quinta-feira, 19 de junho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #11" - Salada de feijão-frade e atum com um twist


Quantas vezes é que vocês recorrem ao tradicional pratinho, tão tipicamente nosso, do feijão-frade com atum?! ;)  Eu confesso que, apesar de nunca ter sido uma constante em minha casa (pelo menos desde que saí de casa da minha mãe), já recorri a ele algumas vezes! Principalmente enquanto fui estudante...mas não só! O meu irmão então, sempre que lhe perguntávamos o que queria comer assim bem rápido, respondia "feijão com atum" ;) hehehe  Não sou uma grande fã de atum enlatado, comido assim ao natural. Gosto de patês e de outras combinações onde o atum possa entrar mas assim, simples, foi algo de que acho que enjoei um pouco (ao contrário do atum fresco que adoro e que se não fosse o preço tão pouco simpático acho que comia até não poder mais..hehe). De qualquer forma, o atum e os enlatados são aquele tipo de coisas que raramente faltam numa despensa (e, se faltam, então não deviam faltar ;) hehe  porque são de facto ingredientes bastante económicos e muito amigos da falta de tempo e/ou de paciência na cozinha). Com a chegada do verão, dos dias mais longos e das temperatuas mais altas, começam a apetecer a todos nós pratos mais leves e frescos, como as saladinhas... Como tal, aqui fica a minha sugestão para mais uma quinta-feira do "Há vida para além da massa de atum": uma salada de feijão-frade e atum com um toque de diferença e uma nova roupagem, mas sempre bem prática, fácil e rápida e, acima de tudo, fresca e leve, ideal para o verão! Não se esqueçam de passar pelo blog da minha querida Ovelha Negra para verem a deliciosa sugestão rápida, económica e saudável que elas vos traz hoje e não se esqueçam também (muito importante!!!!) que já está a decorrer o 3º Desafio deste nosso projeto, este mês com um tema fantástico e super desafiante: "Euro-poupança: pratos principais a menos de 1€ por pessoa- que é tempo de poupar para as férias" (podem conhecer todas as regras aqui). 
Ficamos à espera da vossa participação sim? :)



Ingredientes para 2 pessoas: 
1 mão bem-cheia de feijão verde em tiras ou cortado em pedaços
Cerca de 400 gramas de feijão-frade cozido
2 latas de atum
1 pedaço de pimento cortado em pequenos cubos (usei um bocado de pimento vermelho e outro de amarelo)
2 tomates médios cortados em cubos pequenos
3 ou 4 pepinos em conserva cortados em pedacinhos
Azeite e vinagre q.b.
2 ovos


- Cozer o feijão-verde em água abundante temperada com sal. Quando estiver cozido (não o deixem cozer em demasia para que fique ainda um pouco crocante e com textura), retirar e escorrer bem, reservando no tacho a água da sua cozedura.

- Colocar o feijão-verde numa saladeira e juntar-lhe o feijão-frade, o atum, os pimentos, os tomates e os pepinos em conserva. Regar tudo com um fio de azeite e um pouco de vinagre (eu gosto de utilizar o vinagre dos pepinos em conserva) ou, em alternativa, adicionar um pouco de maionese.

- Voltar a levar ao lume a panela com água onde se cozeram os feijões, regada agora com um pouco de vinagre. Quando estiver a ferver, abrir os ovos delicadamente para dentro do tacho e escalfá-los durante cerca de 1.30 minutos, para que a gema fique ainda líquida. 

- Servir a salada com o ovo no topo.

14 comentários:

  1. Adoro estas saladas com feijão, e não me limito ao atum, junto montes de vegetais coloridos e crocantes. As coisas simples são as mais saborosas nos dias quentes - que cá em Portugal tivemos uns dias de quase 40ºC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo ;) E estou contigo....quantos mais vegetais, a dar mais cor, sabor e textura, melhor :)

      Eliminar
  2. Já eu adoro conservas de atum, e com feijão muito mais! A tua sugestão é uma maravilha! :)
    Nesta edição vou tentar participar, não prometendo ,mas é um tema bastante útil sem dúvida!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene :)
      E vou ficar à espera da tua participação ;) Pelo menos tenho a certeza de que vais tentar e que, se conseguires, vai-nos trazer uma sugestão útil e deliciosa :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Eu cá goste de atum de qualquer forma... fresco, enlatado, simples ou confeccionado. Recorro muitas vezes a esta salada. Faz-se num instante e sabe sempre bem.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Pimentinha, especialmente em dias mais quentes sabe que é uma delícia ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Gosto muito de atum com feijão-frade e adorei os ingredientes que juntaste. Ficou uma refeição mais rica e igualmente prática e deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia :) Eu gosto de juntar assim uns ingredientes diferentes...é bom variar de vez em quando e, tal como disseste, é igualmente fácil, prático e rápido :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Eu gosto muito desta salada e aqui em casa nos ddias quentes fazemos várias vezes embora eu escape ao atum, mas gostamos.
    Com esse ovinho é que nunca fizemos, gostei do aspecto e dos ingredientes que colocaste, muito bom aspecto.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também se puder escapar ao atum enlatado, também escapo Sandra ;) hehe Mas de vez em quando confesso que até sabe bem...especialmente porque é uma refeição mesmo prática e rápida :)
      Tens de experimentar assim com o ovinho, com a gema bem mole, toda a desfazer por cima da salada...hmmmmm ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. ...mais um ovo hahaha
    Eu gosto muito de feijão com atum, é mesmo um almoço desenrascado, mas simplesmente misturo atum de lata com feijão frade cozido. É muito bom :) Acho que nunca provei atum ao natural, mas em lata gosto. Também já enjoei um bocado, mas voltei a gostar :) Ainda agora vou comer atum, por acaso, vim fazer uma pausa na cozedura do arroz integral para comentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um ovo...e adivinha....não será o último :) ahahahah
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Humm miam miam!!! Que aspecto delicioso!!! Beijinhos

    ResponderEliminar