quinta-feira, 5 de junho de 2014

"Há vida para além da massa de atum #9" - Chili com Carne e Empadas Mexicanas

Hoje é quinta-feira que, como vocês já sabem tão bem, é dia de "Há vida para além da massa de atum". E é também dia 5 de junho, o que significa que é o último dia para participarem no 2º Desafio deste projeto!! Ainda vão a tempo de ir para a cozinha preparar uma receitinha bem rápida, económica e saborosa, especialmente dedicada aos estudantes (podem conhecer em pormenor todas as regras aqui). Para esta quinta-feira, decidi retomar duas receitas já aqui publicadas no blog. E decidi fazê-lo por vários motivos: primeiro que tudo, porque esta conjugação de receitas se adequa perfeitamente ao espírito deste projeto que partilho com a Ovelha Negra (passem lá pelo blog da Teresa para verem a receitinha dela de hoje, não se esqueçam, sim?); depois porque ambas as receitas foram publicadas quando o blog era ainda muito recente, com poucas visitas e poucos seguidores, e como tal, acredito que tenham passado despercebidas à maioria de vocês (o que é uma pena porque são duas das minhas receitas favoritas e acho que devem ser partilhadas ;) hehe); e por fim, mas não em último, porque com um pouco de carne picada e feijão podem fazer estas duas sugestões (mais uma receita "dois em um", já sabem que gosto disto!) fantásticas e que se tornam bem económicas. Se eu tivesse uma lista de "pratos de autor", o Chili estaria provavelmente nos lugares de topo da mesma! É daquelas receitas práticas, económicas e que dão pouco trabalho a preparar. Cá por casa, sai para a mesa pelo menos uma vez por mês porque a cara-metade adora e não se cansa de comer e pedir mais ;)  E o mesmo acontece com os amigos que, sempre que se juntam à volta da minha mesa para comer, sugerem que a ementa seja Chili...ou sugerem que vá até às casas deles cozinhá-lo..hehe! A receita é-me pedida inúmeras vezes e faz sempre sucesso! É daquele tipo de pratos que alimenta uma multidão e que deixa a maior parte das pessoas felizes :)  E, com um bocadinho a mais de carne picada, ainda podem utilizar as sobras para preparar umas diferentes e saborosas empadas como estas :)

Chili com carne à minha maneira com salada crocante e molho de iogurte e lima
(podem ver o post original desta receita aqui)

Ingredientes para quatro pessoas:
500 gramas de carne picada (de porco ou vaca)
2 chávenas de arroz
1 dente de alho esmagado + 1 dente de alho picado
1 cebola grande picada
1 pimento vermelho cortado em pequenos cubos
1 pimento vermelho cortado em pequenos cubos
1 tomate fresco cortado em pequenos cubos
Azeite
1 cerveja
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de sopa bem cheia de colorau
Uma pitada de piripiri a gosto
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de orégãos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
6 tomates pelados grosseiramente esmagados e um pouco do molho da lata
1 colher de sopa de sopa de cebola
Cerca de 500gr de feijão vermelho cozido
1 lima
1 colher de chá de vinagre
4 colheres de sopa de iogurte grego

- Cozer o arroz com um dente de alho esmagado em água temperada com sal. Quando estiver pronto, retirar do lume e reservar (o arroz deve ficar bem seco e solto).


- Retirar para uma taça metade da cebola e dos pimentos, bem como o tomate cortado, e reservar também. 


- Entretanto, num tacho bem regado com azeite, alourar, durante cerca de 5 minutos, a restante cebola e os pimentos e também o alho picado. Regar com um pouco da cerveja (cerca de 2 colheres de sopa) e deixar cozinhar mais 3 minutos. Acrescentar a carne picada, envolver bem nos legumes e temperar com sal e pimenta, o colorau, os cominhos, os orégãos, o piripiri e o molho inglês, deixando a carne cozinhar. Juntar depois ½ copo de cerveja, a polpa de tomate, os tomates pelados e o molho dos mesmos e a sopa de cebola. Misturar bem, tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. 


- Adicionar o feijão, retificar os temperos e verificar a consistência do molho (pode ser preciso acrescentar mais um pouco de cerveja). Voltar a tapar o tacho e deixar cozinhar, em lume médio, mais 10 a 15 minutos (eu gosto do chili com bastante molho mas, se o preferirem mais seco, podem deixar um pouco mais de tempo ao lume para que o molho reduza até à consistência que desejarem). Desligar e deixar repousar 5 a 10 minutos antes de servir, com a panela tapada.


- Entretanto, aproveitar para preparar a salada, temperando a cebola, os pimentos e o tomate que anteriormente reservaram com um fio de azeite, um pouco de sal fino, uma pitada de orégãos, o vinagre e sumo de meia lima. Numa outra taça à parte, juntar também o iogurte grego com o resto do sumo da lima.


- Servir o chili com o arroz, a salada crocante e o molho de iogurte e lima.
Empadas Mexicanas
(podem ver o post original desta receita aqui)
Ingredientes para a massa(para cerca de 10 empadas – eu fiz seis empadas pequenas e uma grande, tipo tarte): 
2 ovos
100 gramas de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de azeite
300 gramas de farinha
½ copo de água morna
1 pitada de sal 
Ingredientes para o recheio: 
Restos de chili (escorram a maior parte do molho do chili para que as empadas não "ensopem")

- Bater os ovos com o sal.

- Levar ao lume a água com a margarina e o azeite e deixar aquecer bem. Desligar o lume e deixar ficar morno. Verter sobre os ovos e misturar.

- Aos poucos, incorporar a farinha e mexer sempre, até formar uma massa elástica e maleável que se descole da taça (se necessário, acrescentar mais farinha). Amassar esta mistura numa superfície enfarinhada e deixar repousar durante meia hora, coberta com um pano.

- Ao final desse tempo, esticar a massa e cortar dois círculos por cada forma (um maior para a base e outro um pouco mais pequeno para a “tampa” das empadas). Untar pequenas formas com azeite ou margarina, polvilhar com um pouco de farinha e forrar com os círculos de massa. Rechear com o chili , colocar o outro círculo no topo, pressionando bem com os dedos para que as massas colem e fiquem bem seladas. Pincelar as empadas com gema de ovo ligeiramente batida e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, ou até a massa estar bem cozida e as empadas apresentarem uma crosta bem dourada.

14 comentários:

  1. Olá!

    Mais duas receitas maravilhosas! daquelas de deixar àgua na boca!

    Quando voltar a ter algum tempo, vou andar por aqui um bocadinho a ver as tuas receitas!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :)
      Leva o tempo que precisares...as receitinhas não fogem daqui e sabes que és sempre bem-vinda ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Sempre surpreendente Vânia! Essa ideia de fazer empadas com os restos do clili é de génio!
    Bjo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) ahahah Eu não diria tanto Pimentinha, mas obrigada ;)
      Sabes o que é que é de génio?! O sabor. Ficam ótimas!! :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Olha que isto deve ser bem bom! Hoje também fui para a carne picada :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi ;) hehe E isto é bemmmmm bom acredita, dos meus pratos favoritos. Sabe sempre bem, conforta sempre o estômago e a alma e é sucesso garantido ;) E as empadas, como são diferentes, também fazem furor ;) hehe

      Eliminar
  4. Que excelentes sugestões :) Adorei!!!
    Adoro empadas, ihihihihihihih ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já somos duas Ana :) ...porque eu sou fanática por empadinhas, não lhes consigo resistir ;) hehe Tens de experimentar este duo de receitas, valem mesmo a pena ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Minha linda, fizeste muito bem eu voltar a publicar estas receitas, sabes porquê? A mim passaram-me ao lado e não devia. Adorei. Então as tuas empadas têm um aspeto absolutamente fantástico. Incrível mesmo ;)

    Sabes que nunca experimentei chili? Já ando há uns tempos a dizer ao mais que tudo que vou experimentar, mas ainda não aconteceu. Agora com esta tua receita acredito que esteja para breve.

    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh obrigada minha querida Cláudia :) Assim já valeu a pena ter optado por retomar estas duas receitinhas ;)
      E sabes que mais?! Devias mesmo experimentar chili porque é uma refeição fantástica!! Aqui por casa adoramos e não conheço ninguém que se tenha sentado à minha mesa com este pratinho e que não tenha gostado :) E ainda por cima, não dá trabalho nenhum a fazer...E podes sempre fazer um bocadinho a mais para as empadinhas que são bem diferentes e ficam uma delícia, acredita em mim ;) hehe
      Beijinhos grandes *
      Vânia

      Eliminar
  6. Mais receitas de carne picada haha :)
    Também adoro chili, é das minhas comidas preferidas :) O que eu faço tem menos ingredientes (o que para mim é uma vitória, já sabes haha), e deito pimento verde (depois de uma intensa discussão com a minha avó que envolveu argumentos do género: "o chili é aquele prato picante dos desenhos animados em que dois mexicanos com bigode fazem um concurso de quem faz o prato mais picante, e é VERMELHO, pôr pimentos verdes não faz sentido" da minha parte e "põe um pimentinho verde, anda lá, para dar sabor, fica mais giro" da parte da minha avó. acho que podes concluir sobre quem cedeu. Só lhe falta dizer-me que as panquecas não se atiram uns metros para o ar da frigideira, mas que se viram gentilmente com uma espátula. Onde é que chegamos?!)
    Quando faço chili faço sempre com à volta de 3 kg de carne de peru para congelar, e por isso deito imensos pimentos. Novamente, quando a minha avó está a assistir, começa logo a resmungar porque "tanto pimento, e cebola, e alho, que exagero, por amor de deus, nunca vi ninguém fazer isso assim". Proporções+avós= problemas...
    Não percebi a quantidade de pimentos que usas porque diz "1 pimento vermelho cortado em pequenos cubos" duas vezes :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais receitas de carne picada Avelã...adoro a tua perspicácia ;) hehehe
      E a tua avó tem toda a razão, deixa-me que te diga...também gosto de pôr pimentos verdes no chili para dar mais cor ;) O que faço quase sempre e o que terias logo percebido caso eu não me tivesse enganado a escrever essa parte da receita, que irei corrigir já de imediato...claro que ponho 1 pimento vermelho e outro verde cortados em pequenos cubos :D ahahahah
      Mas gosto de me enganar, porque assim vejo quem está mesmo atento ;) hehehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Por acaso não tinha visto estas sugestões no blog:)
    Gosto de carne picada embora seja raro comer carne mas que sabe bem sabe.
    Estou encantada com as empadas, que massa simples e bem bonita, parece ser fácil de trabalhar, gostei e muito.
    Duas sugestões cheias de bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra :)
      Cá por casa adoramos carne picada. Compro quase todas as semanas e faço sempre imensos pratinhos e receitas diferentes :) E este chili, e estas empadas, estão no topo de nossa lista de preferências cá por casa! Fico muito feliz que tenhas gostado e espero que experimentes, valem bem a pena ;)
      Beijinhos *

      Eliminar