quinta-feira, 31 de julho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #17" - Tacos de carne, feijão preto e molho salsa


E pois é...cá estamos nós no último dia do mês de julho! O que significa que, amanhã, começa um novo mês: o mês de agosto! Agosto é sinónimo de praia, de sol, de calor, de bom tempo, de gelados, de comidas leves, de roupas frescas, de toalha de praia, de mergulhos no mar ou na piscina, de saídas à noite, de diversão... de tudo e mais alguma coisa de bom que o verão possa ter para oferecer! :)  E tudo isso porque também é sinónimo de férias escolares, de estudantes universitários que acabam os exames e retornam a casa, de amigos e familiares que voltam às suas cidades para passarem uns dias de merecidas férias e descanso... Por isso, agosto é, por excelência, o mês das "reuniões". O mês em que se reunem as crianças que agora estão por casa a tempo inteiro, que se reúnem os estudantes que, durante o resto do ano, estão espalhados pelo país, em que se reúne a família e os amigos que trabalham noutras cidades ou mesmo noutros países! Por isso mesmo, esta quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum" celebra essas reuniões em pleno verão e em pleno mês de agosto! Quero que as aproveitem bem e que desfrutem ao máximo de todo esse tempo extremamente bem passado mas sem nunca, obviamente, descurarem a vossa alimentação e a vossa carteira ;) hehe  Como tal, deixo-vos uma sugestão que fica pronta em 15 minutinhos, ideal para reunirem essa gente toda de que mais gostam à volta da vossa mesa, com pouco trabalho, pouco dinheiro mas, muito, muito sabor! Uma refeição ideal para todos os dias mas especial para o verão e para momentos bem passados :)




Ingredientes para 4 pessoas: 
1 pedaço de carne cozinhada (usei umas sobras de carne assada mas podem utilizar qualquer carne que tenham cozinhado anteriormente e que vos tenha sobrado. Caso não tenham, podem sempre utilizar carne picada, que é bastante económica e cozinha em menos de nada)
Azeite q.b.
1 pimento vermelho + 1 pimento laranja ou verde médio cortado em pequenos pedacinhos
1 dente de alho bem picado
1 cebola média picada
1 lata de feijão preto cozido e escorrido
3 colheres de sopa de molho de feijão
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 abacate maduro
2 tomates médios vermelhos mas firmes
3 spring onions cortadas finamente (ou cebola)
Queijo ralado a gosto (opcional)
Sumo de 1 lima


- Começar por cortar a carne em pequenos pedaços, desfiá-la ou picá-la ligeiramente na trituradora. Reservar.

- Levar ao lume uma frigideira grande antiaderente ou uma wok regada com um fio de azeite e saltear um pouco metade dos pimentos, o alho e a cebola. Adicionar o feijão preto assim como o molho de feijão e a polpa de tomate, envolver bem e deixar cozinhar, em lume médio, durante cerca 5 a 7 minutos, até que o molho comece a ferver e a espessar um pouco. Nesta altura, adicionar a carne, envolver, deixar cozinhar por mais um ou dois minutos e desligar o lume.

- Entretanto, preparar o molho salsa, bastando para isso cortar o abacate, os tomates, os restantes pimentos e as spring onions em pequenos cubinhos, de idêntico tamanho. Colocá-los numa saladeira e temperar com uma pitada de sal, um fio de azeite e o sumo de lima.

- Aquecer os tacos consoante as instruções da embalagem e servi-los recheados com a mistura de carne e feijão e o molho salsa, polvilhando cada um deles com um pouco de queijo ralado.



Não se esqueçam de passar lá pelo blog da Ovelha Negra para ver que sugestão maravilhosa ela vos deixa neste último dia de julho! E não se esqueçam também que temos DESAFIO a decorrer até ao dia 5 de agosto!! O tema são GELADOS e já falta pouco para poderem participar por isso conto com as vossas frresquinhas e super saborosas sugestões sim? :)  Saibam tudo sobre o desafio deste mês aqui.

4 comentários:

  1. Que deliciosa sugestão Vânia! Adorei o aspeto ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) É realmente uma sugestão super saborosa, bem económica e bem rápida e fácil de preparar...tudo de bom num só pratinho ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar