (opcional)



- Numa taça, juntar o chocolate em pedaços com a manteiga, cacau e baunilha. Levar a derreter no micro-ondas ou em banho-maria.

- Entretanto, numa outra taça, bater bem o açúcar com os ovos. Adicionar o chocolate derretido e bater mais um pouco, até que forme uma mousse bem lisa e uniforme, sem grumos. Por fim, e com a ajuda de uma colher metálica, incorporar delicadamente a farinha, aos poucos e poucos, neste preparado.




- Verter a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até o brownie estar cozinhado (ter em atenção para não deixar cozer em demasia, o interior do brownie deve ficar fofinho e ligeiramente húmido). Retirar e deixar o bolo arrefecer um pouco, antes de o separar do papel vegetal e voltar novamente a colocar no tabuleiro. 



- Regar generosamente o topo do brownie com uma das colheres de mel e salpicar toda a sua superfície com os frutos secos e os marshmallows. Voltar a regar tudo com o restante mel.

- Se tiverem um maçarico, queimem ligeiramente o topo do brownie, para que os marshmallows derretam um pouco e os frutos secos caramelizem ligeiramente com o mel. Caso não tenham, levem o brownie novamente ao forno a 140ºC durante cerca de 5 a 10 minutos.



 

12 comentários:

  1. Olá Vânia :)
    Mas que brownie tão apetitoso! Uma excelente sugestão, de babar. Os frutos secos combinam na perfeição ;)
    Ainda há? :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não Ana, mas faço um tabuleiro todinho só para ti ;) hehe
      Beijinhos!!

      Eliminar
  2. Ainda é cedo mas comia já uma fatia! Adoro brownie! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aqui frutos secos também não faltam!
    Este brownie parece uma verdadeira maravilha!
    Adoro :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Brownies são sempre uma boa ideia, e então com frutos secos... Deve ter ficado óptimo :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei este bolinho, então com frutos secos ainda melhor :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Adoro frutos secos! Nesses brownies ficaram mesmo bonitos. Adorei os marshmallows :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que adoraste os marshmallows, nem esperava outra coisa de ti Avelã ;) hehe

      Eliminar