quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bifes grelhados com salada fresca de tomate


Já soltei, mais do que uma vez, umas valentes gargalhadas aqui em frente ao computador quando publico as minhas receitas simples e super práticas (que, para mim, são mesmoooo as minhas receitas simples e práticas...e normalmente são sinónimo de comida de um só tacho ou comida de forno) e me dizem que a minha definição de comida simples e fácil é um bocadinho diferente da normal...ou seja, de um prato de bife com arroz por exemplo ;) hehe  (não é Avelã??! :) ahahah). Pois bem, quando há uns dias confecionei esta refeição para um jantar rápido e refrescante, bem digno de um jantar de verão, nem sequer era para a publicar por aqui...mas, não sei porquê, lembrei-me de imediato dessas receitas fáceis e práticas e decidi que a tinha de partilhar com vocês também :)  Porque, também eu, sou bem simples e prática de vez em quando e porque também a mim me sabem super bem estas refeições ;)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 bifes de vaca (ao vosso gosto desde que sejam bons para grelhar)
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
2 tomates médios
2 colheres de sopa de queijo cottage
2 colheres de sopa de queijo ralado a gosto (usei Cheddar)
Folhas de manjericão e cebolinho fresco a gosto
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Presunto (opcional) 


- Temperar os bifes apenas com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó. Reservar.

- Numa saladeira, juntar o tomate partido em pequenos pedaços, o queijo cottage, o queijo ralado e as ervas aromáticas bem picadas. 

- Levar um grelhador ao lume. Quando estiver bem quente, colocar os bifes e deixar que cozinhem apenas uns minutos de cada lado, até estarem no ponto que desejarem (eu gosto dos meus médio a bem passados, por isso deixei cerca de 3 minutos de cada lado). Retirar os bifes para uma tábua, deixar repousar durante cerca de um minuto e fatiar.

- Mesmo antes de servir, temperar a salada com um fio generoso de azeite, uma pitada de sal e um pouco de vinagre balsâmico.

- Servir a carne grelhada com a salada fresca de tomate e juntar ao prato uma ou duas fatias de presunto.

10 comentários:

  1. Uma óptima sugestão, bem fácil e tão apetitosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Luísa, é mesmo um pratinho simples e que sabe sempre bem :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Pratinho super simples e que se torna delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É engraçado como a definição de uma refeição simples pode ser tão diferente de pessoa para pessoa - para mim espirilizar courgette, tratar de a cozinhar com um molho catita de vegetai não é complicado, é até bastante simples - mas já me vieram perguntar se cá em casa a comida era toda assim tão sofisticada ahah É uma questão de pesar a prática que se tem na cozinha, os pratos que costumamos fazer e principalmente o tempo que temos disponível.
    Claro que há dias em que o meu jantar é um bife grelhado e uma salada, ou às vezes só uns 3 tomates temperados com sal - isso é o simples/básico/comida que o meu avô fazia porque não sabia cozinhar.
    Se há coisa que o português sabe fazer é desenrascar, e então na comida é uma ligeireza. Eu continuo a publicar as minhas coisas "simples", mas que são diferentes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Tekas, o desenrascanso é tipicamente português ;) hehe
      E aquilo que é simples para uns, torna-se super complicado para outros... e eu gosto bastante de coisas simples...à minha maneira ;)

      Eliminar
  4. Pois asseguro que essas receitas fáceis e deliciosas são as mais difíceis de se encontrar. As pessoas complicam muito, nada é mais saboroso que receitas simples mas com sabor. Adoro suas receitas. Bela refeição Vania. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isso não vale, continua a ser complicado, simples é por sal, grelhar e feito haha ;)
    Ontem o meu almoço foi a participação no desafio :) (apercebi-me de que estava a ficar sem tempo :P) e uma das melhores coisas que já comi! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complicado? ahahahahah Não consigo fazer mais simples que isto...acho eu :D hehe
      A sério?!? Já me deixaste super curiosa, quero ver, quero ver :D

      Eliminar