domingo, 29 de junho de 2014

Pão achatado com hummus de iogurte, crocante de enchidos e queijo fresco


Este é daqueles pratos ao qual, definitivamente, a fotografia não faz qualquer jus. De qualquer forma, não posso deixar de partilhar esta pequena maravilha convosco porque é mesmo, mas mesmo, deliciosa, acreditem! Foi provado, aprovado, e "choveram" pedidos para que fosse repetida. Uma combinação decadente de sabores, super reconfortante, com um toque quente e refrescante ao mesmo tempo. Podem servir esta refeição como prato principal ou então cortar cada pão em pequenos pedacinhos e fazer uma entrada diferente para uma festa ou um jantar, por exemplo! Para mim, esta é uma refeição ideal tanto para um fim de tarde com sol como para um jantar depois de um dia cinzento :) 



Ingredientes para 4 pessoas: 
1 chávena de grão cozido
3 colheres de sopa cheias de iogurte grego
1 colher de chá de cominhos em pó
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 alheira (com cerca de 150 gramas)
1 farinheira (com cerca de 150 gramas)
Mistura de folhas de salada a gosto
2 mãos cheias de tomates-cereja cortados ao meio
1 mão cheia de azeitonas descaroçadas
2 queijos frescos pequenos
Ingredientes para os pães achatados: 
350 gramas de farinha com fermento
350 gramas de iogurte grego
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

- Colocar todos os ingredientes do pão achatado numa taça e misturá-los, primeiro com a ajuda de uma colher e depois com as mãos. Colocar a massa numa bancada polvilhada com farinha e socá-la um pouco para que a mistura se torne coesa. Voltar a colocá-la numa taça polvilhada com farinha, cobri-la com um prato e deixar repousar durante uns minutos (deixo normalmente cerca de meia-hora). Dividir esta massa em quatro pedaços iguais e, com as mãos, esticá-la e achatá-la, para que forme uma espécie de massa de base de pizza, mas sem se preocuparem muito com o aspeto (acho que esta massa fica mesmo bem com uma forma bem irregular e um aspeto bem rústico). Se necessário, usar também a ajuda de um rolo da massa. Reservar.

- Entretanto preparar o hummus de iogurte. Para isso, basta juntar numa misturadora o grão, o iogurte grego, os cominhos, um fio de azeite, um pouco de sumo de limão e temperar com uma pitada de sal. Triturar bem até a pasta ter uma consistência bem cremosa, como um paté (se necessário acrescentar mais um pouco de iogurte). Retificar os temperos e reservar no frigorífico.

- Retirar a pele à alheira e à farinheira e esfarelar o seu interior. Levar ao lume uma frigideira antiaderente e juntar os enchidos, cozinhando durante cerca de 15 minutos, mexendo constantemente, para que fiquem bem crocantes e caramelizadas. Retirar para um prato forrado com papel absorvente e deixar repousar um pouco.

- Nessa mesma frigideira colocar o pão achatado, um a um. Se necessário, pincelar com um pouco de azeite. Cozinhar de ambos os lados cada um dos pães, durante cerca de 3 a 4 minutos de cada lado, para que fiquem moles e fofos no interior.

- Servir os pães achatados barrados com o hummus de iogurte. Cobrir cada um dos pães com um pouco de salada, polvilhar com os enchidos crocantes e finalizar com as azeitonas, os tomates cereja e o queijo fresco cortado em pedaços. Regar tudo com um fio de azeite a gosto.

9 comentários:

  1. Gostei muito desta sugestão, ideal para mim que como tantas vezes sozinha ;) E o meu almoço que ainda está no forno, que fome... hahaha
    As bolachas são um must completo, estou cheia de saudades delas e acho que vou ter de repetir a dose! Quanto ao passatempo, acho uma ideia fantástica mas tenho sempre pouco tempo para participar :/ entre tese, aulas que não preciso e outras coisas... mal tenho tempo para os cozinhados planeados x) Vou tentar um dia destes quando acabarem as aulas!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que ficou com um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bem Vânia, gostei da receita e da foto!
    Bjos e bom domingo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Vanda :) A foto fica um bocadinho a desejar mas o sabor é tãooo bom ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Vânia, amei esta tua sugestão! Hummm.... deve ser mesmo muito bom.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D E acredita que é mesmo bom Pimentinha, tens de experimentar ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  5. Que bom aspeto, deve ser mesmo bom! :)
    Que queijo fresco usaste? Eu embirro com alguns (ou melhor, todos menos um :P) por causa do sabor manhoso-esquisito. Marcas mimosa, continente, e isso, acho mesmo esquisitóide. E por aí, encontras queijo fresco? Ou já é antiga, a receita? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é antiga Avelã ;) Fiz numa das jantaradas de família em casa da minha mãe e toda a gente adorou...tanto que ainda hoje se lembram deste petisquinho e me falam nele ;) hehe
      Por aqui confesso que ainda não encontrei queijo fresco mas já sabia que isso me ia acontecer porque, mesmo antes de vir, já me tinham avisado desse facto...o que é uma verdadeira pena para mim que adoro estes queijinhos (uma pitada de sal e pimenta neles para mim basta ;) hehe)...mas por enquanto vou-me deliciando com outros queijinhos por cá ;)
      Quando aí estava, o queijo que mais comprava e que mais havia lá por casa era o magro da marca Pingo Doce :)
      Beijinhos *

      Eliminar