sexta-feira, 11 de julho de 2014

Espetadas de salsicha com salada de feijões


E porque parece que o verão está aí (literalmente, aí - em Portugal- e não muito por aqui- em Londres) deixo-vos, para acabar esta semana de forma fresca e descontraída, uma receitinha digna desta estação: umas espetadas de salsicha (apesar de também as confecionar algumas vezes no inverno, para mim as espetadas são sinónimo de dias bonitos, quentes e de sol) acompanhadas de uma simples salada, bem prática e saudável :)  Aproveitem ao máximo o fim de semana que está aí à porta que eu vou tentar fazer o mesmo ;)



Ingredientes para 4 pessoas: 
8 salsichas (frescas ou de churrasco) médias
1 pimento grande (usei metade de um pimento laranja e outra metade de pimento amarelo)
2 cebolas médias + 1 cebola bem picada
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher de chá de menta seca em folhas
1 colher de sopa de molho inglês
Sumo de ½ lima
2 mãos bem cheias de feijão verde cortado em finas tiras
1 lata grande de feijão-frade cozido


- Cortar as salsichas, o pimento e a cebola em pedaços de idêntico tamanho. Distribuí-los em espetos de metal ou madeira, adequados para espetadas. Dispor as espetadas numa travessa ou numa tábua e temperá-las com uma pitada de sal e pimenta, o alho em pó, os orégãos, a menta, o molho inglês, o sumo de lima e regá-las com um pequeno fio de azeite, esfregando as espetadas com as mãos para que fiquem bem envoltas em todos estes temperos. Se possível, deixar marinar durante alguns minutos.

- Entretanto, levar ao lume uma panela com água e sal e, quando ferver, adicionar o feijão verde e escaldá-lo durante cerca de 4 minutos, para que fique cozinhado mas ainda mantenha a sua textura crocante. Escorrer e colocá-lo numa saladeira, deixando-o arrefecer um pouco, antes de lhe juntar o feijão-frade e a cebola picada. Mesmo antes de servir, temperar com um fio de azeite, vinagre e uma pitada de sal.

- Grelhar as espetadas, regá-las com mais um pouco de sumo de lima mesmo antes de as retirar para o prato e servi-las com a salada de feijões.

11 comentários:

  1. Quando era miuda nao gostava nada de espetadas... Mas a medida que fui crescendo, comecei a gostar e agora adoro!! :) De salsicha nunca comi, mas devem ser igualmente boas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É caso para dizer...agora é que a sabes toda ;) hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adoro salsichas frescas, não resisto ;)
    http://quemrapaotacho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro salsichas Regina, fico toda deliciada ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Adooooro espetadas, principalmente as da minha avó (claaaro ;)). Normalmente feitas com peito de peru e pimento (e chouriça, que eu não gosto, mas diz que dá sabor :P). Com batatas, imeeeeenso colorau e feitas no forno - eu já tentei sacar-lhe a receita, mas já sei que ela deita uns pozinhos mágicos quando eu olho para outro lado e não ia ficar tão bom :) O mal da comida de avó - é irreproduzível :( haha
    Mas por acaso para mim são sinónimo de inverno, porque o forno aquece imenso (ontem fiz courgettes recheadas e quase que morri... :P). A menos que sejam no churrasco, aí já são à Verão :)
    Que giro, usares pimento laranja e amarelo! Para mim são só verdes e vermelhos :P (POR-TU-GAL hahaha) Uma altura recebi um biológico vermelho, acho eu, com uma pontinha de amarelo, e a minha avó (que pelos vistos está a gostar de aparecer no comentário :P) disse para não o usar logo e ele digivoluiu para um pimento amarelo!!! Já viste que giro? Eu até considerei por uns minutos abrir uma loja de maturação de pimentos e depois vender os amarelos que são mais caros, mas de momento não me dava muito jeito. Fica aí uma perspetiva de futuro próximo - só espero que um dos teus leitores não me roube a ideia ;)
    De qualquer maneira, ficou muito bom num salteado de legumes! ;) (e eu toda contente por provar pimento amarelo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdadeiramente IM-POS-SÌ-VEL reproduzir as comidas das avós...esquece. Estou farta de tentar, com as coisas mais básicas possíveis (como peixe cozido por exemplo...sim, isso mesmo peixe cozido, porque nenhum tem o sabor daquele que como em casa da minha avó!!) e simplesmente não consigo...por isso olha, quanto a essa matéria, já me resignei e resisti :) Para além disso, o objetivo é comer em casa da avó comida que nos saiba maravilhosamente bem e não fazê-la em nossa casa :D hehe
      Quanto às espetadas no forno, também adoro mas normalmente dessa forma só faço no inverno...no verão é mesmo grelhador ou churrasco :)
      E no que diz respeito à matéria de pimentos...compreendo-te :( hehe Eu gosto imenso de todos os pimentos, adoro o sabor que dão à comida mas acho que o que gosto mesmo é do colorido que conferem aos pratos :) Quando aí estava também era só verde e vermelho basicamente, mas por aqui há imensos de todas as cores e os preços são iguais por isso agora o meu frigorífico é, várias vezes, um verdeiro arco-íris de pimentos :D ahahah

      Eliminar
  5. Olá,

    Que bom aspecto têm essas espetadas...

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar