quarta-feira, 4 de junho de 2014

Caril de frango com tomate e espinafres


Gosto imenso da cozinha indiana e fascinam-me especialmente as suas especiarias, com todos aqueles aromas e sabores! O caril é uma especiaria e um prato muito apreciado cá por casa e, como tal, está presente na nossa mesa várias vezes ! Acho que raramente faço um caril igual... a vasta panóplia de versões existente e as inúmeras possibilidades de combinações de ingredientes e de especiarias permitem-me também estar sempre a "inventar" e a testar novas refeições baseadas nos caris mais tradicionais. E esta é mais uma delas: ao sabor e aroma das especiarias tradicionais, juntei a leveza e a frescura do tomate e ainda o colorido dos espinafres! Ficou um prato deliciso e bem recheado de molho que, aliás, no dia seguinte, foi aquecido e apenas misturado num simples esparguete, proporcionando-me um almoço leve mas saciante e cheio de sabor :)  Portanto, mais uma vez, e tal como eu tanto gosto, duas refeições numa só receita ;)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 coxas de frango divididas ao meio (separar a parte de cima da perna da coxinha)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa rasa de colorau
1 colher de café de sumak (o sumak, também conhecido como sumac ou sumagre, é uma especiaria de sabor intenso e ácido, especialmente utilizada nas cozinhas da Turquia e do Médio Oriente. Confesso eu não sei se o conseguirão encontrar ou não em Portugal porque nunca vi à venda por aí. Este que tenho foi uma oferta que me trouxeram diretamente da Turquia. Se não conseguirem encontrar, não há problema, omitam esta especiaria que vai ficar tudo delicioso na mesma)
1 dente de alho grande ralado
1 pedaço de gengibre fresco ralado, com cerca de 3 cm (ou 1 colher de chá de gengibre em pó)
1 colher de café rasa de coentros em grão
1 colher de café de cominhos em grão
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de sopa de açafrão das índias
1 cubo de caldo de galinha
Azeite q.b.
1 cebola branca média cortada em meias-luas
1 cebola roxa média cortada em meias-luas
Vinho branco
1 lata de tomate pelado em pedaços
1 colher de sopa de pasta de tomate
4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
2 mãos bem cheias de folhas de espinafres 
 - Temperar a carne com uma pitada de sal e pimenta, o colorau e o sumak. Reservar. 


- Num almofariz, juntar o alho, o gengibre, o lemongrass, os cominhos, os coentros, o caril, o açafrão das índias e o cubo de galinha desfeito com as mãos. Triturar tudo até formar uma pasta (se necessário, para facilitar a “moagem”, adicionar também umas gotas de azeite). 


- Levar ao lume um tacho regado com um pouco de azeite e alourar ligeiramente os pedaços de frango, durante apenas 4 a 5 minutos, para que comecem a ganhar alguma cor. Retirar para um prato e reservar. Adicionar agora ao tacho as cebolas e deixar alourar ligeiramente, juntando depois a mistura de especiarias, envolvendo bem, e deixando cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. 


- Regar tudo com cerca de 3 colheres de sopa de vinho branco e adicionar o tomate em pedaços e a pasta de tomate, deixando cozinhar, em lume médio, durante cerca de 5 minutos. Adicionar o iogurte grego e envolver bem.


- Voltar a juntar ao tacho o frango e acrescentar um pouco de água, só o suficiente para que o frango fique coberto com o molho. Tapar a panela, colocar o lume no mínimo e deixar cozinhar durante cerca de 20 a 25 minutos. Nesta altura, destapar o tacho e verificar a consistência do molho (pode precisar de mais um pouco de iogurte grego, consoante o vosso gosto e as vossas preferências) e retificar também os temperos. Deixar cozinhar, em lume médio, com a panela destapada, durante mais 20 a 30 minutos, até que o molho reduza um pouco e adquira a consistência desejada. Quando estiver pronto, desligar o lume, juntar os espinafres e tapar a panela durante 2 a 3 minutos antes de servir.


- Servir o caril de frango com arroz e/ou pão naan ou outro pão indiano da vossa preferência.


E não se esqueçam que amanhã é o último dia para participarem no DESAFIO deste mês do "Há vida para além da massa de atum"!! Precisamos de receitas deliciosas para os nossos estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite :)  Vejam as regras aqui e eu e a Ovelha Negra ficamos à espera das vossas participações!

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Luísa :) E o sabor não fica nada atrás acredita ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Adoro caril que aspecto delicioso
    Passatempo no blog http://www.sweetmykitchen.com/2014/06/passatempo-olha-o-peixinho-fresquinho.html

    ResponderEliminar
  3. Que delicia e cheio de especiarias e sabores!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) É mesmo um prato bem aromático e cheio de sabores :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Ai caril! Adoro caril! (não tenho mais o que dizer, o caril deixa-me assim)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah :) Então olha, já somos duas ;) Estou sempre a fazer novas receitas de caril, cá por casa adoramos e já em casa da minha mãe era a mesma coisa! Acho que nunca fiz duas vezes exatamente a mesma receita de caril...e gosto de todas ;)

      Eliminar
  5. Un plato delicioso con el toque de curry, besos

    ResponderEliminar
  6. Que prato saboroso e nutritivo! Delicia!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  7. Um 2 em 1 perfetiro, lindo e super perfumado. Adoro e adoro a cor e o aspecto super convidativo!
    Sabes que cá podes comprar sumac no Marks & Spencer ou no Waitrose. Alguns Tesco ou Sainburys doa maiores também têm.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Lia :) A cor é realmente convidativa e o sabor é bem reconfortante e aromático :)
      Sim, eu por cá já vi sumak mas sinceramente por Portugal nunca tinha encontrado nem experimentado tal especiaria...mas esta que tenho é especial, que foi uma prendinha duma grande amiga minha quando visitou a Turquia ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  8. Gostei imenso desta receita, Vânia. Sabes, este tipo de prato com este tempero até fica melhor de um dia para o outro. Há pratos de carne que se conservam cerca de uma semana (e até mais), cada dia mais apurados. Em Portugal, pelo menos na zona de Lisboa, há várias lojas da especialidade onde se podem encontrar todos os condimentos e produtos de gastronomia oriental que possas imaginar. Vou lá com algum frequência ;)
    Um beijo grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bem verdade Vanda, ficam muito mais apuradinhos nos dias seguintes :) E fazes muito bem em ir várias vezes a essas lojas, que maravilha!! :) Se eu já em Portugal tinha imensas especiarias e produtos/ingredientes de várias cozinhas do mundo (e não vivia em Lisboa), isto aqui agora é uma verdadeira perdição acredita ;) hehe
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  9. Comidinha cheia e especiarias, parece-me muito bem e que aromática.
    Fiquei curiosa com a junção dos espinafres, uma delicia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra :) Fica realmente uma refeição bem aromática mas, ao mesmo tempo, suave e reconfortante :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Quando se lê os ingredientes das tuas receitas, parece que começa a sair um cheirinho gostoso pelo computador :) Sabes que eu também sou fã dos sabores da Índia e da Ásia em geral! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Sei bem que és como eu Pimentinha, fã dos sabores e aromas orientais. Por isso tenho a certeza de que também ias gostar muito desta receita ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Adorei a sugestão.Ideal para o verão!
    beijinho,

    Amélia
    loveandacinnamonroll.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amélia :) Eu sou suspeito mas acho que um caril é bom em qualquer altura do ano ;) hehe
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  12. Que bom aspeto! Por acaso só fiz caril uma vez, mas tirando isso nunca comi em lado nenhum (cresci a ouvir que o caril é nojento, é o que dá :P)
    Mas a especiaria mete-me alguma impressão, não estou habituada... principalmente ao cheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh...a sério?! Tens de experimentar fazer mais vezes em casa Avelã :) Em menos de nada habituas-te ao cheirinho e ao sabor então...hmmmm...nhamiii ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. Eu adoro caril !
    Comprei hoje umas coxas de frango para fazer um este fim de semanaa ! Fica um cheirinho tão bom na cozinha e faço sempre muita quantidade de molho e legumes para no dia seguinte misturar numa massa e ter um prato novo e delicioso :D

    Gostei muito do teu blog ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então olha Joana és tal e qual como eu ;) Adoro caril e faço imensas vezes, sempre receitas diferentes e utilizando todos os ingredientes e mais alguns que possas imaginar ;) Aliás, neste preciso momento, estou a utilizar caril para fazer o jantarinho cá de casa ;) hehe E claro, também costumo fazer isso...um molhinho delicioso a mais para uma refeição do dia seguinte ;)
      Muito obrigada pela tua visita ao meu cantinho, espero que tenhas gostado e espero ver-te por aqui muitas mais vezes, és sempre bem-vinda :)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar