domingo, 1 de junho de 2014

Brownie de chocolate


Há uns tempos vi no blog da Marlene - Da Panela para o Coração uma receita de um bolo maravilhoso (podem ver aqui) que me deixou totalmente deliciada (simmm, é verdade, a mim, aquela que não ERA nada gulosa ;) hehe). Li atentamente a receita e apercebi-me que, a par daquele aspeto fantástico e decadente, a receita era mesmo simples e, por isso mesmo, bem adequada à minha pessoa :)  Anotei-a de imediato no meu caderninho e resolvi colocá-la em prática!  
Como muitos de vocês sabem, mudei-me para Londres há pouco mais de 3 semanas. A minha cozinha está muito a meio gás ainda, as coisas básicas vão sendo compradas aos poucos e por aqui vive-se um verdadeiro "recomeço" do zero! Como tal, tinha receio de que, este mês, não conseguisse participar no fantástico desafio do "Dia Um...na Cozinha", especialmente se o tema fossem doces porque só esta semana, por causa dos meus anos, é que comprei algumas coisas para conseguir fazer um bolinho na nova cozinha :)  
Mas quando vi que o tema eram uns deliciosos Brownies, fiquei super feliz porque ainda tinha aqui "guardada" esta receitinha que fiz ainda em Portugal poucos dias antes de vir e ainda não a tinha publicado no blog, por isso tinha surgido assim a oportunidade perfeita! Não vale a pena mentir-vos a dizer que os fiz nestes 15 dias porque tal não aconteceu...mas estavam predestinados a este desafio ;)
Ora, mas voltando aos brownies...estava já na cozinha desejosa de começar a pôr as mãos na massa quando me apercebi que não tinha amendoins e estava convencida de que ainda existia um saquinho deles perdido na despensa... Como já estava decidida a fazer um bolo e a fazer este bolo, mas sinceramente, não me apetecia mesmo nada ainda ter de sair de casa para ir comprar os ditos amendoins, não baixei os braços: decidi fazer apenas a receita do Brownie de Chocolate e deixei também de lado o caramelo que, sinceramente, é algo de que não gosto lá muito e só me cativou na receita original precisamente pela combinação com os amendoins. Acredito que o bolo da Marlene tenha ficado um verdadeiro espanto com o caramelo e os amendoins (e ainda vou experimentar a receita completa!)...mas eu fiquei nas nuvens com estes brownies! Simples, apenas polvilhados com açúcar em pó, com um interior fofo, húmido e delicioso, "voaram" literalmente do prato cá de casa :)





Ingredientes:
150 gramas de chocolate negro para culinária
115 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de cacau em pó
200 gramas de açúcar
3 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha
95 gramas de farinha com fermento
Açúcar em pó q.b. (para polvilhar)

- Derreter, em banho-maria, o chocolate partido em pedaços e a manteiga. Quando estiver bem derretido, retirar a taça do lume e juntar-lhe o cacau e o açúcar, incorporando bem.


- Adicionar a baunilha e ir juntando os ovos, um a um, batendo um pouco com a batedeira elétrica. 


- Acrescentar a farinha, envolver e misturar bem com uma espátula e verter numa forma forrada com papel vegetal. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos, até o bolo estar cozido, mas não em demasia (o interior deve ficar bem fofo e húmido). 


- Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer antes de desenformar. Polvilhar com um pouco de açúcar em pó e cortar em pedaços.

46 comentários:

  1. Estão perfeitos e ainda bem que tens uma desculpa para os tornares a fazer :)
    Excelente participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Precisamente Isabel, uma ótima desculpa ;)
      Obrigada :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Gosto muito de quadrados destes!
    Acho que só de os ver hoje engordamos todos uns quantos kilos!
    Os teus estão com óptimo aspecto!
    Eu cá gosto muito do caramelo!!! (ai que em gulodices gosto de tudo!!!)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe É assim mesmo Joana...uma boa gulosa gosta de tudo ;) hehe
      Obrigada :)
      Beijinho grande *

      Eliminar
  3. Ai o que eu gostos destes falsos modestos quadradinhos de chocolate!!!
    Uma verdadeira tentação, para mim não precisam de mais nada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) ahahah Gostei disso...devia-os ter batizado de Falsos Modestos Brownies....para a próxima não escapa ;) hehe
      Eu confesso que também os adorei assim, não precisaram mesmo de mais nada ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. É extremamente chato começar uma receita e ficar sem ingredientes, mas já me aconteceu bastantes mais vezes do que seria de desejar :P
    Parecem ser bem simples e deliciosos. Não gosto muito do sabor do mel e nunca comi mel com amendoins, mas não sei por quê soa extremamente agradável :P "Amendoins tostados com mel"... porque é que soa tão bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece a todos Avelã, o importante é saber dar a volta ;) hehe
      E ainda bem que levei esta receita para a frente porque estes são mesmo simples e super deliciosos, desfazem-se na boca e são carregados de sabor...uma perdição! :D
      E se nunca comeste amendoins tostados com mel tens de provar porque é algo verdadeiramente delicioso ;) hehe Costumo fazer um gelado com frutos secos tostados com mel que olha...nhammmmmiiii :D hehehe

      Eliminar
  5. Que deliciosos quadradinhos, com o interior molhadinho como gosto. Ficaram perfeitos. Bela participação. Beijinhos, bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy, o interior ficou mesmo maravilhoso acredita :)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  6. Lindos e deliciosos de certeza
    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindos!! Boa sorte para a vida nova, Londres é uma cidade de sonho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Henriqueta :)
      Londres é mesmo uma cidade fantástica :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. ahhhh agora entendo porque é que anda tudo a fazer brownies. Só eu mesmo! Olha, desafio-te a fazer a receita dos meus brownies, que é boa para chuchu, e cá em casa não chegam quase a pousar no prato :) Estes também devem ser bem janotas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes são mesmo deliciosos acredita Tekas!!! Ficaram fantásticos, adorei e toda a gente ficou "doente" com eles ;) hehe
      Mas chuta aí a tua receita que estou sempre pronta a experimentar ;)

      Eliminar
  9. Lindos, apetitosos e muito sedutores! Adorei os teus brownies :)
    Também eu pensava que não era gulosa. Antes de ter o blog raramente fazia um doce ou bolo. Agora faço aos fins de semana ou quando vem alguém cá a casa, mas a verdade é que fvou fazendo alguns docinhos...
    Beijinhos Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh muito obrigada Vanda :D
      Eu continuo sem ser assim muitoooo gulosa mas o facto é que como muitos e muitos mais doces, especialmente desde que tenho o blog também ;) hehe Mas, acima de tudo, o que eu gosto mesmo é de os fazer...e depois tenho de arranjar quem os coma...o que, diga-se de passagem, não é nada difícil ;) hehe
      Beijinhos minha querida e uma ótima semana *

      Eliminar
  10. Maravilhosos! Ou melhor, Wonderfull! eheheheh Pois, estão mesmo a meu gosto... escuros e húmidos! Uma excelente participação, querida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Melhor ainda Maria João...Lovely!!! ;) hehehehe
      Obrigada minha querida :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Nunca consigo resistir a um quadrado de um saboroso brownie.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Clássicos, maravilhosos, perfeitos! Assim são estes brownies.
    Ficaram lindos e com um aspecto muito promissor.
    Gostei imenso. Adoro estes brownies de chocolate bem negro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sofia :D
      Eu também gosto imenso dos brownies assim, bem clássicos...não consigo resistir ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. E estão com um ar mesmo guloso, apetece tirar um ou mais :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  14. Que barrigada de brownies. Ainda bem que não te intimidaste com a falta de ingredientes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando os experimentei pensei o mesmo Carla ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  15. Olá Vânia! :) Ainda que não seja minha a receita,obrigada por teres escolhido algo do meu blogue para te inspirares! :) Ficaram tão bonitos, até melhor que o meu! Já levava um quadradito desses :D Adoro assim simples também só polvilhados com açúcar em pó! Obrigada! :) Eu adoro caramelo, mas assim são também uma maravilha, não faria melhor! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal vi o teu bolinho, soube imediatamente que ia ter de o experimentar Marlene :) E ainda que não tenha sido feita a receita original (ainda!!!) esta ficou uma verdadeira maravilha !!! :) E não ficaram com um aspeto tão decadentemente saboroso e guloso como os teus mas, de sabor...meu deus, foram um verdadeiro sucesso!! ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  16. Estão com óptimo aspecto... agora servia-me dum quadradinho ou dois :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Vânia querida,

    Muito obrigada, antes de mais, por teres estado connosco no dia do aniversário do projecto "Dia Um... Na Cozinha" !! É um prazer enorme ter-te connosco e as tuas sugestões são sempre de fazer crescer muuuuiiiitaaaa água na boca !
    Que o digam estes brownies, perfeitos, decadentes, tentadores... receita da querida Marlene mas que tu reproduziste na perfeição ! :)

    Estás a dar-te bem em Londres, amiga ?
    Sabia que tinhas ido para aí, mas pensei que eram férias, afinal não ! :)
    Muita sorte no reino de Sua Majestade, é o que te desejo de coração !

    Um grande beijinho e um xi ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada querida Isabel :) Foi um prazer estar convosco neste aniversário e espero poder continuar a estar por muitos mais :)
      Pois é amiga, vim para Londres para ficar...ainda só cá estou há um mezito, ainda é tudo muito recente e ainda me sinto muito turista ;) hehe Mas aos poucos vou-me ambientando e adaptando cada vez mais...e gosto bastante disto :) É uma cidade fantástica, com tudo aquilo e mais alguma coisa que se possa imaginar...então em termos culinários, é um verdadeiro paraíso ;) hehe
      Beijinhos grandes ***

      Eliminar
  18. Aspecto absolutamente "brownizado". Lindos! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Que brownies maravilhosos devem ter ficado... simples e deliciosos, por certo!
    Boa sorte para a tua nova vida em Inglaterra!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) Sou suspeita, é claro, mas ficaram mesmo assim: simples e deliciosos ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  20. Uns brownies simples mas com um aspecto arrebatador. Adoro a cor escura que adivinha um intenso sabor a chocolate. Só podem ter ficado deliciosos. ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio :) Ficaram mesmo simples mas com um intenso sabor a chocolate ;)
      Beijinhos e um bom fim de semana *

      Eliminar
  21. Hummmm, que aspeto delicioso :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar