O meu pai tem quatro filhos: eu, os meus dois irmãos...e a pesca ;) hehe Sempre tive peixe fresquinho em casa, bem como polvo, lulas, chocos e todas essas coisinhas boas saídas diretamente da água ;) Por isso, como devem imaginar, quando vi que o Peixe era o rei do desfile deste mês de julho do fantástico "Dia Um...na Cozinha", fiquei obviamente toda contente, uma vez que é simplesmente um dos meus ingredientes de eleição! :) Porém, há já dois meses que deixei a minha terrinha à beira-mar plantada e vim viver para Londres! E, se em Portugal, já não achava o preço do peixe propriamente muito simpático, então aqui nem se fala (já o disse aqui no blog mais do que uma vez e volto a dizê-lo: acho que vou ter de fazer um estudo intensivo, que originará uma tese ou algo do género, sobre o facto de um país totalmente rodeado por mar, colocar o peixe à venda por preços ridiculamente elevados...mas passando à frente disso...por agora)... Para além disso, eu sou aquele tipo de pessoa que come praticamente todo o peixe e mais algum, feito de todas as formas e feitios :) Mas o homem aqui de casa não morre mesmo nada de amores por este fantástico ingrediente! E, por isso, para que se consiga comer peixe por aqui, tenho sempre de comprar aqueles que mais lhe agradam e fazê-los de alguma forma assim um pouquinho mais diferente e original, por assim dizer (nada de cozidos, assados e coisas assim básicas - e deliciosas- com verdadeiro sabor a peixe ;) hehe)... O salmão é contudo daqueles peixes que traz consenso aqui por casa! E também é dos peixes que mais promoções consigo encontrar por aqui...por isso, há cerca de duas semanas, quando vi este peixe a metade do preço, comprei logo 2 quilos, arranjei-o, cortei-o em fabulosos lombinhos e congelei-o hehe. E aproveitei de imediato para fazer esta receitinha para que não falhasse a minha presença neste evento mensal :) Aqui fica então a minha sugestão de um salmão grelhado, bem simples mas bem saboroso, marinado em iogurte, com uma salada bem fresca de arroz...uma refeição ideal para o verão :)
Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de salmão sem espinhas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de iogurte grego
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de alho em pó ou 1 dente de
alho médio bem picadinho
1 mão cheia de ervas aromáticas frescas
(usei cebolinho, salsa e manjericão)
2 tomates médios cortados em pedaços
½ pepino sem sementes, cortado em meias-luas
2 spring onions cortadas finamente
1 cenoura grande ralada
2 chávenas de arroz cozido (o ideal é usar
sobras de arroz ou cozê-lo com alguma antecedência)
- Colocar numa taça os lombos de salmão, temperá-los com uma
pitada de sal e pimenta, regá-los com um pequeno fio de azeite, e juntar-lhes o
iogurte, o sumo de ½ limão, o alho e as ervas aromáticas bem picadas. Deixar
marinar durante pelo menos 20 a 30 minutos.
- Entretanto, misturar numa saladeira o pepino, o tomate, as
spring onions e a cenoura. Acrescentar o arroz e envolver tudo bem.
- Levar ao lume um grelhador. Quando estiver bem quente,
adicionar o salmão e deixar grelhar durante cerca de 4 minutos de cada lado,
para que os lombos fiquem com uma camada exterior bem cozinhada e marcada pela
grelha, mas com o interior ainda bastante suculento. Retirar e deixar os
filetes repousarem cerca de um minuto antes de servir.
- Servir a salada de arroz regada com um fio de azeite e o
sumo do restante limão e dispor o filete de salmão por cima.
Tão bom! Adoro salmão, e com o toque do molho fresco, que delícia. O teu namorado não sabe o que é bom - pronto já disse :p
ResponderEliminarEu como tanto peixe que quando vou a um sítio em que ou ele é caro ou simplesmente é omitido das refeições, faz-me espécie, começo a entrar em paranóia! Ainda bem que os EUA, os meus primos vivem na costa e gostam e compram de peixe - é logo um alívio para mim não ter de me afundar em doses industriais de carne!
E disseste muito bem Tekas, digo-lhe sempre o mesmo ;) hehe
EliminarPercebo bem isso que dizes da paranóia com a falta de peixe...senti o mesmo nos primeiros dias por aqui mas agora já vou comprando alguma coisa para colmatar a necessidade ;) hehe E com o tempo também vou sabendo melhor onde e o que comprar :)
Gostei imenso da apresentação e do aspecto, que maravilha!
ResponderEliminarMuito obrigada Luísa :)
EliminarUm beijinho *
Gostei do aspecto, deve ficar muito saboroso
ResponderEliminarFica mesmo Marisa ;) Muito obrigada :)
EliminarAqui o peixe é sempre muito caro também, mas achei sua tese bem interessante, nunca havia pensado nisso, como pode Portugal rodeado pelo mar ainda assim, o peixe ser caro. É de se pensar mesmo! Adorei seu prato, salmão é o meu peixe preferido e a salada de arroz ficou fantástica. Bela participação.Beijinhos
ResponderEliminarJá quando vivia em Portugal achava elevado o preço de algum peixe fresco...mas agora que vivo em Inglaterra acho-o mesmo muito caro. Mas acho que vou realmente aprofundar esta teoria ;) hehe
EliminarFico muito feliz por teres gostado do meu pratinho Josy, ficou mesmo um prato saboroso :)
Beijinhos *
Amiga: infelizmente pertenço ao "clube" do teu marido. Não morro de amores pelo "bichinho",mas o teu prato ficou lindo!
ResponderEliminarBjn
Márcia
A sério Márcia?! Ohhh...não sabes o que perdes ;) hehe É o que digo ao homem cá de casa também ;) hehe Mas este pratinho ele rapou-to todinho ;)
EliminarBeijinhos *
Olá,
ResponderEliminarGosto tanto de salmão. :-)
Ficou com um aspecto delicioso.
Beijões,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/dia-01-na-cozinha-desfeita-de-filetes.html
Muito obrigada Clarinha :)
EliminarBeijinhos *
Vânia, aqui tens um pratinho que podia vir cá para casa. Era muito bem recebido :)
ResponderEliminarGostei muito!
Um beijo grande*
Vanda
Obrigada querida Vanda :) Não o posso fazer para tua casa, com muita pena minha, mas podes sempre experimentar :) É fácil e fica mesmo uma delícia, ideal para dias de sol :)
EliminarBeijinhos *
Adoro Salmão. O teu ficou com um excelente aspecto, muito tentador. Bela participação. parabéns :)
ResponderEliminarMuito obrigada Anabela, também eu adoro salmão :)
EliminarBeijinhos *
Gosto mesmo muito de salmão e esse lombinho parece que está a chamar pelo meu nome :)
ResponderEliminarVou muitas vezes à Alemanha, em trabalho, e confesso que não sei como é que conseguem viver, sempre a comer frango e carne de porco. Depois quando vêm de férias para este pedaço de paraíso, olham para um peixe inteiro no prato e não sabem o que hão-de fazer com ele :)
Beijinhos, Paula
Obrigada Paula :)
EliminarE tens toda a razão, também não sei como conseguem viver assim...mas depois vão a Portugal de férias e rendem-se que nem uns perdidos a um bom peixinho fresco, já nem querem outra coisa ;) hehe
Beijinhos *
Que bom aspeto! Também gosto bastante de salmão :) Tenho ainda a descongelar para o comer hoje à noite (grelhado :P). E de dourada :) E de peixe cozido, também é bom... Mas pronto, vou parar de fazer uma lista de peixes de que gosto (atum, de atum também!!!) - continuando...
ResponderEliminarApesar de gostar, não como muuuito peixe porque 1- cheira mal, 2- é nojento de tocar, 3- é nojento limpar o grelhador, 4-tirar espinhas é chato e 5- é caro :P Os 4 primeiros devem-se obviamente à aparência e textura esquisitóide do peixe cru, e não à minha falta de hábito (claaaro). Não gosto nada de tocar em peixe nem carne não-cozidos, nota-se muito? ;)
Que sooorte, teres tido polvo, lulas e chocos! Deve ser mesmo giro. A coisa mais parecida com isso que já tive foram caranguejos - e NÃO foi uma boa experiência. Nas férias a casa era pequena e dormia num colchão, com um balde de caranguejos na cozinha. (e eu e a minha irmã a lutar para não ficar à beira da porta :P)
Uma altura alguém deixou cair o balde, apanharam-se todos os caranguejos e faltava um! (agora que penso nisso, porque é que raio é que alguém se deu ao trabalho de contar os caranguejos antes? :P) Tive a pior noite de sono da minha vida até a minha avó se lembrar no dia seguinte de o ter esborrachado com a vassoura.
Resumindo: Tem muito bom aspeto :)
Resumindo: adorei a tua história :D ahahah
EliminarTeres uma dissertação sobre peixe com o homem que aqui tenho por casa deveria ser uma coisa realmente digna de se ver ;) hehehe
Já eu...não me importo com rigorosamente nada disso (exceto com o preço claro).
Beijinhos *
Muito colorida e, certamente, saborosa esta receita. Ficou lindo o salmão. beijinhos
ResponderEliminarhttp://nacozinhadasara.blogspot.pt/
Muito obrigada Sara :)
EliminarBeijinhos *
Gostei muito da apresentação do salmão nessa cama de sabores variados.
ResponderEliminarUma excelente participação no desafio e fizeste justiça a um peixe rico e saboroso.
Bjns
Isabel
Muito obrigada Isabel :)
EliminarPor cá gostámos bastante desta combinação de sabores e fico feliz que também tenhas gostado :)
Beijinhos *
Olá Vânia!
ResponderEliminarFicou com óptimo aspecto o teu salmão. Um delicioso prato de verão que chama pelo calor que teima em não vir. Adoro salmão e gosto de o comer de todas as formas. ;)
Beijinho.
Muito obrigada Célio :) És como eu então, também gosto imenso de salmão e ando sempre a "magicar" novas formas de o cozinhar e comer ;)
EliminarPor aqui gostámos imenso deste pratinho e é mesmo especialmente saboroso para dias de sol e de calor :)
Beijinhos *
Mas que bela refeição, gostei muito!
ResponderEliminarMuito obrigada Susana :D
EliminarBeijinhos *
Gosto tanto de salmão, que bom que ficou uma refeiçãa bem ao meu gosto.
ResponderEliminarbeijos
Muito obrigada Sandra :) por cá também gostamos bastante de salmão e estas refeições são sepre bem-vindas :)
EliminarBeijinhos *
Vânia,
ResponderEliminarE que bem que se sentiu o salmão assim, sentadinho nessa "cama" tão saborosa ! :)
Além do rico tempero que o tornou decerto delicioso, ainda se viu muitissimo bem acompanhado com a salada e o arroz, todos juntos de mão dada a fazer juz ao belíssimo sabor que se advinhava por aí ! :)
Foi uma participação excelente, muito obrigada pela tua companhia ! :)
Beijinho *
Muito obrigada eu Isabel por me fazerem sentir tão bem acompanhada todos os meses :)
EliminarBeijinhos grandes *
Adorei a marinada de iogurte, deve ficar delicioso... e essa salada está fresca e apetitosa. Muito bom!
ResponderEliminarBeijinhos
Muito obrigada Maria João :) A marinada de iogurte fica mesmo saborosa, dá ao salmão um certo toque de frescura e deixa-o imensamente suculento :)
EliminarBeijinhos e uma boa semana *