segunda-feira, 2 de junho de 2014

Molho tártaro sem culpas



Quem é que não conhece o Molho Tártaro? Aquele molhinho delicioso, feito à base de maionese, que casa especialmente bem com todo o tipo de peixes, fritos ou grelhados?! Eu sou fã de molho tártaro, uma grande fã!! Mas também sou fã (quer dizer, nem por isso, mas não quero ser ainda menos) das minhas ancas e abdominais ;) hehe  E, por isso mesmo, evito o verdadeiro molho tártaro (tal como muitos outros molhos do gébero), esse mesmo super delicioso feito à base de maionese...e desforro-me com esta minha versão de molho tártaro, deliciosa na mesma mas muito mais amiga da balança e da nossa saúde :)  Uma receita ideal para esta segunda-feira: uma forma fresca, leve, saborosa e saudável de começar mais uma semana :)



Ingredientes : 
4 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
1 colher de chá de alcaparras picadas
2 cournichons (pepinos em conserva) bem picadinhos
1 pitada de sal e de pimenta q.b.
1 colher de sopa do vinagre do frasco dos pepinos em conserva
1 spring onion picada finamente
Sumo de ½ lima

- Juntar todos os ingredientes numa taça, misturar bem, regar com um fio de azeite e terminar com um fio de vinagre balsâmico a gosto. Fica ótimo com filetes de peixe panados ou outros peixes fritos ou grelhados mas também com carnes grelhadas e carnes frias. Eu gosto também imenso de usar este molho nos meus wraps e pitas ;)


14 comentários:

  1. Também adorei esta tua versão minha querida e que forma magnífica de substituir as calorias da maionese!!
    Beijinhos grandes e óptima semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Lia :) Fica delicioso e, sem culpas...melhor ainda ;) hehe
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  2. Que gostoso, este molho com peixe parece maravilhoso e combina muito bem! Vou anotar!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada CamomilaRosa :)
      Fica muito leve e saboroso e combina mesmo muito bem com peixe, espero que testes, proves e gostes ;)
      Beijinhos e muito obrigada pela visita, espero que voltes muitas mais vezes :)
      Vânia

      Eliminar
  3. Uma excelente forma de consolar a alma sem culpas! Gostei e vou anotar!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Pimentinha ;) Espero que anotes, proves e aproves ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Eu adoro maionese! pronto, já disse, é maionese e molho de alho. E mostarda, de resto, não me apanham nos molhos. Mas olha que fiquei com este debaixo de olho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a sorte de não gostar praticamente de molhos nenhuns mas confesso que também tenho uma ligeiraaaa perdição por maionese e molho de alho ;) hehe Mas sou viciada em molhos de iogurte, adoro!! Por isso, sempre que possível, transformo os molhos calóricos em algo muito mais leve e saudável...e não menos delicioso :)

      Eliminar
    2. Conheces o Tatsiki? É um molho grego de iogurte e pepino - é absolutamente divinal!

      Eliminar
  5. Que bom aspeto! Nunca fui grande fã de molhos e isso, dispenso sempre (exceto aquele molho agridoce chinês, que é delicioso!), acho que altera o sabor da comida e abafa, não sei... Mas esse molho fresquinho deve dar um toque agradável à comida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou grande fã de molhos, sinceramente.. raramente os uso com a sua propósito original, ou seja, como molho mesmo, mas tenho imensos em casa porque gosto imenso de os usar, de várias formas, em marinadas e como tempero, para darem sabor :) Mas os molhos de iogurte, ao contrário de todos os outros, fazem as minhas delícias :)

      Eliminar
  6. Gosto e bem de molho tártaro aqui em casa às vezes até o comem à colher:)
    Ficou perfeito este e com iogurte parece-me memso bem, que perfeito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és como eu Sandra, adoro um belo molho tártaro ;) E este assim fica super delicioso na mesma e já o podem comer à colher...sentindo menos culpa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar