sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sopa Minestrone

 
Bem sei que a última coisa que vos deve estar a apetecer é um prato de sopa ;) hehe  Mas, por aqui, dão chuvinha e tempo mauzinho para o fim de semana por isso, para mim, nada melhor do que um pratinho de sopa bem reconfortante :)  A sopa Minestrone é uma das minhas favoritas, não só pelos sabores intensos e maravilhosos, mas também porque é super fácil e prática de preparar... Fazia-a tantas e tantas vezes em casa da minha mãe porque toda a gente adorava e era uma daquelas refeições que nos deixava sempre felizes :) Acabada de fazer é deliciosa e, no dia seguinte, acho que está ainda melhor ;)  Se nunca provaram esta sopinha de inspiração italiana, aconselho-vos vivamente a fazê-lo porque tenho a certeza de que não se vão arrepender! E agora vão aproveitar o fim de semana (e espero que a praia também) que bem merecem ;)



Ingredientes para 4 pessoas: 
1 cebola branca grosseiramente picada
1 cebola roxa grosseiramente picada
1 dente de alho grande picado
Azeite q.b.
Uma mistura de legumes a gosto (podem usar quaisquer legumes que tiverem por casa ou aqueles de que mais gostarem. Eu costumo sempre usar o que tenho à mão e desta vez foi: 1 batata branca cortada aos cubos; 1 batata doce cortada aos cubos; 2 cenouras cortadas em pequenos pedaços; 1 copo de ervilhas congeladas; 1 copo de raminhos de brócolos cortados em pedaços; 1 copo de raminhos de couve flor cortados em pedaços)
1 lata de tomate pelado grosseiramente desfeito
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
1 copo de água
1 copo de caldo de legumes
2 folhas de louro e ervas aromáticas frescas a gosto (usei uns raminhos de tomilho, folhas de manjericão e cebolinho)
Cerca de 300 gramas de feijão (normalmente, quando faço esta sopa, utilizo quase sempre o feijão branco mas, desta vez, aproveitei para utilizar uma mistura de feijões que aqui tinha e usei vermelho, branco e manteiga. Mas podem optar por aqueles que forem mais do vosso agrado)
Queijo ralado a gosto


- Levar ao lume um tacho bem regado com azeite e alourar ligeiramente as cebolas e o alho.

- Adicionar os legumes, todos cortados em pedaços pequenos de idêntico tamanho, e envolver bem no azeite, deixando saltear durante cerca de 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente. Salpicar os vegetais com um pouco de vinho branco e deixar que “suem” e comecem a ficar cozinhados. 

- Nesta altura, adicionar o tomate pelado, a polpa de tomate, o caldo de vegetais, a água e o vinho branco e envolver tudo muito bem com os vegetais. Juntar o louro e todas as ervas aromáticas num pequeno raminho e atalá-las com fio de cozinha (para quem não tem, pode também utilizar papel vegetal, faço isso várias vezes e resulta: basta cortarem uma tira de papel, enrolarem-na bem e atarem as ervas com ela). “Mergulhar” este raminho no tacho. Deixar a sopa cozinhar em lume baixo/médio durante cerca de 20 minutos.

- Adicionar o feijão e deixar cozinhar por mais 10 a 15 minutos, aumentando um pouco o lume do fogão, para que o caldo engrosse ligeiramente.

- Servir a sopa Minestrone polvilhada com o queijo ralado da vossa preferência e ladeada por umas fatias de pão torrado, regado com um fio de azeite, polvilhado com uns orégãos e esfregado com um dente de alho.

6 comentários:

  1. Eu e esta sopa temos mixxed feeligs, uns dias estamos bem, nos outros nem tanto. Mas que tem bom aspecto, lá isso tem. E agora fiquei com vontade de um pratinho, a ver se a alergia se curava mais depressa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que a alergia desaparecia ao final da segunda colherada ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Que bom aspeto! Não sou muito virada para comida italiana, mas até gosto de pizza :) Massa nem tanto... Mas acho que gosto mais de comida tailandesa - apesar de nunca ter provado. Mas isto é porque imagino a combinação de sabores, obviamente, e não porque acho mesmo giras aquelas caixinhas que se vêm nas séries quando as pessoas encomendam "thai food". Nããão, claro. Isso seria infantil ;) Também gosto de chinesa, mas isso não é por nada em especial, é mesmo porque é boa hahaha :)
    Acho que por aqui também vai arrefecer um bocado. Também é bom, senão faço exercício e suo muito (ia dizer que suo que nem um porco, mas soa meeeesmo mal, hahaha).
    Achei mesmo gira essa coisa das ervas, eu faço isso com a salsa de cozer pato :) E depois ando ali a brincar com o raminho e a passeá-lo na água (mais uma demonstração da minha maturidade hahaha).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou muito virada para a comida italiana comum (leia-se pizzas, massas e coisas afins) mas adoro por demais esta sopa! (mas sim, também sou capaz de gostar mais de comida tailandesa...e sim, já provei ;) hehe)...
      Quanto à brincadeira com o raminho, confesso que nunca a fiz mas...hmmmm, acho que acabaste de me dar uma ideia :D ahahahah

      Eliminar